“Aproximando Danças” chega ao Rio

Com o objetivo de estreitar laços e fomentar novas conexões entre artistas e espaços de dança em todo o país, o projeto “Aproximando Danças: redes que se fortalecem” leva às cinco regiões do Brasil os trabalhos dos artistas Alysson Amancio e Camila Fersi. Em cada cidade, a programação gratuita inclui três espetáculos seguidos de conversa: na primeira…


Com o objetivo de estreitar laços e fomentar novas conexões entre artistas e espaços de dança em todo o país, o projeto “Aproximando Danças: redes que se fortalecem” leva às cinco regiões do Brasil os trabalhos dos artistas Alysson Amancio e Camila Fersi. Em cada cidade, a programação gratuita inclui três espetáculos seguidos de conversa: na primeira noite, os solos “Coisa”, de Camila e “O cheiro da Lycra”, de Alysson; no segundo dia, apresentam o duo “Isso não é uma coreografia”. Também serão oferecidas duas oficinas abertas ao público. No Rio de Janeiro, o evento acontece nos dias 13 e 14 de agosto, no Teatro Cacilda Becker.

Uma parceria que une nordeste e sudeste: Alysson Amancio atua no interior do Ceará e Camila Fersi no Rio de Janeiro. Nos últimos anos, a dupla conseguiu transgredir a distância física para construir ações conjuntas, na tentativa de desterritorializar espaços outorgados das danças e se fortalecer mutuamente. Cada um à sua maneira, os artistas construíram carreira no desenvolvimento de processos de criação, aulas, curadorias e colaborações artísticas, com a missão de difundir a dança. A partir de 2017, decidiram seguir essa toada em parceria.

Os espetáculos

“Coisa” é uma paisagem sonora virtual. Trata do campo de forças entre frequências sonoras, temperaturas das cores e os movimentos do corpo. A Concepção, criação e interpretação é de Camila Fersi, a direção de arte de Natália Quinderé e trilha sonora de Bela Com Som. Segundo Camila, “COISA é uma paisagem sonora temperada, uma experiência sinestésica tanto para quem dança quanto para quem assiste. Trata daquilo que não conseguimos dar nome, mas sentimos concretamente no peito. Fala do movimento da memória dos sentidos: um cheiro que lembra uma música, um som que lembra um lugar, um espaço que dispara uma sensação, um humor que gera movimento, ou ao contrário e pelo avesso.”

“O cheiro da Lycra” se faz a partir das memórias do intérprete-criador Alysson Amancio e seus enfrentamentos ao assumir-se como gay/bailarino/negro, tendo nascido “macho” no interior do Ceará, onde as expectativas são marcadas por estereótipos de gênero. O solo traz a constante e árdua luta por descolonizar-se da branca-cis-heteronormatividade. Com tutoria do artista Fauller e colaboração dos artistas Luiz Renato e Kel Maia na criação, o trabalho vem circulando pelo Brasil desde 2021.

“Isso não é uma coreografia” é o duo de Alysson Amancio e Camila Fersi que parte de imagens e corporalidades do interior mineiro e do interior cearense para ativar as movimentações e descrições de movimentos dos artistas. O trabalho propõe uma fricção entre o que se vê e o que se pode falar sobre o que é visto e assim, brinca com a elasticidade dos sentidos e o embate com as palavras que muitas vezes não dão conta dos acontecimentos.

A dupla integrou as imagens do premiado fotógrafo Samuel Macedo como parte do cenário do espetáculo. “A partir delas brincamos com a descrição e pitadas de invenção. Assim, nos apropriamos de um recurso de acessibilidade, a audiodescrição, e incorporamos ao trabalho enquanto recurso dramatúrgico”, explica Fersi.

O evento conta com intérprete de libras nos dois dias de apresentação.

As oficinas

Na circulação são desenvolvidas duas oficinas, uma seguida da outra, para que o público tenha a oportunidade de vivenciar as distintas abordagens metodológicas propostas pelos artistas. Alysson Amancio ministra Corpos de Enfrentamento e Camila Fersi Improvisação em Dança.  Para além do aprimoramento técnico artístico, o objetivo é gerar intercâmbio com os dançarinos e fazedores da cultura local.

“Corpos de Enfrentamento” busca uma experiência descolonizadora, com experimentos de educação somática, dança contemporânea, improvisação e o diálogo entre corpo e visualidade em processos criativos, na perspectiva de proporcionar aos participantes uma ampliação de seu repertório artístico e seu processo de criação.

“Jogos e improvisações em Dança” é um compartilhamento de táticas sobre produção de danças e dramaturgias através de noções sobre improvisação e composição. As aulas acontecem a partir do cruzo entre diferentes temas que orientam as improvisações e jogos propondo maneiras de compor com o espaço tanto individualmente quanto no coletivo.

Trajetória do projeto

Previsto para circular por nove cidades brasileiras, o projeto está na estrada e carrega na bagagem a experiência de ter passado por Belém e Macapá.  Depois do Rio de Janeiro a dupla segue para Teresina, Goiânia, Campo Grande, Juazeiro do Norte, São Paulo e Londrina. “Iniciar nas cidades de Belém e Macapá foi muito pujante, pois pudemos concretizar exatamente o que pretendíamos no projeto inicial, que era estreitar os laços, construir outras redes e fortalecer os territórios. Em ambas cidades apresentamos em espaços alternativos, independentes e sentimos que foi importante para estes produtores culturais nortistas”, comenta Alysson.

“O que há nesse projeto é o desejo do encontro, a vontade de juntar os fazeres, coloca-los em circulação e compartilhar com muitas pessoas nos diversos lugares do Brasil. Colocamos em movimento o que Alysson faz no Ceará, o que eu faço no Rio de janeiro e o que nós podemos fazer juntos, à distância. Estamos tratando de diversidade, da diferença entre os fazeres e da possibilidade de convívio entre essas diferenças.”, conclui Camila Fersi.

SERVIÇO

Local: Teatro Cacilda Becker – R. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ

Data 13 e 14 de agosto de 2025

Retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do teatro | Inscrição para as oficinas no local, com 30 minutos de antecedência. 

*Interprete de libras nos dois dias.

Cronograma:

13 de agosto

9h às 12h: OFICINAS (uma seguida da outra)

·         Danças de enfrentamento com Alysson Amancio.

·         Jogos e Improvisações em Dança com Camila Fersi.

19h: APRESENTAÇÃO DOS ESPETÁCULOS

·         Coisa – Duração: 30 minutos | Classificação livre.

·         O Cheiro da Lycra – Duração 45 minutos | Classificação 14 anos.

14 de agosto

19h: APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO, COM BATE PAPO

·         Isso Não é Uma Coreografia – Duração 40 minutos, + bate-papo com Alysson Amancio e Camila Fersi após a apresentação.

FICHA TÉCNICA

Direção, produção e performance: Alysson Amancio e Camila Fersi

Técnicos de Luz: Cristiano Teodoro e Luiz Renato

Técnica de Som: Érica Supernova

Intérprete de libras: Davi Vasconscelos

Assessoria de Imprensa: Marcella Freire – Mar Comunicação

Arte gráfica: Gabi Jung

mídias sociais: Eduardo Esper

Diretores artísticos dos espetáculos: COISA- Natália Quinderé; O CHEIRO DA LYCRA – Fauller