AgendaArtes Visuais

Museu Energia de Itu lança exposição “Fragmentos do Cotidiano”

Para celebrar o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, o Museu expõe onze painéis com parte de seu acervo arqueológico.

O Museu Energia de Itu lança, no sábado, 27 de agosto, a exposição “Fragmentos do Cotidiano”. A exposição é aberta ao público em geral e será instalada no andar térreo do espaço. A iniciativa tem como foco principal dar destaque ao Dia do Patrimônio Histórico Nacional, que é celebrado em 17 de agosto com o propósito de conscientizar a população brasileira sobre a preservação dos patrimônios históricos nacionais.

Concebida pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, a exposição traz ao público parte do acervo arqueológico encontrado nas prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu em 1999, executadas em conjunto com a Fundação Energia e Saneamento. Ao todo, o acervo do local histórico é constituído por cerca de 3,8 mil fragmentos, que contam o comportamento à mesa e a caracterização da vida doméstica no século XIX.

Desenvolvida a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini, a expografia é formada por painéis com textos e fotos do jardim e da prospecção realizada, além de peças do acervo como artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos de vidros e fragmentos ósseos bovinos e suínos.

Ação Educativa para Crianças

No dia de inauguração da exposição, o Setor Educativo do Museu realizará a ação “Arqueologia para Crianças”, uma oportunidade para a criançada explorar o universo da arqueologia e reproduzir uma peça, semelhante às apresentadas na exposição. A atração acontecerá das 10h30 às 12h e das 14h às 16h e, para participar, não há necessidade de inscrição.

Painéis da exposição

A exposição “Fragmentos do Cotidiano” é composta por onze painéis adesivados, algumas vitrines e uma maquete. Nessa curadoria, os participantes, terão acesso, por meio de textos e imagens, a detalhes sobre as prospecções arqueológicas realizadas no quintal do Museu da Energia de Itu em 1999, os fatos históricos da cidade de Itu do século XVII ao XIX, as origens indígenas da região e as técnicas construtivas das habitações coloniais paulistas da época. 


Além disso, poderão visualizar fragmentos das embalagens de vidro fabricadas por pequenas manufaturas de vidreiros portugueses ou por artesãos italianos e itens do acervo que revelam como eram os costumes alimentícios e os utensílios dos que residiam no sobrado, assim como era realizado o descarte de resíduos e lixo na área externa.

E, por fim, os visitantes conhecerão um dos mais notáveis objetos encontrados na escavação arqueológica deste sítio: uma moeda no valor de 100 réis. “Réis” é o plural de “Real”, moeda vigente no Brasil na época da colonização, que foi utilizada até depois da formação da República, sendo descontinuada e substituída pelo “Cruzeiro” no ano de 1942. A moeda de maior valor na época representava a quantia de 2.000 réis. 

Ação Educativa para Crianças

No dia de inauguração da exposição, o Setor Educativo do Museu realizará a ação “Arqueologia para Crianças”, uma oportunidade para a criançada explorar o universo da arqueologia e reproduzir uma peça, semelhante às apresentadas na exposição. A atração acontecerá das 10h30 às 12h e das 14h às 16h e, para participar, não há necessidade de inscrição.

Museu da Energia de Itu

Endereço:  Rua Paula Souza, 669 – Centro, Itu

Contatos: e-mail itu@museudaenergia.org.br,  telefones (11) 4022-6832 e (11) 94805-4429 (WhatsApp).

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento inspira pessoas sobre o valor da água e energia para a vida, por meio da pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...