AgendaFestivais

“Poemaria” concorre no Festival Curta! Documentários  

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/06/Poemaria_Still-montagem2-1600x1267.jpg" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CPoemaria%E2%80%9D%20concorre%20no%20Festival%20Curta%21%20Document%C3%A1rios%20%C2%A0" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CPoemaria%E2%80%9D%20concorre%20no%20Festival%20Curta%21%20Document%C3%A1rios%20%C2%A0" rel="nofollow">

De 2 de junho a 2 de julho, o documentário “Poemaria” de Davi Kinski concorre na Mostra Outras Janelas no Festival Curta! Documentários.

“Poemaria” nasceu para disseminar poesia. “A poesia não só literal escrita pelo poeta, mas a poesia da vida” como cita Adélia Prado em seu emocionante depoimento. A estreia mundial aconteceu no 52. º Festival de Gramado de 2024 e foi vencedor de Melhor Filme Internacional no TIFA 2025.

Sinopse: o filme investiga a poética de 24 personalidades, com declamações de seus poemas preferidos e entrevistas permeadas de lirismo.

No elenco estão Adélia Prado, Alexandre Borges, Ana Claudia Quintana Arantes, Clarice Abujamra, Claire Feliz Regina, Fause Haten, Gero Camilo, Guta Ruiz, Hamilton Faria, Ignácio de Loyola Brandão, Ingrid Morandian, Jean Wyllys, Jorge Emil, Leona Cavalli, Marcelino Freire, Marilia Gabriela Martha Nowill, Nany People, Nilton Bicudo, Paula Cohen, Paula Valéria Andrade, Rosana Banharoli, Rosely Papadopol e Tayla Fernandes.

O documentário é inspirado no cinema de Eduardo Coutinho e é o primeiro longa de Davi Kinski. As gravações e pesquisas começaram em 2015 e percorreram 9 anos até o resultado final. “É como se “Poemaria” fosse um filme em que a poesia e sua autoafirmação dentro da linguagem cativassem o espectador ao longo dos seus 75 minutos, nos emocionando e nos levando a risadas, dessa poesia tão cotidiana que é a vida…” comenta Kinski.

Filmado de maneira completamente independente e sem patrocínios o filme para a sua finalização teve o prêmio Proac da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.   Inicialmente o projeto surgiu como uma proposta de um portal online poemaria.com.br o blog com textos sobre poética e textos de jornalistas que acompanharam as gravações das 24 entrevistas realizadas.

Serviço

Festival Curta! Documentários

Votação de 2 de junho a 2 de julho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

AgendaArtes Visuais

Oficina de modelo vivo botânico com Panmela Castro no Parque da Catacumba

No dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de...

AgendaTeatro

Hereditária no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

“Hereditária” encerra a temporada no circuito de teatros e arenas do município com...

AgendaArtes Visuais

Conversa e visita mediada na exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”

Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no...

AgendaFestivais

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de...

AgendaTeatro

“Cachorro” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Inspirado no universo de Nelson Rodrigues, o espetáculo “Cachorro!”, de Jô Bilac,...

AgendaClássicosMúsica

Um concerto “francês” no Rio de Janeiro

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 4 de julho, às...

AgendaTeatro

Solo para Sarah Bernhardt em temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah...