em ,

Conheça o filme que só poderá ser visto daqui a cem anos

Parece coisa de maluco, e é. Mas o que não é em se tratando de arte? Imagine só: um filme está sendo feito, mas a nossa geração não o verá. Essa é a ideia do ator americano John Malkovich e do diretor mexicano Robert Rodriguez“100 years: The Movie You’ll Never See” já traz em seu título o aviso de que trata-se de um filme ao qual nós nunca assistiremos.

Tudo começou com uma campanha promocional do conhaque Luís XIII, que é fabricado para ser consumido apenas cem anos depois. Assim como a bebida engarrafada em 1915 só pôde ser comercializada hoje, o mesmo acontecerá com a que está sendo engarrafada agora, que será disponibilizada junto com o filme.

“100 years” é um exercício de futurologia feito para ser avaliado pelos espectadores daqui a cem anos. Mas, segundo Malkovich, a pré-produção envolveu uma extensa pesquisa para adivinhar como será o mundo no século XXII. “Algumas coisas eram estranhamente precisas, mas é claro que a grande maioria era inimaginável. E eu acho que o futuro é assim para a maioria de nós”, disse o diretor.

De fato “prever” o futuro é uma tarefa um tanto ingrata para a ficção. Justamente porque muitas coisas que existirão no futuro não podem ser sequer imaginadas hoje. Quantos filmes sobre o século XXI mostram a internet, por exemplo? “Havia diversas opções sobre como o futuro seria quando o projeto foi criado”, disse Malkovich. “Uma versão incrivelmente tecnológica para além da computadorização; uma civilização pós-Chernobyl em semi-colapso; ou, ainda, um futuro retrô como a ficção científica imaginava nos anos 1940 e 1950”.

E como garantir que as plateias de fato assistirão ao filme daqui a cem anos? A estratégia é distribuir ingressos de metal para cerca de mil pessoas influentes. Elas, então, devem convidar para a exibição em um projetor antigo seus descendentes. E se você ainda acha que a loucura é pouca, a campanha de divulgação começou essa semana com três teasers. Só que nenhum deles mostra o filme verdadeiro. Serve apenas para dar uma noção geral do projeto.

No que se vê nessas prévias a coisa não foge muito do conceito futurista usual. Mas como esse não se trata da obra verdadeira, pode ser que o conceito do filme seja algo completamente díspar.

A pergunta que fica: será que a obra realmente será mantida em segredo até lá, ou alguns privilegiados poderão ter acesso daqui a algum tempo?

“100 Years: The Movie You’ll Never See” tem estreia prevista para 18 de novembro de 2115.

Deixe sua opinião

Publicado por Cesar Monteiro

xXx: Reativado – Um retorno honesto e com muita ação

House of Cards ganha teaser impecável pela Netflix