5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick – Ambrosia

5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick

Um dos grandes e mais inventivos escritores do século XX, Philip K. Dick é um grande exemplo da imaginação infinita do ser-humano para criar novos e e empolgantes universos através da arte.

Neste artigo você conhece cinco grandes adaptações cinematográficas baseadas nas obras do escritor, que além de 44 livros publicou nada menos que 121 histórias curtas!

Blade Runner (1982)

Dirigido por ninguém menos que Ridley Scott em seu jogo A, Blade Runner segue a história de Rick Deckard (Harrison Ford), um ex-policial encarregado de caçar um grupo de andróides violentos. Sua missão o faz cruzar com a sedutora Rachel (Sean Young), uma humana sintética e o carismático Roy Batty (Rutger Hauer), o líder dos rebeldes que Deckard recebeu ordens de matar.

5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick – Ambrosia
Blade Runner (1982)

O interesse em adaptar o romance de Dick de 1968, Do Androids Dream of Electric Sheep?, começou no início dos anos 1970, mas levaria quase meia década para que o projeto se concretizasse adequadamente com o envolvimento de Ridley Scott e Harrison Ford. Repleto de performances convincentes, uma história envolvente, uma estética neo-noir única e uma trilha sonora sublime de Vangelis, Blade Runner é realmente uma experiência única.

Total Recall – O Vingador do Futuro (1990)

A jornada de pré-produção de Total Recall foi problemática. O desenvolvimento do projeto começou em 1974, quando os direitos do conto de Dick de 1966, We Can Remember it for You Wholesale, foram adquiridos.

O projeto mudou de mãos entre vários estúdios por quase uma década, antes de aterrissar na Carolco Pictures em meados da década de 1980. Arnold Schwarzenegger desempenhou um papel fundamental na Carolco adquirindo os direitos e o desenvolvimento do filme, até mesmo escolhendo o piloto do RoboCop, Paul Verhoeven, para comandar o barco. Total Recall finalmente se tornou realidade quando chegou aos cinemas em 1º de junho de 1990.

5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick – Ambrosia
O Vingador do Futuro (1990)

Sua história gira em torno do trabalhador da construção civil Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger), que tem memórias virtuais de férias implantadas em sua mente e inexplicavelmente desencadeia uma cadeia de angustiantes eventos no processo. Embora o filme tenha polarizado o público e os críticos em seu lançamento, desde então ele foi apreciado como um relógio essencial e eu não poderia concordar mais. Visuais retorcidos, humor exagerado e violência exagerada se unem perfeitamente para entregar uma ação de ficção científica que você não esquecerá tão cedo.

Minority Report (2002)

Steven Spielberg sempre quis colaborar com o astro Tom Cruise. Depois de anos de tentativas frustradas, Minority Report foi o projeto onde se tornou realidade. Baseado no conto de mesmo nome de 1956, a fase de produção deste filme foi repleta de inúmeros atrasos. Desentendimentos na qualidade do roteiro, a indisponibilidade de Cruise e a agenda lotada de Spielberg significaram que a data de início teve que ser adiada várias vezes.

5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick – Ambrosia
Minority Report (2002)

A história de Minority Report se concentra em uma tecnologia que permite que policiais prendam criminosos antes que um crime seja perpetrado. John Anderton (Tom Cruise), o comandante da unidade de elite PreCrime, é acusado de um futuro crime e foge para provar sua inocência.

Apesar dos inúmeros atrasos, o projeto viu a luz do dia com enorme sucesso para Spielberg e Cruise.

O Homem-Duplo – A Scanner Darkly (2006)

Richard Linklater marcou o cinema independente americano na década de 1990 com filmes como Slackers, Dazed and Confused e Before Trilogy, mas nada próximo a exploração cinematográfica O Homem-Duplo – A Scanner Darkly. Com base em sua experiência em Waking Life de 2001, Linklater decidiu que A Scanner Darkly também deveria utilizar a tecnologia de rotoscopia digital empregada no filme.

5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick – Ambrosia
A Scanner Darkly (2006)

A narrativa detalha as desventuras de um certo Bob Arctor (Keanu Reeves), um policial disfarçado em um futuro não muito distante, e seu grupo heterogêneo de companheiros enquanto se entregam às drogas e se perdem. Deixando de lado os visuais orgiásticos e alucinatórios, isso oferece uma visão comovente da guerra contra as drogas e o preço que ela cobra de todos os envolvidos. Um absoluto deve ver.

Os Agentes do Destino (2011)

Os Agentes do Destino (The Adjustment Bureau, no original) foi adaptado do conto de 1954 The Adjustment Team, e a premissa diz respeito a David Norris (Matt Damon), um político promissor que se apaixona por Elise Sellas (Emily Blunt), uma dançarina contemporânea e as forças misteriosas que tentam manter os dois amantes separados.

5 filmes essenciais com as obras de Philip K. Dick – Ambrosia
Os Agentes do Destino (2011)

Dirigido pelo escritor de Ocean’s Twelve, George Nolfi, o thriller de romance de ficção científica apresenta um elenco empilhado de nomes como Matt Damon, Emily Blunt, Anthony Mackie e Terence Stamp, e todos eles em ótimas performances. De longe o filme mais entretenimento desta lista.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Banksy compartilha grafite sobre violência conjugal no Dia dos Namorados
Banksy compartilha grafite sobre violência conjugal no Dia dos Namorados – Ambrosia

Banksy compartilha grafite sobre violência conjugal no Dia dos Namorados

O artista britânico Banksy revelou sua mais recente peça de arte de rua do Reino

Prox
Rihanna é a maior audiência de Show do Intervalo no Super Bowl
Rihanna é a maior audiência de Show do Intervalo no Super Bowl – Ambrosia

Rihanna é a maior audiência de Show do Intervalo no Super Bowl

Cantora supera Katy Perry e Lady Gaga

Sugestões para você: