Crítica: “Dinheiro Fácil” conta uma inusitada saga de Davi contra Golias em Wall Street

24
0

Dinheiro Fácil é uma releitura inteligente e claro, cômica, de uma história de pequenos investidores que utilizaram as mídias sociais para tirar proveito do capitalismo de Wall Street, alertando que as regras do jogo mais uma vez estavam mudando.

A saga GameStop teve início em 2021, quando usuários do Reddit inflacionaram ações artificialmente, causando perdas milionárias para grandes fundos e investidores que apostavam na queda das ações da fragilizada rede de games. O filme de Craig Gillespie exibe uma versão mastigada no melhor estilo Hollywood, apresentando uma realidade do mercado de ações, que atua para fazer dinheiro e não a favor dos interesses das próprias empresas que possuem capital nas bolsas de valores.

Dinheiro Fácil – divulgação.

Na história do filme membros do Reddit – e especificamente do “subreddit” r/wallstreetbets, que ficou mundialmente famoso após este episódio – começaram subitamente a comprar um grande número de ações da rede de videogames Gamestop, que como uma Blockbuster atual entrou em declínio constante graças a competição na internet. A intenção era desencadear um efeito contrário as apostas da Melvin Capital e o seu fundador Gabe Plotkin, aqui interpretado por Seth Rogen, que haviam apostado numa prática conhecida como “short / venda a descoberto” – explicado pela atriz Margot Robbie no filme A Grande Aposta. Plotkin e sua empresa basicamente lucrariam muito caso as ações da GameStop caíssem, mas como o destino é sempre criativo, alguns usuários do Reddit perceberam a manobra e utilizando a força da internet aumentaram artificialmente o valor da GameStop, levando a Melvin Capital à beira da falência.

Dinheiro Fácil – divulgação.

Keith Gill, interpretado por Paul Dano, também conhecido como YouTuber “Roaring Kitty”, investiu US$ 53 mil na empresa convencido de que se tratava de uma ação subvalorizada, aposta que chegou a valer 48 milhões de dólares no auge do episódio controverso, quando milhares de outros usuários se convenceram que estavam numa revolução contra Wall Street. Dinheiro Fácil nos apresenta alguns desses autodenominados “guerreiros”, versões ficcionais das pessoas reais apresentadas no livro de Ben Mezrich que deu origem ao filme: uma enfermeira de Pittsburgh (America Ferrera), um caixa da GameStop (Anthony Ramos) e dois estudantes universitários (Talia Ryder e Myha’la Herrold). Todos pessoas comuns que estavam precisando de dinheiro e desesperados por uma comunidade nos primeiros dias da pandêmia do Covid. Um cenário que se tornou propício para Gill, perfeitamente trazido à vida pelo simpático Dano, para catalizar um movimento que ainda repercute na internet e claro, em Wall Street.

O trabalho do diretor Craig Gillespie (do excelente “Eu, Tonya”) permanece – em grande parte – honesto sobre a inusitada saga, que retrata com humor a realidade de muitas pessoas que estão apenas tentando escapar de uma armadilha em suas vidas. Também serve de aviso para uma onda que se seguiu onde tantos outros grupos tentaram repetir a façanha da saga Gamestop, ainda que no fim o filme romantize o episódio como o “início de um movimento”.

Paul Dano em Dinheiro Fácil.

Dinheiro Fácil

Dinheiro Fácil
7 10 0 1
Nota: 7/10 – Ótimo
Nota: 7/10 – Ótimo
7/10
Total Score iÓtimo
Spike Lamen
WRITTEN BY

Spike Lamen

“Man cannot do without beauty, and this is what our era pretends to want to disregard.” — Albert Camus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *