Tropa da Solidariedade promove evento no Canadá para angariar recursos para ações sociais no Rio de Janeiro

35
0
Tropa da Solidariedade no Vancouver Mural Festival, no Canadá

A Tropa da Solidariedade, projeto social criado para ajudar pessoas em situação de rua e famílias periféricas cariocas por meio de educação, cultura, alimentação e revitalização urbana, chega ao Canadá com seu evento anual, o Brazilian Heat, com o intuito de conectar os países e estreitar parcerias para a iniciativa que já impactou as vidas de mais de 20 mil famílias. A festa, que acontece nesta sexta, 28 de junho, a partir das 21h30 (horário local), no Beaumont Studios, em Vancouver, marca o início do verão canadense e terá apresentações do fundador da Tropa, o rapper Shackal, e dos DJs Luiz Campos, Mazuu e Njoki Njoki. A renda da noite será utilizada para as ações educacionais da Tropa no Rio de Janeiro.  

– Em nome do The Beaumont Studios, gostaríamos apenas de expressar que estamos muito entusiasmados em receber a incrível Tropa do Rio de Janeiro. Tropa é uma ONG incrível que faz coisas incríveis para estudantes que precisam de acesso à escola, e sua festa dançante do Brazilian Heat doará todos os lucros para a construção de uma nova escola muito necessária! Vamos dançar, comemorar e juntos causar um impacto significativo com a Tropa para uma noite que com certeza será inesquecível – destaca Martyna Tyszko, da Beaumont Studios.

O Brazilian Heat também faz parte dos preparativos para outras ações da Tropa em solo canadense. A primeira delas é o Bass Coast Festival, que acontece em Merrit no mês de julho e receberá o Tropa Bloco, uma das vertentes do projeto.  

– O Bass Coast Festival tem o prazer de anunciar que o Tropa Bloco se apresentará na 16ª edição anual do festival! Com uma profunda conexão com a música e a cultura brasileira, o Tropa Bloco traz uma experiência única e cativante que irá personificar o espírito da nossa celebração. Os seus ritmos vibrantes e energia contagiante prometem inflamar a atmosfera do festival, criando uma experiência nova e emocionante para todos os presentes – comemora Andrea Graham, cofundadora e diretora musical do Bass Coast Festival.

Na sequência, a Tropa estará no Vancouver Mural Festival, um dos maiores eventos de arte urbana do mundo. Em 2024, o prestigiado festival acontece entre os dias 8 e 11 de agosto e a Tropa encerrará essa grande maratona, mostrando o que vem fazendo no Rio de Janeiro e muita música com o Tropa Bloco.

– Estamos muito satisfeitos em colaborar mais uma vez com a Tropa no Vancouver Mural Festival deste ano. A Tropa infunde em nosso evento emoção e energia incomparáveis ​​através de seu desfile dinâmico, dançarinos e DJs, proporcionando um final espetacular para nossa festa de rua de quatro dias – destaca a organização do Vancouver Mural Festival.

Rapper Shackal, fundador da Tropa da Solidariedade, no Canadá
Rapper Shackal, fundador da Tropa da Solidariedade, no Canadá

O seu fundador, o rapper Shackal, segue alinhando parcerias com entidades internacionais para transformar a Lapa, no Centro do Rio, num grande polo criativo, artístico e educacional.  

– Vamos mostrar a nossa cultura, o bloco, o samba, o funk, a culinária brasileira… vamos ter uma rapaziada fazendo um barulho no centro de Vancouver como nunca se viu. Com o que a gente tem de melhor, que é o nosso carisma, o amor pelo que fazemos. A felicidade do povo brasileiro, a força do abraço do povo brasileiro – avisa Shackal.

“Nós por nós”

 Rapper Shackal levando os alimentos - Tropa da Solidariedade
Rapper Shackal levando os alimentos – Tropa da Solidariedade

Em 2020, Shackal criou a Tropa da Solidariedade, que começou no início da pandemia com o objetivo de ajudar as pessoas mais vulneráveis e à margem da sociedade com itens básicos de higiene e de alimentação, com alimentos orgânicos obtidos diretamente com pequenos agricultores fluminenses e, através de mutirões, juntam um grupo numeroso e diverso de voluntários para preparar refeições e distribuir aos moradores em situação de rua.  

– Temos histórias silenciadas pela dor, o abandono, a indiferença e a falta de perspectiva. Nessas ações, conseguimos juntar a cidade partida, levando para um campo de reflexão pessoas de diferentes bairros da cidade. Assim nasceu a Tropa: de um desejo de sobrevivência e com muita sede de uma sociedade mais justa e digna para todos. Devido ao sucesso dos mutirões, conseguimos a doação de um espaço no Beco dos Carmelitas, que se tornou a nossa sede. Lá, realizamos uma série de atividades com enfoque social e recebemos doações diversas, como agasalhos, alimentos e itens de higiene básica – explica Shackal.

Beco do Pantera 

A ocupação e a revitalização de espaços públicos estão entre as prioridades da Tropa. Por isso, reuniu nomes de destaque da arte urbana com o propósito de transformar o antigo Beco dos Carmelitas, na Lapa, num polo onde educação e cultura vão reverberar a oportunidade de uma vida melhor para quem mais precisa: o Beco do Pantera. O local é a pedra fundamental do projeto e vem passando por uma profunda intervenção artística de Airá Ocrespo, Agrade Camíz, Bragga, Brutto, Carlos Bobi, Carol Lyra, Jotape Pax, Lídia Viber e Marcelo Ment.  

Tropa da Educação 

A criação da Tropa da Educação marca um passo importante na história do projeto, iniciando com um curso de inglês voltado para crianças. As aulas são semanais, sempre nas tardes de quarta. 

A ideia é ampliar a ação com mais turmas, matérias e abrir oportunidades para jovens e adultos. Mas, para dar mais esse passo, precisa e está em busca de apoios e parcerias.  

Grupo de autoajuda

Outra frente importante da Tropa é o auxílio a quem luta para se livrar do vício das drogas. Os encontros acontecem às terças e quintas, das 21h às 23h.

– Acabo de fazer sete anos longe do álcool e das drogas. Afundei-me e me recuperei. Agora estamos abrindo as portas para que outras pessoas possam usufruir de uma vida longe do álcool e dos entorpecentes. Tenho muito orgulho de dizer que podemos ajudar – ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *