em ,

Curtos: O Muro (Tião)

Sinopse

Alma no vazio, deserto em expansão.

O que temos a dizer

Sempre que eu criticava um curta-metragem universitário por seu experimentalismo visual vazio (infelizmente, acontece muito, e a maioria dos curtas nacionais produzidos anualmente vêm das universidades), as respostas me diziam que esse era o momento de testar as habilidades visuais e tentar encontrar o seu caminho, antes de partir para um trabalho que exigisse algum retorno comercial. E isso faz bastante sentido, é na faculdade que os futuros cineastas devem se aventurar por caminhos que eles ainda pouco compreendem.

Pois aqui eu encontro um exemplar de construção visual sofisticada, cujo sentido semiótico me escapa, mas que me atrai com um magnetismo raro. E não se trata de um curta universitário.

O Muro foi produzido na pequena cidade de Conceição de Cima (PE) com um elenco majoritariamente amador – que passou por uma peneira – e isso fica claro na tela. Não que eles não saibam atuar, mas pela naturalidade e pelo espaço tão bem aproveitado em que atuam. Em planos de beleza – e esquisitice – plástica inegáveis e com um fio narrativo bastante aberto para a conclusão específica de cada espectador, Tião, diretor e argumentista, inspira-se no que é interessante visualmente, com uma boa pitada de surrealismo, para criar o que hoje é comum chamar de mindfuck.

O curta foi premiado no Festival de Cannes 2009, assim como no festival de Londrina e no de Juri Popular. Esses prêmios parecem mais fruto da habilidade de mexer com o espectador do que suas habilidades narrativas, mas são indubitavelmente merecidos. O Muro pode ser visto tanto como um capricho visual bem de tirar o fôlego quanto uma tentativa de absorver o público para dentro de uma história que ele mesmo precisa reconstruir. De qualquer maneira, trata-se de um filme imperfeito e imperdível.


Nota: star Curtos: Convite para Jantar com o Camarada Stalin (Dir. Ricardo Alves Júnior)star Curtos: Convite para Jantar com o Camarada Stalin (Dir. Ricardo Alves Júnior)star Curtos: Convite para Jantar com o Camarada Stalin (Dir. Ricardo Alves Júnior)half star Curtos: Convite para Jantar com o Camarada Stalin (Dir. Ricardo Alves Júnior)blank star Curtos: Convite para Jantar com o Camarada Stalin (Dir. Ricardo Alves Júnior) 

Título: O Muro
Duração: 18:16m
Realizador: Tião
Produtora: Trincheira Filmes
Ano: 2008

Participe com sua opinião!

Navegante

Publicado por Henrique Amud

Panorama do mercado de home video

A Árvore da Vida, de Terrence Malick