“Cowboys & Aliens” é o típico filme aquém de suas pretensões

Ambrosia Filmes "Cowboys & Aliens" é o típico filme aquém de suas pretensões

"Cowboys & Aliens" é o típico filme aquém de suas pretensões | Filmes | Revista Ambrosia

Em sua ensandecida busca por estender ainda mais a máquina de dinheiro que nutre sua indústria, Hollywood vem procurando estuprar todos os nichos daquilo que entende como assertivo ao mercado amplo de bilheteria. Mas as vezes eles (meio) que acertam…

Cowboys & Aliens versa sobre essa probabilidade. Inspirado nos quadrinhos de Scott Mitchell Rosenberg, a superprodução do superestimado Jon Favreau, mistura gêneros, potencializa a ação e ainda conta com o encontro de duas pontas icônicas do cinema de ação de ontem (Harrison Ford, quase canastrão) e hoje (Daniel Craig, que parece ter esquecido de sair do 007 que existe dentro de si).

Apesar de certa resistência pessoal ao Western, o filme brilha justamente em seu começo, quando vai seguindo a cartilha previsível do chamado “Velho Oeste”. Com uma direção de arte correta e uma direção até que dinâmica de Jon, a superprodução se incia com um Q de Identidade Bourne ao mostrar o herói Jake Lonergan despertando sem memória no meio do deserto. E ainda com uma misteriosa pulseira metálica presa a seu pulso. Daí, ele segue até uma pequena cidade do Arizona (bem característica do gênero), onde vai se envolvendo com alguns importantes personagens da trama, como o rancheiro arrogante, vivido por Ford e a misteriosa personagem da belíssima Olivia Wilde.

"Cowboys & Aliens" é o típico filme aquém de suas pretensões | Filmes | Revista Ambrosia

Com o decorrer da história, a trama vai se perdendo – principalmente quando entra o desnecessário núcleo indígena – e a parte “alien” do filme traz adrenalina mas perde em força narrativa. O roteiro – que passou por muitas versões e mãos – parece reafirmar a sina dos filmes de Favreau, onde o roteiro é rasteiro mas pautado no carisma de seus personagens. E mesmo que em muitos casos, nem isso aconteça (a personagem de Wilde é muito mal construída), a embalagem para tal esboça alguma satisfação.

Com cenas de ação bem feitas e efeitos (principalmente de som, já que vi em IMAX) impressionantes, Cowboys & Aliens até poderia ser algo mais do que um filme-pipoca mediano… Se levasse a sério a ousadia de sua proposta e a lucidez (criativa) de seu roteiro, com certeza a bilheteria responderia a altura de sua pretensão.

[xrr rating=2.5/5]

#Novidades