em , ,

Making-Of Promoção Sandman 20 Anos

[artigo escrito por Marcelo Barbosa]

Para a boa manutenção de minha criatividade, procuro fugir do comum.

Olá a todos, meu nome é Marcelo Barbosa, modelador/escultor, desenhista, pintor. Ministro um curso de modelagem/escultura comercial em Botafogo desde setembro de 2008 e foi lá que tive contato com os autores do Ambrosia, mas especificamente o Rafael Lam e logo em seguida o Salvador Camino. Então, surgiu a proposta de confeccionar uma estatueta exclusiva para comemoração dos 20 Anos de Sandman. Claro que aceitei.

Como disse, procuro sempre fugir do comum ao executar meus trabalhos e o primeiro passo nesse projeto foi criar um sketch baseado nas referências que colhi, mas com algo novo.

sandman-1

Primeiro estudo para a estatueta

Aqui o mais importante foi buscar uma forma de representar a interação do personagem com o seu reino: O sonhar. Então a base sugere uma fusão do físico e o etérico, a areia que se espalha e provoca a ilusão de moldar alguma coisa.

Outra coisa necessária foi a releitura de inúmeros volumes da série, para interagir melhor com o personagem e “entrar no clima” para iniciar a modelagem. Enviei o sketch pra equipe, que à princípio gostou da composição e iniciei a modelagem.

sandman-2

Primeiro estudo em oil clay

Ainda que esteja ganhando forma real, esta etapa também é um estudo, pois assim é possível analisar a peça em 3d e definir onde teremos alterações. Bom, depois dessa imagem, integrantes da equipe do Ambrósia que tem um conhecimento maior do personagem, pediram alterações significativas. Vamos à elas:

sandman-3

Vestimenta escolhida

A opção de vestimenta foi um manto, ilustração bem conhecida. Com isso, as pernas ficam ocultas e a sensação de fundir-se a névoa e areia ficam mais bem representadas. Praticamente um portal se abrindo e Morpheus surgindo dele – sorte minha que o material de modelagem, a argila sintética, ou oil clay, nunca seca e posso derreter e refazer tudo. Mas como disse, esta etapa é meramente um estudo.

sandman-4

Novo estudo com o novo manto

Aqui foi definido a aparência final da figura. Aprovado, vamos prosseguir na modelagem. Agora…cabelos.

Penteado baseado em Robert Smith, notem que por mais esforçado que eu seja, não dá pra fazer os cabelos tão reais….quem sabe numa próxima oportunidade, com cabelos de verdade….

sandman-5

Robert Smith emprestou o visual

sandman-6

Adaptação em mechas sólidas… Dragon Ball?!?!?!?!

sandman-7

Referência do tamanho

sandman-8

Morpheus dividindo espaço na minha mesa

Agora chegou a hora de alisar, refinar, procurar as falhas. Inicialmente, preferi fazer uma cópias da cabeça e cabelos em cera, pois assim poderia detalhar mais a face. O mesmo para as mãos.

sandman-9

Cabeça em cera

sandman-10

A mão original em clay e a nova em cera

A cera é um material de extremo refinamento, é possível detalhar traços superfinos e por isso é o mais indicado para mãos, faces ou adornos trabalhados como jóias e medalhões por exemplo.

Hora de particionar a figura e arrematar os encaixes. Só depois disso que faço o refinamento final.

sandman-11

Algumas peças que compõem a figura.

Todos os elementos encaixando, vamos à fase final. Colocar as dobras no manto, verificar a simetria, principalmente na face. Raspar, adicionar massa, Alisar, alisar, alisar…

sandman-12sandman-13sandman-14

Modelagem em 99%. Pequenos detalhes pra acertar.

Terminada a modelagem, vamos a moldagem (criação de formas em silicone para cada parte) e a replicamento da peça em resina, que é o produto final da peça. Infelizmente não documentei a parte dos moldes, mas vejam algumas partes já em resina.

sandman-15

Cópia em resina poliéster

O trabalho está mais perto de concluir, mas ainda tem muito o que fazer. A peça nunca sai perfeita da forma, algumas bolhas, rebarbas, precisam ser cortadas, lixadas e preenchidas.  Feito isso estará pronta para pintar.

sandman-16sandman-17sandman-18

A areia é de verdade, colada e pintada

sandman-19

Trabalho finalizado

Eu apliquei areia com cola para dar um ar mais real na peça, e da mão até a base, um fino arame embebido em cola e areia dá a impressão que ela sai e forma toda a base.

Bom, está pronto para ser embalado e enviado para o felizardo ganhador. Obrigado a todos que postaram seus comentários e deram apoio à promoção. Até a próxima.

Fotos adicionais podem ser vistas em meu Orkut e site pessoal.

10 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. [Ele é um Perpétuo sim, é o Talento, hehehe!]

    xD

    Reitero 😛

    vamos então trazer esta palavra para ter a lógica dos Perpétuos, ou seja, começa com a letra D!

    Talento é sinônimo de Habilidade.

    Habilidade é sinônimo de Destreza [será?]

    Na minha opinião, você, Marcelo, é o Destreza[Dexterity]!

Deixe sua opinião

Publicado por Equipe Ambrosia

Ambrosia é uma plataforma colaborativa para inspiração, produção cultural.

He-Man tem a força e um diretor!

Vencedores das Promoções Sandman 20 Anos