Além de Zack Snyder e um punhado de executivos da DC/Warner, o artista Jay Oliva sabe mais sobre os planos originais da DC para um universo cinematográfico do que pode revelar. Como artista de storyboard, ele trabalhou nos principais filmes da DC, incluindo Superman, Batman vs Superman e Mulher-Maravilha. Ele também dirigiu alguns dos melhores filmes de animação da DC, como The Dark Knight Returns e Flashpoint Paradox, mas são os filmes que nunca viram a luz do dia que o deixam mais animado.
Oliva é conhecia praticamente tudo da DC até ele se separar da empresa em 2017, e isso inclui o filme do Batman de Ben Affleck, que permanece envolto em mistério mesmo seis anos depois que o ator se afastou do projeto.
“Eu realmente não posso dizer muito além de que foi foda demais,” Oliva disse à Inverse. “Foi o melhor. Foi fantástico.”
Apesar de não poder entrar em detalhes específicos da trama, Oliva pôde compartilhar um pouco mais sobre o filme Batfleck que nunca existiu. Além de suas responsabilidades de storyboard, Oliva atuou como uma espécie de consultor em todo o universo DC, graças ao seu profundo conhecimento nos quadrinhos e do Flash, em particular. Essas funções se estenderam ao planejado filme do Batman de Affleck, embora ele não tenha sido contratado até que o projeto já estivesse em desenvolvimento ativo.
“Pelo que entendi, havia alguns rascunhos”, lembra Oliva. “Quando fui contratado, não sei se era o segundo rascunho ou algo assim, mas foi o que Geoff Johns e Ben [Affleck] me mostraram.”
“Estava juntando muitas histórias legais do Batman que nunca haviam sido realmente exploradas.” Mais uma vez, Oliva não pôde entrar em muitos detalhes, mas fez o possível para explicar o que tanto gostou no roteiro que leu.
“Eu trabalhei em muitas coisas do Batman e o que foi realmente legal sobre isso foi unir muitas histórias legais do Batman que nunca foram realmente exploradas”, diz ele.
Enquanto outros filmes do Batman podem ser emprestados dos quadrinhos clássicos (Batman Begins, de Christopher Nolan, adaptou vagamente o arco cômico de Frank Miller, Batman: Ano Um, por exemplo, e os riffs de Batman v Superman de Snyder sobre The Dark Knight Returns, de Miller), a visão de Affleck sobre o Cruzado de Capa era ainda mais ambiciosa.
“A história de Ben cobriria algo que nunca havia sido realmente abordado nos quadrinhos, mas foi construído a partir de histórias nos mitos do Batman nos últimos 80 anos e abordando-o de um novo tipo de perspectiva”, revela Oliva.
“Foi muito inteligente e havia muitas coisas que eu realmente amei e gostaria que tivessem se concretizado”, diz Oliva. “Foi um projeto muito bom no começo. Ben teve que se afastar por motivos pessoais e eu entendi perfeitamente, mas o tempo que passei com Ben trabalhando no projeto foi fantástico.”
“Talvez algum dia eu possa contar tudo”, acrescenta ele, “mas ainda não posso falar sobre isso”.