Filmes

Cegos protestam contra "Ensaio Sobre a Cegueira"

Compartilhe
Compartilhe
NFB logo
NFB logo

O novo filme de Fernando Meirelle, Ensaio sobre a Cegueira, já estreou no Brasil (leia a resenha aqui), mas sua exposição nos cinemas estado-unidenses apenas começará no dia 3 de Outubro. E já está sendo preparado um grande manifesto contra este.

O presidente da Federação Nacional dos Cegos (NFB), Marc Maurer, afirmou que “o filme retrata os cegos como monstros e eu acredito que isto seja uma mentira”, acrescentando que esta imagem pode gerar substanciais danos para os cegos tanto da América quanto do restante do mundo. Os cegos já sofrem muito preconceito e, nas próprias palavras de Maurer, “nós[os cegos] sofremos com uma taxa de 70% de desemprego e outros problemas sociais porque as pessoas acreditam que não somos capazes fazer nada e esse filme não está ajudando – absolutamente”. Esta visão não é compartilhada apenas por Maurer, mas corresponde ao pensamento do restante da Federação, o que gerou uma mobilização enorme dentro dos Estados Unidos e planos para um grande boicote.

O objetivo da Federação seria realizar um protesto no dia 3, levando os ativistas às portas de 75 cinemas em torno de 21 estados. Seria o maior protesto dos últimos 68 anos. Para conseguir alcançar tal meta, a NFB conta com o apoio de seus membros (50.000) e outros aliados que distribuem panfletos e placas com dizeres como “Eu não sou um ator, mas faço um cego na vida real”.

Após ouvir ao depoimento de Maurer, a Miramax afirmou que Fernando Meirelles estava indisponível para realizar qualquer comentário pois estaria filmando no momento, mas reportou afirmando: “Nós estamos muito tristes de saber que a Federação Nacional dos Cegos pretende protestar contra o filme Ensaio sobre a Cegueira” e que o Meirelles “trabalhou zelosamente para manter a intenção e a ressonância do aclamado livro”, que por sua vez trata de uma parábola para a falta de comunicação entre os homens no mundo atual (lembrando que o Saramago elogiou o filme, chegando a qualificá-lo como brilhante em uma entrevista para o Globo).

A esta resposta Maurer afirmou: “eu acho que a falta de entendimento é um problema significativo” e “eu acho que retratar isso através de uma associação com a cegueira é algo incorreto”.

Saramago
Saramago

Particularmente, acredito que este seja um problema delicado. Por um lado a NFB está corretíssima em se preocupar com a visão negativa que o filme pode colocar sobre os cegos, retratados-os como incapazes. Mas, por outro, acredito que se os espectadores souberem diferenciar o filme da realidade não haveria problemas. A situação caótica na qual a história se insere é totalmente hipotética e não acredito que eles não sejam capazes de se auto-gerir por serem cegos, mas pela queda da organização social como tal, o que é totalmente diferende da vida dos cegos no nosso mundo. Devemos lembrar que os homens são retratados como seres tão incapazes quanto não apenas neste livro/filme, mas sempre que essa situação ocorre, sendo o melhor exemplo os cenários pós-apocalípticos (um dos meus preferidos é Children of Men). É tudo uma questão de capacidade de discernimento e conscientização, o que infelizmente não existe na grande maioria das vezes. Fico muito triste de ver isto ocorrendo, gosto muito das obras do Saramago como um todo e igualmente dos trabalhos do Meirelles.

lixo e sujeira nas ruas
Compartilhe

8 Comentários

  • Os dois lados estão certos “ao meu ver”.
    Acho que a solução correta não seria um protesto, mas talvez uma comparação entre os cegos inaptos do filme e os da vida real, com gente cega famosa que contribuí para sociedade, talvez em um documentário ou campanha concientizadora.
    P.S.: hahaha ótimos comentários.

  • Não acho legal publicar esse tipo de piada.
    Quem tem um parente com alguma deficiencia, tambem não vai achar graça.
    Fazer o que todo mundo na internet é humorista hoje em dia.
    Anderson Alegrio

  • Não tem o que se falar nesse caso. Se essa acusação de que os cegos são retratados como monstros fosse verdade, logo que o livro saiu deveria ter havido o mesmo tipo de atitude por parte desse grupo aí de cima. Acho que exageraram um pouco na dose e concordo com o último parágrafo da Diana, tem que saber separar ficção de realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Hellboy e o Homem Torto foi feito para agradar Mike Mignola, diz diretor

Após a recepção morna (para dizer o mínimo) do novo filme com...

“A Vingança de Cinderela” não se destaca na moda de contos de fada de terror

Nos anos 2010, espalhou-se uma tendência que pode ser vista até hoje...

Tom Holland compartilha foto misteriosa: “dia de filmagem secreta”

Na manhã de 5 de setembro de 2024, Tom Holland, conhecido por...

High Tide: filme com o brasileito Marco Pigossi e Marisa Tomei ganha trailer

O aguardado filme “High Tide”, estrelado pelo ator brasileiro Marco Pigossi e...

Disney suspende produção de filme adaptado de obra de Neil Gaiman

A Disney anunciou a suspensão temporária da pré-produção do filme “O Livro...

Novo Superman de James Gunn promete ser o oposto de O Homem de Aço

Em um movimento que promete redefinir o universo cinematográfico da DC, o...

Os Fantasmas Ainda Se Divertem se apoia em Michael Keaton para funcionar

Foram 36 anos de especulação sobre uma continuação de “Os Fantasmas Se...

Um filme Minecraft compartilha trailer com Jack Black e Jason Momoa

A Warner Bros. divulgou o primeiro trailer de “Um Filme Minecraft”, uma...