AgendaFilmes

Cinemateca do MAM realiza mostra em homenagem a Warren Beatty

Compartilhe
Compartilhe

Warren Beatty completará 82 anos dia 30 de março. Para comemorar, a Cinemateca do MAM do Rio de Janeiro promove, de 25 a 31 de maio a mostra “Warren Beatty: Uma Rajada de Charme”.

Serão 9 filmes que melhor representam a carreira de Beatty no cinema. A programação trará também uma exposição com o material de arquivo da Cinemateca Na abertura, Ana Rodrigues, da ACCRJ, e Hernani Heffner , da Cinemateca do MAM, farão uma introdução sobre a importância do ator. Um programa imperdível, e o melhor: entrada franca. Confira a programação abaixo:

25/3 – segunda-feira – 18h

Abertura da Mostra com Hernani Heffner e Ana Rodrigues

Clamor do sexo (Splendor in the grass), de Elia Kazan (EUA, 1961). Com Natalie Wood, Warren Beatty, Pat Hingle.

Drama/Romance. Sinopse: O namoro de Bud e Deanie é ameaçado pelas opressivas expectativas de seus pais. Quando são advertidos a não se envolver sexualmente porque isso arruinaria o futuro dos dois, Bud acaba se envolvendo com outra garota e Deanie é internada num hospício. Duas indicações ao Oscar: uma de melhor atriz para Natalie Wood, venceu como melhor roteiro original. 124 min. 14 min.

26/3 – terça-feira – 18h

Bonnie e Clyde: Uma rajada de balas (Bonnie and Clyde), de Arthur Penn (EUA, 1967). Com Warren Beatty, Faye Dunaway, Michael J. Pollard, Gene Hackman.

Ação/Biografia. Sinopse: Bonnie Parker se apaixona por um ex-presidiário, Clyde Barrow, e decide acompanhá-lo. Juntos, iniciam uma carreira de crimes roubando carros e assaltando bancos até serem perseguidos pela polícia por todo o país. Indicado a 10 Oscars, incluindo melhor filme, venceu dois: atriz coadjuvante (Estelle Parsons) e fotografia (Burnett Guffey). Warren Beatty foi indicado a melhor ator. 111 min. 14 anos.

27/3- quarta-feira – 18h

O Céu pode esperar (Heaven can wait), de Warren Beatty, Buck Henry (EUA, 1978). Com Warren Beatty, James Mason, Julie Christie.

Comédia/Fantasia/Romance. Sinopse: Joe Pendleton, jogador do time de futebol americano Los Angeles Rams, morre num acidente de carro. Na vida após a morte, Joe descobre que seu anjo guardião o tirou de seu corpo prematuramente, e ele ainda tem mais anos para viver na Terra. Incapaz de retornar para seu corpo, Joe assume a forma de um ganancioso multimilionário, Leo Farnsworth. Como Farnsworth, Joe tenta retornar para o futebol e se apaixona pela ativista ambiental Betty Logan. Nove indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e ator (Warren Beatty). O filme levou o prêmio por direção de arte. 101 min. 14 anos.

28/3 – quinta-feira – 18h

Bugsy, de Barry Levinson (EUA, 1991). Com Warren Beatty, Annette Bening, Harvey Keitel.

Drama/Biografia. Sinopse: O mafioso Bugsy troca Nova York por Hollywood, e se apaixona pela cidade e pela atriz Virgina Hill. Obcecado com a ideia de construir um luxuoso hotel-cassino em pleno deserto, ele dá origem a Las Vegas, mas sua credibilidade já não é a mesma. Dez indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, diretor, ator (Warren Beatty) e trilha sonora (Ennio Morricone). Ganhou por direção de arte e figurinos. 136 min. 14 anos.

30/3 – sexta-feira – 17h

Reds, de Warren Beatty (EUA, 1981). Com Warren Beatty, Diane Keaton, Edward Herrmann.

Drama/Biografia. Sinopse: O jornalista americano John Reed viaja à Rússia para documentar a Revolução Bolchevique e retorna um revolucionário. Seu fervor pela política de esquerda o leva a Louise Bryant, então casada, que se tornará um ícone feminista e ativista. Em casa, as diferenças entre os ideais de Reed e a realidade causam problemas. Bryant sai com um cínico dramaturgo, e Reed retorna à Rússia, onde sua saúde piora. Indicado a 12 Oscars, incluindo melhor filme, ganhou por melhor diretor (Warren Beatty), atriz coadjuvante (Maureen Stapleton) e fotografia (Vittorio Storaro). Warren Beatty também foi indicado a melhor ator. 195 min. 14 anos.

30/3 – sábado – 16h

A trama (The parallax view), de Alan J. Pakula (EUA, 1974). Com Warren Beatty, Paula Prentiss, William Daniels.

Drama/Suspense. Sinopse: Depois que um candidato à presidência é assassinado, o repórter político Joe Frady começa a suspeitar que a misteriosa Corporação Parallax pode estar envolvida. Enquanto investiga, outras pessoas que compartilham suas suspeitas começam a aparecer mortas, incluindo seu editor. Frady descobre uma conspiração maior do que esperava e deve correr para evitar o próximo assassinato. 102 min. 14 anos.

30/3 – sábado – 18h

Shampoo, de Hal Ashby (EUA, 1975). Com Warren Beatty, Julie Christie, Goldie Hawn.

Comédia/Drama. Sinopse: George é um atraente cabeleireiro em Beverly Hills. Quando decide montar seu próprio salão de beleza, recorre a um empresário para investir no negócio. O único problema é que George mantém relações com a mulher, a filha e a amante do investidor. Com quatro indicações ao Oscar, venceu por melhor atriz coadjuvante (Lee Grant) e ator coadjuvante (Jack Warden). 109 min. 14 anos.

31/3 – Domingo – 16h

Dick Tracy, de Warren Beatty (EUA, 1990). Com Warren Beatty, Madonna, Al Pacino.

Ação/Comédia. Sinopse: Tess Trueheart quer apenas ter uma vida tranquila com seu namorado, Dick Tracy, um detetive da polícia. Porém, existe alguém que pode atrapalhar os sonhos do casal. Este alguém é Big Boy Caprice, um gângster que decidiu fazer uma guerra pelo domínio da cidade e comandar todos os bandidos. Para complicar ainda mais a situação, Dick Tracy também precisa resistir aos avanços da bela Breathless Mahoney, uma sedutora cantora de boate. Com sete indicações ao Oscar, levou por melhor direção de arte, maquiagem e canção (Stephen Sondheim). Al Pacino foi indicado por melhor ator coadjuvante, e Vittorio Storaro por melhor fotografia. 105 min. 14 anos.

31/3 – Domingo 18h

Politicamente incorreto (Bulworth), de Warren Beatty (EUA, 1998). Com Warren Beatty, Halle Berry, Kimberly Deauna Adams.

Comédia Drama. Sinopse: Senador desiludido com a política tem uma crise nervosa e faz um seguro de vida de US$ 10 milhões. Ele decide, em seguida, contratar um assassino para matá-lo e, no pouco tempo que lhe resta, fala a verdade sobre o sistema sem nenhum pudor. Indicado ao Oscar por melhor roteiro original (Warren Beatty e Jeremy Pikser). 108 min. 14 anos.

Serviço:

Warren Beatty – Uma Rajada de Charme

Cinemateca do MAM

De 25 a 31 de março

Ingressos gratuitos

Cinemateca do MAM

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Praia do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140

Telefone: (21) 3883-5630

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Queer, uma espinhosa jornada pessoal

Adaptação do livro homônimo do escritor norte-americano William S. Burroughs, “Queer” vinha...

AgendaArtes Visuais

Cem Anos de Surrealismo: Uma Viagem Poética

A Cia Arte Cultura dá início, a partir do dia 14 de...

CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

AgendaShows

Concerto Tropical de Natal leva crianças e adolescentes ao palco no Rio

A Sala Cecília Meireles apresenta segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 19 horas, dentro da...