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Saiba 30 fatos sobre Robocop

“Robocop – O Policial do Futuro” está completando 30 anos. O filme estreou nos Estados Unidos em 17 de julho de 1987 e em 8 de outubro chegava aos cinemas brasileiros. Dirigido pelo holandês Paul Verhoeven, conhecido pela verve crua que confere às tramas que assume, o filme foi um marco da ficção científica e com o sucesso, rendeu duas continuações (bem inferiores), videogames, uma animação bem bobona, um seriado de TV e uns telefilmes, e recentemente ganhou um (desnecessário) remake. Aproveitando o aniversário, vamos lembrar aqui de alguns fatos sobre esse clássico absoluto da ficção científica dos anos 80.

  • Todos atribuem a Paul Verhoeven a excelência de “Robocop”. Porém, não se trata de um projeto autoral. Antes de chegar às mãos do diretor holandês, o roteiro já havia sido oferecido a outros cineastas. Quando recebeu o script, Verhoeven declinou, por considerar um tolo filme de ação de efeitos especiais. Ele voltou atrás porque sua esposa leu e praticamente o obrigou a aceitar, chamando atenção para o teor irônico e de crítica social.

 

  • Essa poderia estar no filme, mas aconteceu na visa real! Em Sacramento, Califórnia, um suspeito de roubo adentrou o escurinho do cinema para escapar da polícia. O filme que estava passando era Robocop. Ele ficou tão absorto no que passava na tela, que ele não percebeu que a polícia havia evacuado o teatro. Quando as luzes se acenderam, o atordoado ladrão foi em cana.

  • A armadura de Robocop impedia o ator Peter Weller de se encaixar adequadamente no carro da polícia. É por isso que só o vemos saindo do carro ou se preparando para entrar. Para tomadas em que ele realmente precisava estar no carro, ele só usava a parte superior do traje e ficava de cueca. No entanto, para manter a ilusão, quando sai do carro a câmera foca seus pés robotizados.

 

  • O item mais caro no set foi justamente a armadura de Robocop. Os produtores indicaram que foram gastos entre US$ 500.000 e US$ 1 milhão no processo.

  • Paul Verhoeven e o maquiador Rob Bottin entraram em atrito repetidamente, antes e durante a produção, sobre a maquiagem do personagem. O que mais discutiram foi a cena em que Murphy tira o capacete. Bottin queria que a cena fosse filmada em uma área escura, temendo que a luz revelasse muito os efeitos de maquiagem; Verhoeven queria que a cena fosse filmada com a maior vivacidade possível, alegando que diretor de fotografia, Jost Vacano, poderia iluminá-la corretamente sem revelar nada. Verhoeven conseguiu que sua ideia prevalecesse e Bottin se recusou a falar com ele pelo o resto da produção. No entanto, na estreia, ambos ficaram tão impressionados com o resultado na tela que eles imediatamente fizeram as pazes. Bottin, que chegou a prometer que nunca mais trabalharia com Verhoeven, aceitou de bom grado a oferta de trabalhar no projeto seguinte do cineasta, “O Vingador do Futuro” (1990).

 

  • Os efeitos especiais foram gerados com um computador Commodore Amiga.

  • Percebendo que o filme estava atrasado e ultrapassando o orçamento, o diretor Paul Verhoeven e o produtor Jon Davison propositalmente não filmaram uma cena crucial: a morte de Alex Murphy. Quando a produção foi concluída, eles voltaram para Los Angeles e informaram os executivos de que a morte de Murphy não havia sido filmada. Então, os executivos deram-lhes mais dinheiro e a cena foi filmada em um armazém em Los Angeles.

 

  • Uma ideia não usada foi uma cena em que Robocop ia para sua antiga casa onde sua família ainda viveria. Ele encontra seu filho, mas o menino não o reconhece; o único que faz é o seu cão (semelhante à “Odisseia”, em que Odisseu volta para casa e não é reconhecido por ninguém, exceto por seu cachorro). Os produtores gostaram da ideia, mas Paul Verhoeven decidiu não atirar na cena por ser um pouco sentimental demais. A ideia foi aproveitada na continuação “RoboCop 2”, quando ele passa na frente da casa em um carro da polícia e sua ex-esposa o reconhece. Algo parecido também é visto no remake de 2014, dirigido pelo brasileiro José Padilha.

 

  • A primeira diretriz de Robocop, “Servir à confiança pública”, foi tirada de um biscoito da sorte.

  • As três diretrizes de Robocop (“Servir à confiança pública, proteger os inocentes, defender a lei”) são uma reminiscência das Três Leis da Robótica, como foi concebida pelo autor de ficção científica Isaac Asimov e que apareceu em seu conto “Runaround”.

 

  • Além de Homem de Ferro, uma HQ de ROM também é visto na loja Mom-and-Pop, cuja história envolve um herói sacrificando seu corpo humano e colocando sua mente em um robô em Para salvar seu povo. Na cena em que o filho de Murphy, Jimmy, assiste TJ Lazer na TV em um flashback, a edição 41 da ROM pode ser vista no chão.

 

  • Por falar em quadrinhos, a inspiração de “Robocop” é atribuída a algumas HQs, sobretudo à “Juíz Dredd”, por que Verhoeven afirma ter se influenciado na criação da armadura, e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller.

 

  • Na cena em que ED-209 cai pela escada, Phil Tippett e seu time fizeram uma pequena réplica das escadas e empurraram um modelo para baixo.

  • Antes que Peter Weller fosse escalado para o papel principal, Rutger Hauer era o nome mais cotado. Ele já havia trabalhado com Verhoeven em alguns filmes da fase pré-Hollywood como “Louca Paixão” e “Soldado Laranja”, além de ter estrelado a primeira produção americana do diretor, “Conquista Sangrenta”. No entanto, Hauer era muito grande para se encaixar na armadura. Weller ganhou o papel por causa de seu físico delgado e a expressividade de parte inferior de sua face, que seria a única coisa visível de seu rosto dentro do capacete.

 

  • Os carros da polícia foram Ford Taurus modificados. Um dos principais concorrentes do Taurus na época era o Pontiac 6000. O carro que os vilões usam é o 6000 SUX. A Ford fabricou o Taurus como um veículo policial entre 1989 e 1995 – os modelos de 1989-91 tinham uma grelha frontal modificada com oito aberturas que não estavam disponíveis nos modelos civis, incluindo o Taurus SHO.

 

  • As tomadas do ponto de vista do Robocop incluem referências ao MS-DOS.

 

  • Enquanto Murphy menciona o nome do seu filho (Jimmy) ao rodopiar sua arma na frente de Lewis, o nome da esposa de Murphy nunca é mencionado no filme. Os créditos de encerramento referem-se a eles apenas como “Murphy’s Wife” e “Murphy’s Son”. Nos créditos de “Robocop 2” (1990), seus nomes são oficialmente revelados como Ellen Murphy e Jimmy Murphy.

 

  • Apesar da trama se passar em Detroit, 22 locais ao redor de Dallas foram usados para filmagens. A única exibição real da Cidade do Motor em si está na abertura e isso foi material de estoque. Os principais pontos de referência de Dallas vistos no filme incluem Dallas City Hall (o exterior da sede do OCP), a Plaza of the Américas (onde se encontra o elevador de vidro em que Robocop se desloca) e o edifício Fountain Place (o arranha-céus em forma de cinzelador visto em O fundo das cenas da sala de reuniões do OCP).

 

  • Depois de escrever o segundo rascunho do roteiro, os escritores Edward Neumeier e Michael Miner tiveram dois meses para reescrever o roteiro com a contribuição do diretor Paul Verhoeven. Verhoeven inicialmente queria dar á história mais realismo, e também sugeriu que Murphy deveria ter um caso extraconjugal com Ann Lewis. Quando Miner ficou doente, Neumeier começou relutantemente a trabalhar nas alterações, mas não sem antes dar a Verhoeven uma pilha de HQs americanas, para que o diretor pudesse ter uma amostra da atmosfera de quadrinhos que Neumeier e Miner pretendiam. Verhoeven apreciou as revistas, e depois de ler o terceiro rascunho do roteiro, ele concordou que o segundo rascunho (com pequenas modificações) era superior.

 

  • Na cena em que Robocop salva uma mulher de um estuprador, o roteirista Edward Neumeier originalmente colocou o tiro da arma de Robocop passar pela bochecha da vítima, acertando e matando o estuprador. Enquanto se preparava para filmar na cena conforme o script, Paul Verhoeven percebeu que as pernas de Donna Keegan (que interpretava a vítima) foram separadas, dando-lhe a ideia de colocar Robocop disparando entre as pernas e atirar nos órgãos genitais no estuprador. Neumeier adorou a ideia e foi assim que a cena foi filmada.

  • A armadura de Robocop foi desenhada por Rob Bottin e sua equipe. A equipe de produção não estava satisfeita com o projeto inicial, e continuou mudando e fazendo adições por meses. Nada parecia funcionar e eles voltaram para o que era praticamente o design original de Bottin. Isso causou atrasos consideráveis, e a peça foi concluída, com três semanas de atraso. Chegou ao estúdio no dia em que a primeira cena com Robocop foi programada para ser filmada. Demorou 11 horas para o pessoal de Bottin encaixar em Peter Weller no traje e, quando conseguiram, Weller descobriu que todos os seus exercícios de mímica se tornaram inúteis porque ele precisava de tempo para acostumar-se à armadura e atuar como um robô. A produção foi interrompida para que Weller e seu treinador de mímicas, Moni Yakim, pudessem desenvolver os movimentos.

 

  • Peter Weller recusou um papel em “King Kong 2” (1986) para estrelar Robocop. Sábia decisão…

 

  • Quando estava na armadura completa de Robocop, Peter Weller permanecia no personagem entre as tomadas, apenas respondendo às instruções do diretor Paul Verhoeven quando devidamente dirigido como “Robo”. Verhoeven achou isso engraçado demais para levar a sério e abandonou a ideia depois de algumas semanas.

 

  • Como as mãos de Robocop eram feitas de borracha de espuma, as chaves do carro saltariam da mão de Peter Weller sempre que ele tentasse pegá-las. A produção levou até 50 takes e um dia inteiro de filmagem antes de finalmente conseguir a tomada certa.

 

  • O computador com o qual o Robocop procura registos criminais é na verdade um interruptor da Northern Telecom.

 

  • Foram usados sete trajes de Robocop durante todo o filme. Dos sete, um deles tinha salvaguardas especiais e fibra de vidro à prova de fogo para ajudar o dublê a realizar a cena em que o posto de gasolina explode. Outros dois foram usados exclusivamente durante o terceiro ato do filme, em que Robocop fica danificado pelo ED-209 e pelo Departamento de Polícia de Detroit. As armaduras eram feitas de composição frágil e facilmente destruída durante a filmagem.

 

  • A equipe de médicos que salva Murphy é uma equipe real de traumatologistas. Os diálogos foram livremente improvisados.

  • Nancy Allen entrou pela primeira vez no set quando Paul Verhoeven estava atirando no sitcom deliberadamente tosca “It’s Not My Problem”, que aparece nas telas de televisão ao longo do filme. Ela ficou inicialmente horrorizada ao achar que havia entrado em um filme de um diretor incompetente.

 

  • Depois de Peter Weller tanto se queixar por causa da armadura durante os primeiros dias de filmagem, o papel de Robocop foi oferecido a Lance Henriksen, que recusou por conflitos de agendam. Henriksen também foi considerado para o papel principal em “O Exterminador do Futuro” (1984), que acabou indo para Arnold Schwarzenegger, enquanto ele ficou com o do detetive Hal Vukovich.

  • Um “Terminator VS Robocop” é especulado desde 1990. Embora nunca tenha chegado às telas, vários quadrinhos e videogames foram lançados com base na ideia, tornando o projeto um dos mais esperados crossovers de todos os tempos. Se for pelo mesmo caminho de Alien VS Predador e Batman VS Superman…
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Comentários 1
  1. O criador do Robocop é Rob Bottin e não o diretor Paul Verhoeven como é mencionado nesta manchete!! Assistam o filme e vejam os créditos!!

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