AgendaTeatro

“Desamor” de Walcyr Carrasco traz Dionisio Neto ao Rio

Em cartaz desde 2012 e pela primeira vez no Rio de Janeiro: Desamor, de Walcyr Carrasso, espetáculo teatral adulto escrito especialmente para Dionisio Neto, com quem ele já trabalhou em diversos espetáculos teatrais (Seios, Jonas e a Baleia) e nas novelas “Morde e Assopra” e “A dona do pedaço”(Rede Globo) .

Desamor apresenta uma nova fase do autor Walcyr Carrasco, que adentra na sombra do imaginário de seus personagens, fazendo com que eles exponham tabus sociais longe de todos os maniqueísmos. Apenas o humano em estado bruto, cru, expondo suas idiossincrasias, em escrita contemporânea seca,visceral e poética.

A direção de Lucia Segall em uma montagem realista que privilegia a direção de ator e a construção detalhista das personagens utiliza-se de recursos cênicos minimos em contraposição com o barroquismo poético, seco e cortante da dramaturgia de Walcyr Carrasco. O espetáculo integra a “Série minimalista” da Companhia Satélite do Amor, onde há a utilização de poucos recursos cênicos e máximos recursos de atuação.

Os figurinos, também realistas, são inspirados em vestimentas de habitantes do bairro paulistano do Brás. Ele usa branco em roupas justas, camisa xadrez vermelha e preta, anel, pulseira, corrente e crucifixo dourados, botas de cowboy. Ela usa um figurino colorido, popular e excessivamente sensual com muitos acessórios, maquiagem carregada.

A trilha sonora é composta por música erudita (Bach e Schubert) epopular (Mato Grosso e Matias). A cenografia ambienta um boteco sujo criada por David Schumaker – no chão umcírculo amarelo fosforecente de giz ,uma mesa e duas cadeiras amarelas, faz com que as atuações e o texto sejam os focos principais. Um recorte ao mesmo tempo real e minimalista do universo da cena.

SINOPSE

Em um boteco sujo de um bairro popular, taxista e ex-michê machista emisógino (Dionisio Neto) tenta entender a atitude de um dos seus passageiros e repensa sua vida a partir dela. Durante o tempo em que passa ali, ele é atendido por uma garçonete (Jade Diniz). Em meio a cervejas e pastéis frios, ele trava um diálogo solitário com a lembrança deste homem nobre que, através de um gesto de generosidade, o faz repensar toda sua trajetória de vida e levá‐lo à redenção de seus valores morais e éticos. Sua sofrida história, o filho que rejeita e que quer estudar violino, a mãe de seu filho renegada, e sua filosofia barata de mundo são postos em xeque em um texto realista com tom contemporâneo entre drama e humor, carregado de poesia e emoção sobre a solidão e o amor.

SERVIÇO:

Desamor de Walcyr Carrasco

Direção Lucia Segall

Com Dionisio Neto e Jade Diniz (Companhia Satélite do Amor)

9 e 10 de agosto – terça e quarta – 20h R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia) – vendas Sympla

Classificação indicativa: 18 anos Duração: 40 minutos

TEATRO CÂNDIDO MENDES Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema Tel. 21 – 3149-9018

apoio cultural: CKamura, André Montheiro

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...