Literatura



  • Editora Arpillera lança Coleção Agulhinha

    Editora Arpillera lança Coleção Agulhinha

    A Editora Arpillera anuncia um marco especial em sua trajetória: o lançamento dos seus três primeiros livros infantis, que compõem a Coleção Agulhinha. Os títulos “O vestido de poá lavanda”, de Márcia Mendes, “Cinco pedrinhas”, de Ana Paula Mira, e “Pão, chão, coração”, de Jacqueline Meire, representam a costura delicada entre narrativas poéticas e o cuidado artesanal…

  • Jozias Benedicto transforma perdas no romance “As vontades do vento”

    Jozias Benedicto transforma perdas no romance “As vontades do vento”

    Artista visual e escritor, Jozias Benedicto transforma perdas pessoais e memórias familiares em ficção no romance “As vontades do vento” (Caravana Grupo Editorial, 195 págs), finalista do Prêmio LeYa Portugal de Literatura 2024. O autor maranhense — que começou a publicar depois dos 60 — simboliza uma geração de criadores que encontram na maturidade o…

  • Poemas de “Corpos, fendas e fronteiras”, de Ana Carolina Francisco

    Poemas de “Corpos, fendas e fronteiras”, de Ana Carolina Francisco

    Ana Carolina Francisco é escritora, roteirista e jornalista, com atuação multidisciplinar entre literatura, cinema e teatro. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, estudou Cinema e TV na UCLA (EUA) e Comunicação na University of Liverpool (Reino Unido). É mestranda em Comunicação na UERJ e autora do livro de poesias “Corpos, Fendas e Fronteiras” (Editora Letramento),…

  • Escritora Tieko Irii é semifinalista na categoria Romance Publicado do Festival Loba

    Escritora Tieko Irii é semifinalista na categoria Romance Publicado do Festival Loba

    A escritora e artista visual nipo-brasileira Tieko Irii é uma das dez semifinalistas na categoria Romance Publicado do Prêmio Loba 2025 com o livro “As ruas sem nome” (Editora Patuá, 2025). A lista das finalistas será divulgada em 22 de novembro, e o resultado final está previsto para dezembro. Organizado pelo Loba Festival, o Prêmio…

  • Editora Capivara lança “Dona Leopoldina e os viajantes no Brasil”

    Editora Capivara lança “Dona Leopoldina e os viajantes no Brasil”

    A trajetória da primeira imperatriz brasileira, uma das figuras mais queridas do imaginário nacional, é tema do livro Dona Leopoldina e os viajantes no Brasil, do historiador da arte austríaco Robert Wagner, lançamento da editora Capivara (452 p., R$ 140, tradução de Claudia Abeling). O autor, que dirigiu por 22 anos a Biblioteca e o…

  • Desobedecer para existir: em “estado febril”

    Desobedecer para existir: em “estado febril”

    Publicado pela Macabéa Edições, o segundo livro da poeta mineira revisita histórias de mulheres apagadas pela história e entrelaça cosmos, corpo e herança familiar em versos sobre amadurecimento e rebeldia Há livros que ardem antes mesmo de serem lidos. estado febril (Macabéa Edições, 98 págs.) é um deles. Em versos que costuram a genealogia das mulheres às…

  • Escritora mineira Sarah Munck lança “Esquecemos os nomes dos pássaros”

    Escritora mineira Sarah Munck lança “Esquecemos os nomes dos pássaros”

    “Esquecemos os nomes dos pássaros” (Provérbio Editora, 97 págs.) é o novo livro da poeta e professora Sarah Munck. A obra constrói uma narrativa poética engajada com as dores coletivas e as resistências íntimas, colocando a linguagem a serviço da memória e da denúncia. O texto da quarta capa é assinado pela escritora Mírian Freitas…

  • O colapso do tempo: o cineasta Ruy Guerra e a poeta Carla Brasil debatem o tema em encontro no Rio

    O colapso do tempo: o cineasta Ruy Guerra e a poeta Carla Brasil debatem o tema em encontro no Rio

    Lançamento de “Cronofagia” na Travessa é marcado por bate-papo entre a autora e o cineasta sobre a exaustão contemporânea; sessão especial acontece no dia 13 de novembro, às 19h A aceleração, a exaustão e a solidão da vida contemporânea são os temas centrais do bate-papo exclusivo entre o cineasta Ruy Guerra e a poeta Carla Brasil. O encontro…

  • Davi Dallariva lança “Nas Ondas Verdes do Mar” na cafeteria Casa Jardins

    Davi Dallariva lança “Nas Ondas Verdes do Mar” na cafeteria Casa Jardins

    “[…] Davi Dallariva nos apresenta uma obra representativa e única, embalada por canções e tendo o mar como figura central. Prepare-se para se encantar com as sereias, os tritões e a magia da Cidade Cristalina, onde o amor e a diversidade são celebrados em todas as suas formas, e também com a vila de pescadores,…

  • Entre sereias e tritões, escritor mineiro Davi Dallariva lança fantasia queer

    Publicado pela Editora Fantástica, autor de “Nas Ondas Verdes do Mar” transforma o oceano em cenário de amor, liberdade e fantasia “[…] Davi Dallariva nos apresenta uma obra representativa e única, embalada por canções e tendo o mar como figura central. Prepare-se para se encantar com as sereias, os tritões e a magia da Cidade…

  • 3 poemas do livro A Torre, por Thaís Alcoforado

    3 poemas do livro A Torre, por Thaís Alcoforado

    Thaís Alcoforado nasceu no Recife, é advogada, mestre em Direito Internacional e atua como trabalhadora humanitária. Viveu no Senegal, Irã e República Dominicana, e atualmente reside no Panamá. Em 2024, passou um ano na província do Darién, em um povoado rural na fronteira com a Colômbia. Foi nesse território silencioso e selvático que “A Torre”,…

  • Danilo Heitor reflete sobre política, emergência climática e relações humanas

    Danilo Heitor reflete sobre política, emergência climática e relações humanas

    Escrito entre 2020 e 2023, “Quase agora” (212, págs.,Editora Folheando) é o novo livro de Danilo Heitor, professor, editor e escritor paulistano. A coletânea reúne 25 contos de ficção científica que transitam entre a imaginação futurista e as tensões do presente, explorando desde os impactos de tecnologias ainda inexistentes até encontros improváveis entre civilizações e…