Orquestra Petrobras Sinfônica abre o mês na Sala Cecília Meireles

10
0

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 1º de setembro, às 19 horas, e sábado, dia 2 de setembro às 16 horas, dentro da série Orquestras, a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Neil Thomson, tendo como solista Carmelo de los Santos (violino). No repertório, obras de Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Felix Mendelssohn Bartholdy.

Neil Thomson nasceu em Londres em 1966, estudou violino e viola na Royal Academy of Music (1984-87) e regência com Norman Del Mar no Royal College of Music (1987-89). Ele era um membro da classe de regência na Tanglewood Summer School em 1989, onde seus professores incluíam Gustav Meier, Seiji Ozawa, Kurt Sanderling e Leonard Bernstein.

Desde 2014, é o Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás no Brasil. 

Suas performances dinâmicas e amplo repertório, em ênfase na música brasileira, têm contribuído para a história da música orquestral brasileira.

Atualmente, está envolvido em um projeto para gravar todas as 14 sinfonias de Claudio Santoro, além de músicas de José Siqueira, Edino Krieger e César Guerra-Peixe com a Orquestra Filarmônica de Goiás; Almeida Prado e Francisco Mignone com a Orquestra Sinfônica de São Paulo; Santoro com a Gulbenkian Orquestra e Música Romântica Brasileira com a Orquestra de Câmara Inglesa. As gravações fazem parte da série Naxos ‘Brasil em Concerto’.

No Reino Unido, regeu a Orquestra Sinfônica de Londres, Orquestra Filarmônica de Londres, Orquestra Filarmônica Royal, Orquestra Philharmonia, Filarmônica Royal Liverpool, Orquestra Nacional Royal Scottish, Hallé, Orquestra Sinfônica BBC, Orquestra Ulster e a Orquestra de Ópera Nacional de Gales.

De 1992 a 2006, atuou como Diretor de Regência no Royal College of Music. O ocupante mais jovem de todos os tempos neste cargo (primeiro ocupado por Sir Adrian Boult em 1919 e depois por Norman Del Mar). Em 1994, foi nomeado membro Honorário da RCM por seus serviços à instituição, estabelecendo uma reputação como instrutor orquestral.

Atualmente é professor no Los Angeles Conducting Workshop e na Dresden Dirigierakademie.

Programa:

Edino Krieger (1928 – 2022)

Estro Harmônico

Ronaldo Miranda (1948)

Concerto Para Violino e Orquestra

I. Prólogo           

II. Discurso        

III. Reflexão

IV. Epílogo

INTERVALO

Felix Mendelssohn Bartholdy (1809 – 1847)

Sonho de uma Noite de Verão, música incidental. Op. 61

A Temporada 2023 da Sala Cecília Meireles tem o patrocínio da Petrobras e do Instituto Cultural Vale.

O concerto de sexta-feira será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala.

Ingressos a R$ 40,00.

Link para compra de ingressos: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/41940f571b8e3037d2abf15f93634ab2466e2aba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *