Voltando aos bastidores de um dos filmes que figura na seleta lista dos mais aclamados de todos os tempos, a mini-série The Offer conta a história da produção do filme “O Poderoso Chefão ( The Godfather, no original).
Ambientado na lendária Paramount Pictures do início da década de 1970, uma época onde o glamour ainda era analógico e o sonho americano vivia seu auge. Conhecemos o jovem Albert S. Ruddy – interpretado pelo sempre competente Miles Teller, um jovem programador que em meio aos grandes estúdios de cinema na Califórnia acaba indo trabalhar como produtor em Hollywood. Após uma série de sucesso na televisão, Ruddy convence Robert Evans (Matthew Goode), chefe de produção da Paramount Pictures, a contratá-lo para produzir filmes.
Ruddy acaba apontado para adaptar o maior romance best-seller do momento, The Godfather do escritor Mario Puzo (Patrick Gallo), produção ‘renegada’ por ser considerada ofensiva à mafia, seguida pela comunidade imigrante de descendentes italianos dos Estados Unidos e por fim Frank Sinatra – cujo livro dedicava boa parte das páginas retratando o cantor como mafioso.
The Offer têm diversas sub-tramas em seus dez episódios e uma das principais é a relação com a máfia italiana em Nova York. Já no primeiro capítulo somos apresentados à Joe Colombo (Giovanni Ribisi), líder de uma das cinco famílias da máfia americana, que pressionado por Frank Sinatra decide que a adaptação de The Godfather para os cinemas é uma afronta contra os mafiosos e imigrantes italianos.
Após trazer Mario Puzo para adaptar o livro, Ruddy convence Francis Ford Coppola (Dan Fogler) para adaptar e dirigir o filme. Com um ambiente explosivo, The Offer segue as desventuras do produtor Al Ruddy, auxiliado por Bettye McCartt (Juno Temple), para conseguir realizar o filme enquanto os problemas sobre a produção se acumulam e por diversas vezes ameaça a realização de O Poderoso Chefão. Além da máfia, a dupla precisa lidar ainda com a nada delicada presença de Charles Bluhdorn (Burn Gorman) e Barry Lapidus (Colin Hanks), executivos donos da Paramount Pictures.
Mesmo sabendo que O Poderoso Chefão se tornou uma das produções mais aclamadas de todos os tempos, The Offer consegue entregar uma narrativa interessante para preencher dez episódios. Os fãs de cinema também irão curtir a presença de inúmeras impersoníficações de figuras histórias que permeiam os episódios da série, do exótico ator Marlon Brando (Justin Chambers) ao jovem Al Pacino (Anthony Ippolito). Esta ambientação da série se torna um de seus principais pontos positivos, principalmente pela série de desenrolar não somente na ensolarada Costa Oeste, mas também em Nova York – expoentes culturais da América. É deliciosa também a pequena participação da Itália na série, quando a produção decide viajar para a Sicília buscando autenticidade.
Ainda que The Offer fantasie a história real em favor do entretenimento – o que pode incomodar alguns puritanos, a série se torna excelente entretenimento para quem busca histórias humanas onde o cotidiano é impregnado de fantasia sem que seja preciso recorrer a distopias fantásticas e realidades mágicas.
Longe da seriedade e qualidade autoral da adaptação de O Poderoso Chefão, para muitos o ponto alto do cinema de Hollywood, The Offer vale ser assistida pela diversão despretensiosa e quase canalha, que reflete bem os bastidores da sociedade da época e claro, principalmente da indústria cinematográfica.
The Offer
The Offer- Al Pacino
- Albert S. Ruddy
- Anthony Ippolito
- Burn Gorman
- Colin Hanks
- Dan Fogler
- Estados Unidos
- Francis Ford Coppola
- Frank Sinatra
- Giovanni Ribisi
- Hollywood
- Juno Temple
- Justin Chambers
- Máfia
- Mario Puzo
- Marlon Brando
- Matthew Goode
- Miles Teller
- O Poderoso Chefão
- Paramount Pictures
- Patrick Gallo
- Robert Evans
- The Godfather
- The Offer
Comente!