2° Festival Brincâncias Literárias

Evento gratuito em SP mistura brincadeira e literatura para público de todas as idades
2° Festival Brincâncias Literárias – Ambrosia
Um espetáculo de música infantil, genuinamente brasileiro, para toda família! 
 
A Trupe Trupé apresenta um repertório regado de brincadeiras, interação, diversão e poesia. Nesse show o grupo apresenta canções inéditas e sucessos dos trabalhos anteriores. Além dos personagens já conhecidos como a Rosinha (cabeçona) e o Boi, nesse espetáculo também conta com novos personagens! Oferecer arte e cultura com inteligência e respeito à infância, tendo a música como fio condutor de um espetáculo repleto de música, dança, bonecos e brincadeiras, ao som de ritmos como Frevo, Forró, Maracatu, Marchinha, Boi e muito mais.  Foto: Renata Teixeira (renatateixeira.site – @renatateixeira.site) Local: Teatro do Sesc Santos

O encontro da literatura com o brincar em suas múltiplas formas. Assim será o Brincâncias Literárias para todas as gentes, um festival gratuito e aberto para toda a população, que acontecerá em São Paulo entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, no CEU Esperança, na Freguesia do Ó. Destinado ao público em geral, crianças, adultos e também educadores, o evento está em sua segunda edição (a primeira aconteceu em 2022), e inclui espetáculos musicais, palestras, atividades formativas, oficinas e contação de histórias, possibilitando o bem-estar e o acesso à cultura.

A concepção do projeto é da escritora, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa Sousa e realização da contadora, escritora e palestrante Ivani Magalhães e do Instituro Muda Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e produzido por Teka Pinheiro da Criativos e Simone Hernandes do Recanto Alegre produções educacionais.

“Brincâncias Literárias pra todas as gentes traz uma brincadeira até mesmo em seu nome com os neologismos ‘Brincâncias’ (brincar + infância) e ‘gentes’, que denota a pluralidade, inclusão, diversidade de linguagens e de opções, como explica Andrea Sousa. Brincar é um dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Isso porque as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, com contribuições aos aspectos psicológicos, cognitivos, físicos e sociais, especialmente nos primeiros anos de vida.

Brincar é a linguagem fundamental das crianças e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si mesmas, sobre o mundo e as relações com o outro. No entanto, estes benefícios não se restringem às crianças, mas ao ser humano ao longo de toda a vida, possibilitando às pessoas de todas as idades.

SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO: 

LOCAL: CÉU Esperança Garcia – Zona Norte – R. Crespo de Carvalho, 71 – Freguesia do Ó

DIA 30 DE AGOSTO

18 horas – Mesa Redonda , tema: Brincar, Ler e Contar história, convidados para a mesa Andréa e Giba Pedroza facilitação de Ivani Magalhães

Andrea Sousa é contadora de histórias, pesquisadora, gestora cultural, professora universitária de literatura oral, escritora e é bacharel em relações públicas e pós-graduada na arte de contar histórias. Atualmente é Superintendente de Desenvolvimento Social da ADESAMPA (Agência de Desenvolvimento da cidade de São Paulo) e diretora oradora da Casa da Mulher Paulistana. Ivani Magalhães é contadora de histórias, escritora, palestrante, Mestre em Educação e pesquisadora do universo do brincar, da literatura infantil e da cultura da infância. Com 18 anos de experiência como docente no Ensino Superior, leciona no curso de Pedagogia e em cursos de Pós-graduação. Autora dos livros “Minhoca Dondoca” e “Papelito: Uma história de amor com o meio ambiente”, co-autora do livro-cd “Saracuteia: Cantos & Contos para os pequenos”, em parceria com a musicista Gislaine Caitano, entre outras publicações. Giba Pedroza é contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição desde 1987. Foi redator, produtor e roteirista de programas televisivos e radiofônicos destinados ao público infantil como o “Quintal Encantado” (rádio USP), “Turma da Fofura” (Rede Bandeirantes) e, recentemente “A Menina Trança Rimas” da TV Cultura, que celebra a escritora Tatiana Belinky. Coordena atualmente nesta área, o núcleo Litera Rádio dos alunos da ETC José Roberto Marinho que produz programas de rádio para a infância e juventude e que tem a literatura como tema. Foi fundador de importantes núcleos de pesquisa e divulgação das histórias como o Guapuruvú e o grupo Girasonhos. Fundou também em 2003, ao lado da instrumentista Renata Mattar, a Cia. Contos de Todos os Cantos, que tem como característica principal a pesquisa e divulgação da literatura e cultura infantil de diversos países. O trabalho resultou em um Cd com o mesmo título e que foi finalista do “Prêmio Tim” 2008, na categoria melhor disco infantil.

Ingressos: no local ou na plataforma sympla através do link: https://www.sympla.com.br/mesa-redonda-com-ivani-magalhaes-andrea-sousa-e-gina-pedrosa__2118626

19h30 – “Bate Papo Crianceiras” com Márcio de Camillo

Neste bate-papo musical o cantor e compositor Márcio de Camillo compartilha com o público, canções do projeto CRIANCEIRAS, que musicaliza obras literárias para o público infantil, criando uma ponte entre a melodia e a poesia. O projeto já possui dois CDs, sendo o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo na de Mário Quintana. O projeto instiga o imaginário infantil, despertando a criança para a poesia, através da música, das artes visuais e do corpo, sem subestimar os pequenos, valorizando-os como seres humanos plenos e capazes de compreender poesia, até porque toda criança já nasce poeta.

EVENTO ABERTO PARA O PÚBLICO EM GERAL – GRATUITO

Ingressos: No local ou na plataforma sympla através do link: https://www.sympla.com.br/bate-papo-musical-crianceiras-com-marcio-de-camilo__2118627

DIA 01 DE SETEMBRO:

9h30 – “Histórias para brincar” com Cia. Malas Portam

14h30 – “Histórias para brincar” com Cia. Malas Portam 

Malas Portam é um grupo de artistas que pesquisa a arte de contar histórias. Desde 2007, os integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas aplicadas em seus espetáculos, juntando teatro, música, literatura e, agora, lançam sua primeira obra audiovisual. O objetivo deste espetáculo é misturar brincadeiras com histórias, convidando o público para interagir durante a narração.

EVENTO ABERTO PARA O PÚBLICO EM GERAL – GRATUITO

DIA 02 DE SETEMBRO:

10 horas: Contos animados de animais com Ivani Magalhães e Paulo Pixu

Serão apresentandas quatro histórias entremeadas por cantigas, trava-línguas e brincadeiras tradicionais. Ivani Magalhães, Mestre em Educação pela PUC-SP, com formação em Psicologia e Pedagogia, é contadora de histórias e palestrante com atuação em diversos estados brasileiros. Paulo Pixu é músico multinstrumentista e há 10 anos tem se dedicado ao publico infantil compondo canções e criando shows musicais. Trabalhou com o Rolando Boldrin no programa Sr Brasil. É criador dos espetáculos Brinquedos de Palavras, Zig & Zag Show e Piá e os Quintais da Imaginação.

11h30:  “Brincadeiras Cantadas” com Laís Cintra – Oskindô, Lá Lá! Brincadeiras para cantar e dançar!

A oficina convida crianças e suas famílias a brincar através de brincadeiras de roda, brinquedos de mão, brincadeiras cantadas e dançadas da nossa cultura popular brasileira e da infância. Laís Cintra, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Linguagens da Infância pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, atriz pelo Senac SP, bailarina pela Royal Academy of Dance, educadora brincante pelo Instituto Brincante. É contadora de histórias, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e ministra oficinas sobre temas relacionados às linguagens da infância.

EVENTO ABERTO PARA O PÚBLICO EM GERAL – GRATUITO Ingressos: No local ou na plataforma sympla através do link: https://www.sympla.com.br/lais-cintra—oskindo-la-la-brincadeiras-para-cantar-e-dancar__2118630

15 horas:  “Show Pé de Brasil” com Trupe Trupé

Composto por dança, bonecos e brincadeiras ao som de ritmos como Frevo, Forró, Maracatu, Marchinha, Boi e muito mais, o show infantil “Pé de Brasil” reúne canções de ritmos genuinamente brasileiros. Com o objetivo de levar às famílias música autoral inteligente e com respeito a infância, a Trupe Trupé tem entre seus integrantes múltiplos artistas com vivências em cultura popular de diversas regiões do país. O trabalho do grupo é um dos principais nomes no cenário da música infantil e conta com participações especiais em suas canções de nomes como Ney Matogrosso, Palavra Cantada, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna, entre outros grandes artistas. Fundada em 2012 por Filipe Edmo, a Trupe Trupé nasceu da vontade e vocação do artista de apresentar as mais diversas manifestações populares por meio de espetáculos de múltiplas linguagens, guiados pela música, com dança, teatro, brincadeiras e interações para crianças de todas as idades.

EVENTO ABERTO PARA O PÚBLICO EM GERAL – GRATUITO

Ingressos: No local ou na plataforma sympla através do link: https://www.sympla.com.br/trupe-trupe—pe-de-brasil__2118635

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Orquestra Petrobras Sinfônica abre o mês na Sala Cecília Meireles
Orquestra Petrobras Sinfônica abre o mês na Sala Cecília Meireles – Ambrosia

Orquestra Petrobras Sinfônica abre o mês na Sala Cecília Meireles

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta sexta-feira, dia 1º de

Prox
OSN continua as homenagens aos 130 anos da morte de Tchaikovsky
OSN continua as homenagens aos 130 anos da morte de Tchaikovsky – Ambrosia

OSN continua as homenagens aos 130 anos da morte de Tchaikovsky

A Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta domingo, dia 3 de setembro,

Sugestões para você: