Você deseja ter um notebook mais rápido? Se sim, esse artigo irá revelar as principais etapas simples que qualquer pessoa pode executar para deixar de passar raiva com a demora no carregamento.
Você já sabe qual o melhor notebook pra você, onde comprar e qual o melhor com custo benefício, enfim, tudo o que você pode precisar você já sabe.
Entretanto, mesmo seguindo todas as dicas na hora da compra, pode ser que com o tempo de uso seu notebook fique mais lento, demorando para iniciar ou para realizar determinadas tarefas que antes fazia com agilidade.
Pensando nisso, pegamos algumas dicas com profissionais da área como o Guilherme Lopes do site Guia dos Notebook e criamos esse conteúdo com algumas dicas simples, mas essenciais para que seu notebook fique muito mais rápido.
Quer deixar sua máquina voando? Se liga então:
1- Desfragmentação do HD
Se você ainda não possui a bênção de usar um SSD, uma das formas mais eficientes de melhorar a velocidade do seu notebook é realizando a desfragmentação do disco rígido.
O uso diário do notebook faz com que os arquivos sejam inicializados, utilizados e às vezes fechados em ordens diversas, fazendo com que as informações fiquem fragmentadas no disco rígido, ou seja, cada parte da informação necessária em pontos diferentes do disco.
Isso faz com que a captura dessas informações dentro do disco leve algum tempo. Ao realizar a desfragmentação, as informações são reorganizadas no disco, deixando tudo de forma mais organizada para o sistema trabalhar mais rápido.
Como fazer a desfragmentação? Basta seguir os passos abaixo:
Passo 1. No Windows explorer, vá até o disco que deseja desfragmentar e clique com o botão direito do seu mouse. Selecione “Propriedades”.
Passo 2. Nas propriedades do disco, selecione “Ferramentas” e, em seguida, “Otimizar e desfragmentar unidade”. Clique em “Otimizar” e aguarde o processo finalizar.
Pronto, seu notebook já vai conseguir trabalhar melhor, pode ter certeza!
2- Otimizar a inicialização do sistema
Se seu maior problema ocorre principalmente logo que o notebook é ligado, demorando vários minutos para que ele passe a responder de forma mais rápida e constante, o problema pode estar no número de tarefas que ele precisa realizar logo que é inicializado.
O Windows possui vários componentes de aplicações que são carregados automaticamente na inicialização do notebook como alguns programas de gravação de tela, por exemplo.
Este problema pode ser solucionado se você diminuir a quantidade desses componentes
Para fazer isso, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas (CTRL + SHIFT + ESC é o atalho para isto).
Clique na aba “Inicializar” para visualizar todos os apps e componentes que são carregados automaticamente quando o Windows é inicializado.
Escolha os que deseja desabilitar, clique com o botão direito do mouse sobre eles e escolha “Desabilitar”.
É importante deixar habilitado aquilo que trate de segurança do sistema e aqueles aplicativos que você sabe que sempre vai utilizar.
Não se preocupe, o que você desabilitou simplesmente não vai ser carregado logo na inicialização da máquina, mas, caso necessário durante o uso, o Windows vai realizar a ação, não trazendo nenhum problema para você.
3- Arquivos temporários acumulados
Outro vilão da lentidão dos notebooks são os arquivos temporários.
Durante a utilização do notebook, são instalados novos programas, salvando e apagando arquivos, entre outras ações, o que faz com que o sistema operacional gere arquivos temporários que, em teoria, deveriam ser apagados após a sua utilização.
Ocorre que estes arquivos por vezes se acumulam, ocupando memória e deixando o sistema mais lento.
Para resolver isso, você pode apagar esses arquivos utilizando o programa CCleaner. Para fazer isso, baixe o programa aqui (a versão grátis já resolve a questão da velocidade) instale no notebook e realize o seguinte processo:
Passo 1. Com o programa instalado, selecione a opção “Cleaner” e procure por “Temporary Files” na lista “System”.
Passo 2. Com a caixa dos arquivos temporários marcada, selecione “Analyze” e, em seguida, “Run Cleaner”.
Pronto, além do notebook ficar um pouco mais rápido, você ainda vai ganhar algum espaço no disco.
4- Formatação da máquina
Se a lentidão for excessiva e crônica, tendo sido tentadas todas as opções anteriores e não tendo surtido nenhum efeito, pode ser que seja necessário a formatação do notebook.
Este é um procedimento um pouco drástico e trabalhoso, pois é necessário fazer backup de tudo aquilo que é importante para você que esteja no notebook.
E vale destacar que caso você esteja jogando algum game pelo notebook é importante fazer um backup dele.
O backup pode ser feito na nuvem ou em um HD externo e leva mais ou menos tempo (dependendo da quantidade e tamanho dos arquivos que você precisa salvar).
Para realizar a formatação é necessário algum conhecimento técnico, não sendo recomendado que você mesmo o faça, a não ser que saiba exatamente o que está fazendo.
Então, a melhor dica é: procure por suporte habilitado confiável e evite uma dor de cabeça ainda maior do que um notebook lento!
É importante perceber que a formatação é recomendada depois de algum tempo, porque a própria atualização do sistema operacional deixa alguns “rastros” que acabam por deixar a máquina mais lenta, sendo a formatação a melhor solução para este tipo de problema.
Tenho certeza que com essas dicas seu notebook vai rodar muito mais suave e rápido, conte com a gente e até a próxima!