AutoralColunasLiteratura

“As plantas explicam”

Ah se as florem do País das Maravilhas falassem isso para a Alice! Não se engane, aqui não é a Disney

Compartilhe
Compartilhe

O notável exemplo das plantas, verdadeiros mestres da evolução. Ponto 1, elas sabem o que fazer, são diretas e eficazes. Quando exercem sua sintetização na matéria orgânica, e de quebra criam otras cositas, elas mostram seu poder de multiplicação. Daria um bom comercial, “Se misturam com a paisagem, não como meros objetos artificiais manejados pela intervenção humana, é sobre ser o ambiente em total uníssono, ser ao mesmo tempo. O termo com eficiência.”

Dizem nas enciclopédias que o esquema das plantas se caracteriza pela sua imobilidade, mas isso é um equívoco, tudo se movimenta e circula, é a lei básica do que há no biofísico. Mas um livro pode ser contestado, convenhamos, os autores são passíveis de erro como todos nós em algum momento da vida!

Segundo ponto. As plantas ainda têm a capacidade de crescer de forma ilimitada, isso não é de mais? Essa também autossuficiência, outro tipo desconhecido ou relegado de sua consciência elevada merece muito respeito. Apenas clorofila e fotossíntese, chááá, sem ter que dizer nenhuma palavra, sem ter que passar a perna em outras plantas, causa digna mesmo. Vamos lá, convertendo energia da luz solar e o dióxido de carbono atmosférico para sintetizar nutrientes, diferentemente dos animais que tomam, matam, destroem por seu sedento alimento.

Não é um acaso, isso de ‘dia sim, dia não comer ou não’ fica para trás, nem existe a miséria nesse reino. Nem a sobreposição via distinção. 3, elas nascem sabendo, tendo seu papel claro para sua existência, a vida é organizada, direta. Mas acontece sim de se moldarem ao ambiente, e quem não, não é? É para todos. Quatro, nós te agradecemos com o que temos, de coração! A existência das plantas tem incidência na permanência da vida humana na terra, já que brindam todo esse oxigênio liberado, os frutos, e inclusive medicamentos ou infusões que atuam em benefício da saúde dos indivíduos.

Em seu processo de assimilação, podem converter o dióxido de carbono em oxigênio e a água em açúcares, que funciona como fonte de energia e nutrientes para as mais distantes espécies. Enfim outra forma de amor, reconhecemos, total doação em prol da vida! Espetacular, um amor sem recompensas, apenas é o que é. Ainda acham que as plantas não tem sensibilidade, inteligência? Uma inteligência são os meios e viabilidades de ações, não importa se essa inteligência seja usada para apertar um botão ou se desviar de perigos contra a própria integridade física, como o movimento das plantas ou as escolhas direcionais de certos animais.

Não acreditar ou considerar fica sendo uma falha, a pretensão da espécie humana que rechaça o que não vê ou toca. Isso é perigoso, egocêntrico, tolice, e quando se detém no aparente, o visual, ou quando acredita somente no que cabe nas mãos, o que mensura, deixa de ter acesso ao infindável, às infinitas realidades. Um desperdício! São pontos a se analisar, não generaliza no pé atrás

Texto da série dos Campeões da Evolução, acompanhe sempre por aqui!

Compartilhe
Por
Grossi e Ajuda -

Grossi é escritor e músico, publicou entre outros títulos a novela “Obarro”, além do argumento de “Desculpe, seu tempo acabou”. Pela Poesia, lançou “Cura”, “Servidão”, “A Conferência”. “Cabezada”, “Esencias”, “Maneja” e “En las eras” são suas obras em espanhol. Participou como guitarrista e vocalista das bandas Alice, íO, Instrumental Vox, Ummantra, SAEM e A Ras del Suelo

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
ColunasLiteraturaMúsica

Komatí Otxukayana (Frank Lemos) – Um Guardião da Memória Ancestral

No cruzamento entre som, palavra e memória ancestral, Komatí Ariú Mipibú, mais...

AgendaLiteratura

Elas Publicam chega a Recife para sua 7ª edição

Pela primeira vez na capital pernambucana, o Elas Publicam: Encontro de Mulheres...

InfantilLançamentosLiteratura

Marina Cyrino Leonel lança livro infantil “Clay”

A coragem de ser quem você é. Esse é o principal tema...

AutoralColunasInfantilQuadrinhos

Henri Schütze: trajetória em Pinote

Continuando com nossa coluna, de visitar nomes do nosso país, iremos agora...

AgendaLiteratura

Livro de Zilah Garcia é lançado no Ceará

A artista plástica, Zilah Garcia, lança a obra literária Terra no dia 12 de...

EntrevistasLiteratura

“HQ”: escritor Cláudio Sérgio Alves Teixeira fala sobre processos e bastidores

Autor paulista constrói uma narrativa que reflete sobre perdas, obsessão e os...

AutoralLiteratura

Trecho de “Vanessa Halen: Tudo o que não quis, mas já é”, por  Patricia Tischler

Minibio Patricia Tischler é escritora e roteirista, nascida em São Paulo e...