em , ,

Acertos Futuristas na Cultura Pop

Desde da criação da ficção científica, os autores tentam criar e adivinhar como será o futuro. Na maioria dos casos, os erros são muito maiores que os acertos. Esses às vezes baseados em alguma teoria científica e outras baseadas em meros chutes, ou mesmo apenas vistos como exageros e piadas.

Em 1865, era publicado “Da Terra à Lua”, de Júlio Verne. Na obra, os personagens criam um módulo de viagem à Lua e o local no qual ocorre o lançamento é na cidade de Tampa, a apenas 11km de onde saiu a Apollo 11 em 1969. Esse fato se deve, pois, já nessa época imaginava-se que lançamentos espaciais seriam mais práticos na região da Linha do Equador devido a sua formatura e assim facilitaria a missão.

Nesses dias fomos bombardeados com os acertos em “Os Simpsons” sobre a eleição de Donald Trump. No episódio ‘Bart to the Future’ (trocadilho claro com “Back to the Future”), exibido na décima primeira temporada da série, um indígena gerente de um cassino mostra a Bart um futuro em que ele seria um sujeito frustrado com seu sonho de se tornar rock star, e Lisa seria eleita presidente dos EUA depois do mandato de Trump.  É fato que um programa longevo como esse, (que já esta na sua 28ª Temporada!!!) tem como acertar algumas “previsões”, e esse fato (da eleição de Trump) em especial é tratado como chacota na cultura pop não é de hoje.

E não é que os Cubs venceram mesmo?
E não é que os Cubs venceram mesmo? Só que um ano depois

Nessa mesma semana, um outro fato também previsto foi anunciado: a vitória do time de basebol Chicago Cubs na World Series, vista em “De Volta para o Futuro 2”. Os Cubs eram uma franquia que não vencia o campeonato há 108 anos, e uma nova vitória já era vista como algo que não aconteceria mais. No filme, uma das coisas que Marty McFly vê no futuro é um anuncio holográfico falando sobre o título. Porém, a relevância por aqui foi reduzida. Primeiro por ter acontecido com um ano de atraso, e depois pelo fato de o esporte não ser muito popular por aqui.

O filme tem diversos acertos nas questões de tecnologias, muito porque Steven Spielberg, produtor executivo da trilogia, sempre manteve contato com cientistas que muitas vezes já lhe davam algumas ideias sobre as novas tecnologias, tanto que também podemos ver isso em um filme dele, “Minority Report”, só que como o adaptação do conto de Philip K. Dick não entrou no imaginário popular, seus previsões também são pouco lembradas.

minority-report-e1408652794860

Em alguns casos, o desenvolvimento da tecnologia ocorreu devido a inspiração na cultura pop, como é o caso de “Star Trek”, no qual o criador do celular não esconde que sua ideia veio do conceito do comunicador usado pela tripulação.

acertos-da-cultura-pop

Infelizmente algumas tecnologias propostas ainda não apareceram, como o teleporte ou o Hoverboard, mas quem sabe algum dia no futuro?

PS: Se você está preocupado com o atual momento político mundial e acha que esta tudo errado, já sabemos a resposta. Foi um certo velocista escarlate que resolveu voltar no tempo para salvar sua mãe e quando voltou mudou toda a linha temporal. Então só devemos esperar o retorno de Barry Allen para resolver nossos problemas.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0