AgendaArtes VisuaisEducação

Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de Porto Feliz (SP) a produzir conteúdo para redes sociais

Idealizada pela Numen Produtora, iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação

Diante da democratização na produção e consumo de conteúdo digital que vivemos nos últimos anos, o projeto Cultura Videomaker tem como missão capacitar 90 jovens de baixa renda moradores de Porto Feliz (SP) a produzir vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição. A iniciativa, idealizada pela Numen Produtora, acontece entre 05 de setembro e 07 de outubro, e conta com uma palestra, a oficina audiovisual e um evento de encerramento.

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, que consultou 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, e mostra como a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual; promover a inclusão digital a partir do ensino de produção de conteúdo para influenciadores digitais; melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral; e ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho.

Até o final do ano, a iniciativa deve passar pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), São Paulo (SP) e Pedro Afonso (TO) e oferecer a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos. E, durante as aulas, serão produzidos 150 vídeos de até 5 minutos que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

O projeto Cultura Videomaker é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora e realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Porto Feliz conta com o patrocínio da Toyota do Brasil e apoio da Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

“Na Toyota, acreditamos no poder transformador da educação e na importância de oferecer oportunidades para que os jovens possam desenvolver seus talentos. Ao apoiar o projeto Cultura Videomaker, estamos investindo no futuro desses jovens, capacitando-os a expressar suas histórias e perspectivas únicas através da linguagem universal dos vídeos”, ressalta Otacílio do Nascimento, Gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil.

Atividades do Cultura Videomaker

A primeira atividade do projeto é um bate-papo sobre o tema “A produção Audiovisual”, que acontece no dia 05 de setembro, no salão da Secretaria da Cultura, às 18h. A ideia é introduzir os jovens ao tema e incentivá-los a participar das aulas. 

Já a formação em produção de conteúdo para redes sociais acontece de 11 a 15 de setembro na Secretaria de Cultura, e de 18 a 22 de setembro na Estação das Artes. Em cada local, haverá uma turma matutina (das 08h às 12h), uma vespertina (das 13h às 17h) e uma noturna (das 18h às 22h). Para se inscrever, os interessados precisam ter no mínimo 13 anos e preencher a ficha de inscrição online ou na recepção dos locais.

As aulas abordam os seguintes conteúdos: a escolha do tema do vídeo a ser produzido ao final do curso (sustentabilidade social e ambiental, representatividade feminina, desigualdade social e mídias); roteirização: argumento, escaleta e roteiro; decupagem e plano de filmagem; captura e edição de imagens; captura e edição de sons; montagem e finalização; retaques; digital influencer; Google e seus aplicativos; softwares gratuitos de edição de imagem e som; e desenvolvimento e gerenciamento de canais no YouTube.

E, para encerrar o projeto, acontece um evento gratuito e aberto ao público na quadra da EMEF Professora Zilda Tome de Moraes, no dia 07 de outubro, às 14h. Na ocasião, serão exibidos os 30 vídeos produzidos pelos alunos do curso e ainda rola um setlist de DJ.

Sobre a Numen Produtora

A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.

Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.

Serviço

Cultura Videomaker – Numen Produtora

Sorocaba: de 05 de setembro a 07 de outubro

Palestra “Magia do Cinema, Despertando o Cineasta Interior”

Com Belamir Freire

Quando: 05 de setembro às 18h 

Onde: salão da Secretaria da Cultura – Rua José Sacramento e Silva, 59 – Centro 

Quanto: entrada gratuita

Oficina de produção de vídeos para redes sociais

Onde: Secretaria de Cultura

Quando: 11 a 15 de setembro 

Turma 1: das 08h às 12h – 30 vagas abertas

Turma 2: das 13h às 17h – 30 vagas abertas

Turma 3: das 18h às 22h – 30 vagas abertas

Inscrições: ficha de inscrição online ou na recepção da Secretaria

Onde: Estação das Artes

Quando: 18 a 22 de setembro

Turma 4: das 08h às 12h – 30 vagas abertas

Turma 5: das 13h às 17h – 30 vagas abertas

Turma 6: das 18h às 22h – 30 vagas abertas

Inscrições: ficha de inscrição online ou na recepção da Estação

Evento de encerramento do projeto

Quando: 07 de outubro, às 14h

Onde: quadra da EMEF Professora Zilda Tome de Moraes

Quanto: Entrada gratuita 

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...