Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Museu Energia de Itu lança exposição “Fragmentos do Cotidiano”

Para celebrar o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, o Museu expõe onze painéis com parte de seu acervo arqueológico.

O Museu Energia de Itu lança, no sábado, 27 de agosto, a exposição “Fragmentos do Cotidiano”. A exposição é aberta ao público em geral e será instalada no andar térreo do espaço. A iniciativa tem como foco principal dar destaque ao Dia do Patrimônio Histórico Nacional, que é celebrado em 17 de agosto com o propósito de conscientizar a população brasileira sobre a preservação dos patrimônios históricos nacionais.

Concebida pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, a exposição traz ao público parte do acervo arqueológico encontrado nas prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu em 1999, executadas em conjunto com a Fundação Energia e Saneamento. Ao todo, o acervo do local histórico é constituído por cerca de 3,8 mil fragmentos, que contam o comportamento à mesa e a caracterização da vida doméstica no século XIX.

Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a expografia é formada por painéis com textos e fotos do jardim e da prospecção realizada, além de peças do acervo como artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos de vidros e fragmentos ósseos bovinos e suínos.

Ação Educativa para Crianças

No dia de inauguração da exposição, o Setor Educativo do Museu realizará a ação “Arqueologia para Crianças”, uma oportunidade para a criançada explorar o universo da arqueologia e reproduzir uma peça, semelhante às apresentadas na exposição. A atração acontecerá das 10h30 às 12h e das 14h às 16h e, para participar, não há necessidade de inscrição.

Painéis da exposição

A exposição “Fragmentos do Cotidiano” é composta por onze painéis adesivados, algumas vitrines e uma maquete. Nessa curadoria, os participantes, terão acesso, por meio de textos e imagens, a detalhes sobre as prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu da Energia de Itu em 1999, os fatos históricos da cidade de Itu do século XVII ao XIX, as origens indígenas da região e as técnicas construtivas das habitações coloniais paulistas da época. 


Além disso, poderão visualizar fragmentos das embalagens de vidro fabricadas por pequenas manufaturas de vidreiros portugueses ou por artesãos italianos e itens do acervo que revelam como eram os costumes alimentícios e os utensílios dos que residiam no sobrado, assim como era realizado o descarte de resíduos e lixo na área externa.

E, por fim, os visitantes conhecerão um dos mais notáveis objetos encontrados na escavação arqueológica deste sítio: uma moeda no valor de 100 réis. “Réis” é o plural de “Real”, moeda vigente no Brasil na época da colonização, que foi utilizada até depois da formação da República, sendo descontinuada e substituída pelo “Cruzeiro” no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis. 

Ação Educativa para Crianças

No dia de inauguração da exposição, o Setor Educativo do Museu realizará a ação “Arqueologia para Crianças”, uma oportunidade para a criançada explorar o universo da arqueologia e reproduzir uma peça, semelhante às apresentadas na exposição. A atração acontecerá das 10h30 às 12h e das 14h às 16h e, para participar, não há necessidade de inscrição.

Museu da Energia de Itu

Endereço:  Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Contatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br,  telefones (11) 4022-6832 e (11) 94805-4429 (WhatsApp).

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Bruna Pena lança clipe “Scrooling”

Próxima publicação

Como gravar a tela do PC ou notebook – Vídeos, Chamadas e Streamings

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir