em ,

“Imagens do Povo” abre comemorações de 10 anos com exposição na Maré

Há dez anos nascia na Maré, sob realização do Observatório de Favelas, o Programa sócio-pedagógico Imagens do Povo. A partir da iniciativa de João Roberto Ripper, o projeto surgiu através da convergência dos desejos do fotodocumentarista e das diretrizes da instituição de formar fotógrafos moradores de espaços populares, aliando a técnica fotográfica à promoção dos direitos humanos e à democratização da comunicação. Em comemoração dos 10 anos do programa, será lançado no próximo dia 14, às 18h, no Galpão Bela Maré, o livro NÓS, junto a uma exposição que apresenta um recorte das imagens que compõem a publicação.

Pitimbu/PB
foto: Ratão Diniz

Para o idealizador e fotógrafo Ripper, o projeto é um aprendizado constante: “O Imagens do Povo é uma experiência onde se conhece histórias tão fantásticas que transformam criador, coordenadores , professores em alunos. O Imagens do Povo resgata dignidades com alegria. Somos convidados por esses fotógrafos a participarmos de uma vida mais digna, mais fraterna, mais solidária, mais igual , mais bonita, mais feliz.”

Durante estes dez anos, o programa incidiu em disputas cruciais – de imaginário, de conceitos, de símbolos – sobre as favelas, promovendo uma nova forma de olhar a cidade e os seus sujeitos. Mais de duzentos fotógrafos formaram-se no programa, dentre os quais, setenta compõem nossa Agência Escola atualmente. As imagens produzidas pelos fotógrafos populares circulam em páginas, publicações e exposições em diversos lugares do Brasil e do mundo.

Paulo Barros
Foto: Paulo Barros

Para comemorar esses dez anos, o Imagens do Povo preparou uma programação especial de aniversário, o lançamento do Livro “NÓS” e a exposição no Galpão Belá Maré, é apenas o início do que está por vir. Abaixo segue algumas imagens da mostra.

 


Francisco Valdean
Francisco Valdean
Edmilson de Lima
Edmilson de Lima
Bruno Morais
Bruno Morais
Gê Vasconcelos
Gê Vasconcelos
Remoções em Vila Autódromo
Léo Lima
Luiz Baltar
Luiz Baltar
Paulo Barros
Paulo Barros
Renan Otto
Renan Otto
Exposição

A exposição NÓS, sob a curadoria de Rovena Rosa é um recorte de 50 imagens, escolhidas dentre as 112 que compõem o livro homônimo. .

Livro

O livro NÓS conta com a curadoria de Antônio Paiva, Dante Gastaldoni, Joana Mazza, João Roberto Ripper, Kita Pedroza, Rovena Rosa e Tatiana Altberg, e traz imagens produzidas durante os dez anos de existência do Imagens do Povo, abarcando as temáticas mais documentadas pelo programa durante esse período, todas ligadas à vida cotidiana nos espaços populares.

Imagens do povo

Criado pelo fotógrafo João Roberto Ripper, em 2004, como parte do programa sócio-pedagógico do Observatório de Favelas, o Imagens do Povo tem como principais projetos: a Agência Escola, a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens, o Curso de Formação em Educadores da Fotografia, as Oficinas de Fotografia Artesanal (pinhole) e a Galeria 535.

Criar novas representações sobre os espaços populares contribuindo para desconstruir estigmas, é o seu objetivo central.

Serviço

NÓS
Abertura: 14 de janeiro de 2015, às 18h
Duração: 15 de janeiro a 28 de março
Visitação: Terça a sábado – de 11h às 17h
Entrada Gratuita
Local: Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré – Entre as passarelas 9 e 10 da Av. Brasil)
Informações: (21) 3105-1148
www.observatoriodefavelas.org.br
www.imagensdopovo.org.br

Participe com sua opinião!