em

Dia do fotógrafo: 8 gênios que fizeram história na fotografia

Que seria do nosso mundo sem a fotografia? Não teríamos somente o passado, mas também o futuro.

Inventada no século XIX, através de um processo que começou em 1826 com Joseph Nicéphore Niépce, foi somente em 1889 que a fotografia ganhou o mundo com a abertura da Kodak, que lançou uma forte campanha de popularização das caixas de fotografar e do filme em rolo possibilitando a popularização da atividade. O resto da história todos conhecem, mas vale lembrar que  ainda estamos vivendo a evolução da fotografia, já que as últimas décadas trouxeram a revolução digital da arte e novas maneiras de expandir a imaginação.

Na seleção abaixo, uma seleção com alguns maiores fotógrafos de todos os tempos, seguidos de uma pequena seleção de trabalhos, compõem nossa homenagem neste Dia do fotográfo.

Philippe Halsman

Grande mestre da fotografia, Philippe Halsman nasceu em 1906 em Riga, Letónia, mas se mudou para a Paris para montar um estúdio fotográfico em 1932. Em 1940 já era um nome conhecido, mas foram retratando celebridades, intelectuais e políticos para grandes jornais, revistas e agências de publicidade.

Yousuf Karsh

Um fotografo de puro talento, o armêno Yousuf Karsh se tornou popular na primeira metade do século XX após um famoso retrato de Winston Churchill. Mas é bem possível que você já tenha se deparado com mais de um trabalho do fotográfo, já que ele é dono de alguns dos retratos mais publicados no mundo.

Henri Cartier-Bresson

Considerado por muitos o pai do fotojornalismo. Henri Cartier-Bresson nasceu na França em 1908 e só começou a desenvolver atração pela fotografia em 1932, quando ganhou uma câmera fotográfica que o fez largar sua carreira como pintor. Já em 1933, Henri teve sua primeira exibição na galeria Julien Levy Gallery em Nova Iorque.

James Nachtwey

Nascido em 1948, Syracuse, James Nachtwey se tornou famoso retratando alguns dos maiores conflitos do século XX para a revista Time e publicações desde 76. Entre seus trabalhos mais importantes estão os registros de guerra e fome na África e o atentado terrorista de 11 de setembro.

Jerry Uelsman

Poucos podem se considerar inventor de tendências, felizmente entre eles está Jerry Uelsman, cujo trabalho fotografias surreais com sobreposições conferiu nova fronteira para a fotografia. Alguns o chamam até de avô do Photoshop.

Steve McCurry

Dono de uma das fotografias mais conhecidas do planeta, a famosa Garota Afegã, também se especializou por diversas décadas no fotojornalismo. Seus trabalhos na área foram publicados por diversos jornais e revistas, sendo um dos maiores colaboradores da revista National Geographic.

Helen Levitt

Retratando por 60 anos o cotidiano da cidade de Nova Iorque com lucidez e poesia, se é que é possível essa conjunção, Helen Levitt inspirou diversas gerações de profissionais e entusiastas do singelo registro da vida comum. Seu trabalho pode ser visto em alguns dos mais importantes museus do mundo, como o San Francisco Museum of Modern Art, o Metropolitan Museum of Art e o Centre National la Photography in Paris.

Annie Liebovitz

Grande conhecida pelo seu trabalho com celebridades e para grandes revistas de moda, como Vanity Fair e Vogue, ou ainda revistas de comportamento com a Rolling Stone, seu trabalho exerce grande influência nas últimas duas décadas pela exacerbação de popularidade da “vida dos famosos”.

Participe com sua opinião!

Ímpar

Publicado por Salvador Camino

ModeradorVerificadoPromotor(a)EscritorGamerRepórterMusicistaFotógrafo

Tóquio de Mo Hayder: o bizarro em dose certa

Dia do Fotógrafo: Dez incríveis wallpapers de fotografia