Entrevistas

Grafologia: a verdade através das letras

Compartilhe
Compartilhe

Aquilo que uma pessoa escreve pode indicar muitas coisas sobre ela, não apenas através do conteúdo, mas a partir da sua letra. Elementos como traços de personalidade, talentos, características de comportamento em relacionamentos pessoais ou profissionais, podem ser analisados por uma simples amostra da letra de uma pessoa. E muitas empresas utilizam o método para renovar o seu quadro de funcionários ou preencher vagas de direção e chefia.

Conhecida como grafologia, a ciência que estuda as características de uma pessoa a partir da forma da sua escrita, leva em consideração diversos aspectos das letras e da disposição delas por um texto, como a pressão empregada na caneta ou lápis, o margeamento ao iniciar uma narrativa, o espaçamento entre elas e até a forma como acentos são escritos; dados que podem ser fundamentais para revelar características de quem está escrevendo.

Além do aspecto corporativo, a grafologia pode servir como elemento de autoconhecimento. A análise, geralmente feita a partir de uma amostragem de quinze a vinte linhas de texto, pode proporcionar uma compreensão do que somos e indicar caminhos para a correção de problemas e até antecipar a procura por ajuda médica. Alterações de saúde podem aparecer em alguns dos mais de 200 pontos analisados pelos especialistas para emitir uma análise.

Sandra Santos (acervo pessoal), especialista em Grafologia

Profissional com quase 25 anos de experiência a grafóloga mineira Sandra Santos é uma das referências da técnica no Brasil. Colecionando diversas aparições em programas de televisão, Sandra – que é formada em Comunicação Social, pós-graduada em Recursos Humanos e presta consultoria para diversas empresas em seus processos de contratação, além de ministrar cursos pelo Brasil e Europa -, reitera a importância da grafologia.

“A análise grafológica diz muito sobre nós e vem sendo usada em muitos segmentos do campo empresarial, para orientação vocacional e até para iniciar trabalhos e coaching. É uma técnica que permite assertividade alta, ganho de autonomia de tempo”.

Sobre a utilização da grafologia para definir contratações, a especialista é enfática: “ Uma empresa pode referendar a grafologia como sendo um mecanismo para fechar a contratação. Hoje a gente admite por currículo, admite por títulos e demite por comportamento. A grafologia é quem indica aspectos da inteligência emocional.  Não há como a pessoa enganar (com a amostra de texto), pois ela não tem ideia da profundidade com que está sendo analisada”.

Para a fisioterapeuta Daiane Monteiro, uma das proprietárias de um complexo de saúde e bem-estar em Sorocaba, no Estado de São Paulo, e que teve sua letra analisada por Sandra Santos, a grafologia tem um valor inestimável.

Daiany Monteiro (acervo pessoal). Fisioterapeuta é entusiasta da grafologia

“Fiquei surpreendida como uma técnica pode apontar tantos aspectos reais da nossa personalidade. Fiquei feliz em ter um feedback tão qualificado quanto o da Sandra e saber que meus objetivos de vida e trabalho estão alinhados com minha personalidade”.

A fisioterapeuta ainda destaca que a grafologia pode ser essencial na hora de contratar funcionários para a sua clínica.

“Através dessa técnica podemos ter uma melhor visão do perfil que nós queremos e dos candidatos que viermos a ter. Assim temos como contratar quem vai se alinhar mais aos nossos propósitos”.

Depois de ter sua escrita avaliada, Daiany se tornou uma entusiasta da técnica. É em sua clínica em Sorocaba que Sandra costuma dar palestras e cursos no Estado de São Paulo.

Um pouco mais sobre a grafologia

As primeiras referências sobre a personalidade de um indivíduo a partir da análise de sua letra datam do século IX e ocorreram na China e no Japão, mas foi no século XVII que a prática passou a ter notoriedade e ser classificada como ciência a partir da contribuição do arqueólogo e abade francês Jean H. Michon, um dos primeiros a codificar os sinais encontrados na grafia contemporânea e suas interfaces com a personalidade humana, além de ter publicado diversos estudos na imprensa europeia da época e palestrar e divulgar seu método pelo mundo.

Desde então a grafologia evoluiu e vem sendo empregada em processos seletivos para vagas em diversas companhias no Brasil e no mundo, para a análise forense e outras aplicações.

Quem desejar conhecer mais sobre a grafologia pode acompanhar o trabalho da especialista Sandra Santos através das suas redes sociais ou site.

Grafóloga faz ciclo de atividades em Sorocaba

Em passagem por Sorocaba, Sandra Santos realizará nesta quinta-feira (21), a partir das 19h30, uma palestra para falar sobre os princípios básicos da grafologia, especialmente para estudantes e profissionais de recursos humanos. Além da palestra, Sandra ministrará um curso básico de grafologia e realizará atendimentos em parceria com o Espaço Harmovida. Os atendimentos serão das 8h às 20h, nesta sexta-feira (22), e o curso das 9h às 18h, no sábado e domingo (23 e 24).

Para quem se interessar e desejar mais informações é só entrar em contato com o Espaço Harmovida, localizado na Rua Artidoro Badine, nº 75, Jd. Santa Rosália. Ou ligar para  (15) 3321-8546.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
EntrevistasLiteratura

Luiza Conde explora o tempo e a morte por meio do fantástico e do terror em “Relógios partidos”

Rituais longínquos, maldições pregadas na parede e amigos monstruosos. Um ônibus para...

EntrevistasLiteratura

Rodrigo Cabral fala sobre sua estreia poética com o livro “refinaria”

A obra reflete sobre emoções e vivências a partir das mudanças cenográficas...

EntrevistasLiteratura

Beija-Flor de Concreto: Andrey Jandson conversa sobre a escrita

Livro combina sensibilidade e realismo mágico para abordar as nuances da condição...

EducaçãoEntrevistas

Aldeia Literária: Camila Veloso fala sobre formar uma nova geração de escritores

A escritora e empreendedora paulista Camila Veloso criou a Aldeia Literária, um...

Ciro Formisano
AgendaEntrevistasFestivais

Ciro Formisano fala da expectativa de participar do XIX Festival de Cinema Italiano no Brasil

O diretor italiano Ciro Formisano, cineasta sensível e observador das realidades humanas e...

EntrevistasLiteratura

Rebecca Navarro Frassetto fala sobre escrever “Nosso Amigo Gaivota”

O primeiro romance da autora paulistana explora questões ambientais e emocionais através...

EntrevistasLiteratura

“O Diário de Amélia”: Camila Veloso fala sobre obra infanto-juvenil

Novo livro da autora paulista retrata a trajetória de uma jovem em...

EntrevistasLiteratura

Breno Ribeiro fala sobre o processo de escrita do seu segundo romance, “cicatriz”

O escritor mineiro retrata as marcas deixadas pela perda de um filho,...