Filmes

‘Protegendo o Inimigo” e as boa escolhas de Denzel Washington

Denzel Washington pode estar fazendo o mesmo o papel há anos, mas ele o faz muito tão bem que revigora até a mesmice. E geralmente ele faz escolhas interessantes em filmes acima da média.

Protegendo o Inimigo vai por esse caminho, e até surpreende em sua análise discursiva, ainda que nada acrescente de novo ao termo. O thriller de US$ 85 milhões, rodado com firmeza e estilo, pelo sueco de origem chilena Daniel Espinosa, e com roteiro de assinado por David Guggenheim, traz Washington como um agente deser­tor da CIA que vende segre­dos da agên­cia. Trata-se da tortuosa missão de um inexperiente agente da CIA chamado Matt Weston (Ryan Reynolds). Inicialmente, sua tarefa era apenas a de tomar conta do abrigo para o qual seria levado o famoso ex-agente Tobin Frost (Denzel), acusado de traição e considerado um inimigo do país. Porém, devido a uma invasão ao local por outro grupo que também quer pôr as mãos em Frost, custando a vida de toda a equipe da CIA responsável por ele, o “zelador” se vê repentinamente incumbido de garantir a segurança do perigoso prisioneiro até que este seja transferido para outra equipe.

Claro que como ferramenta esquizofrênica estadunidense, o filme segue as “normas” dos filmes de ação, às vezes até forçando uma boa barra, como nas (tensas) cenas num estádio de futebol. Mas, tanto o roteiro quanto a direção procuram nivelar por fora, sob a verve da adrenalina, uma trama bem concisa – até pela sustentação bem vinda do núcleo da CIA, com Vera Farmiga e Brendan Gleeson, que interpretam respectivamente Catherine Linklater e David Barlow potencializando o aspecto político. Se como gênero, o filme é conivente com o, digamos, mercado, como história, sabe muito bem se valer de sua estrutura para surpreender. O roteiro vai dando algumas viradas muito bem pensadas para, no fim, fazer uma crítica a política interna americana.

Se fizermos um retrospecto do cenário de filmes blockbuster, veremos que ter um filme bem feito e bem justificado, mesmo sem tanta originalidade temática é hoje, quase um luxo. E Denzel sabe e tira bom proveito disso.

[xrr rating=4/5]

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Thor em Doomsday
FilmesNotícias

Rumor de ‘Vingadores: Doutor Destino’ aponta confronto épico entre Thor e Doutor Estranho

Especulação indica que o Deus do Trovão enfrentará uma variante sombria do...

Street Fighter trailer jogável
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

Tim Curry
AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

Nosso Segredo Cinema Filme BSBArt 2 1024x549
CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

Festival do Rio
FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

Coyote vs. acme
CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

Dolly Parton and Sylvester Stallone
AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...