“Evidências do Amor” é uma inspiradíssima comédia romântica fantástica

17
0

“Evidências do Amor” é aquele tipo de filme que já no trailer mostra o quão inspirado é seu argumento. Porém, sabemos que as prévias promocionais podem se revelar belas propagandas enganosas (lembra-se de “Esquadrão Suicida” de 2016?). Por outro lado, a promessa de uma mistura de “O Feitiço do Tempo” com “500 Dias Com Ela” era tão irresistível que não tinha como não torcer para que desse muito certo. As presenças de Sandy e Fabio Porchat no elenco, que servem como chamariz para o grande público, são a cereja de uma torta deliciosa.

A história acompanha um casal, Marco Antônio e Laura que se apaixonam após cantarem juntos em um karaokê a música ‘Evidências’, grande sucesso gravado por Chitãozinho & Xororó (pai de Sandy, diga-se de passagem) e se tornou quase um hino nacional brasileiro não oficial. Chegou a ser tocada até no show do Bruno Mars, no The Town, no ano passado, um dos pontos altos da apresentação. Após alguns percalços ao longo do relacionamento (que só entenderemos depois), o casal acaba terminando. Passado um ano após o término Marco Antônio percebe que, todas as vezes que escuta a faixa, ele é transportado para situações do passado, revivendo, especificamente, as desavenças com a ex. Para se livrar de uma vez por todas dessas lembranças indesejadas e acabar com a misteriosa maldição, ele precisa acertar as contas com o passado para seguir em frente mesmo sem a mulher da sua vida.

O clássico sertanejo funciona como ‘I Got You Baby’ de Sonny & Cher em “O Feitiço do Tempo”, mas ao invés de ficar preso ao mesmo dia como o personagem de Bill Murray, Phil, Marco Antônio se vê atado aos episódios que foram, aos poucos, minando seu relacionamento com Laura. Essa “DR” forçada com sua própria memória o coloca em uma série de situações hilárias muito bem arquitetadas pelo roteiro inspirado de Pedro Antonio Paes, também a cargo da direção, Luanna Guimarães e Álvaro Campos. A identificação com diversas passagens é inevitável, o que é garantia de risadas, sobretudo para os casais na plateia.

O timing de Fabio Porchat para humor é um dos grandes trunfos do longa, assim como sua cumplicidade com a também humorista do “Porta dos Fundos” Evelyn Castro. Ela interpreta Julia, a amiga de Marco Antônio que o ajuda (e trola) em sua jornada para se libertar do passado que insiste em assombrá-lo. É um bom exemplo de coadjuvante que auxilia o desenvolvimento da trama com bastante graça.

A direção de Pedro Antonio Paes acerta por se inspirar nas comédias românticas norte-americanas, mas sem se esquecer do tempero brasileiro, fugindo da armadilha de parecer um mero arremedo das produções gringas. A edição ágil, mas não frenética demais que atrapalhe a compreensão ou se desvie o foco também contribui para a construção de um filme de entretenimento quase perfeito, como há muito não se via no cinema nacional. Se essa perfeição não é alcançada, é devido a alguns momentos em que, tendo em cena um dos mais sagazes humoristas do Brasil, a direção acaba se encaminhando para um formato de esquete. É como se houvesse uma pausa para um stand-up. Por mais que em boa parte tenha sua graça, compromete um pouco a fluidez da história.

E quem punha dúvidas sobre o desempenho de Sandy como atriz, fica a prova de que sob uma direção competente ela pode proporcionar uma atuação bastante satisfatória. A irmã de Junior está no tom certo, não destoa do ritmo das piadas, além de criar uma ótima química junto com Porchat.

“Evidências do Amor” é mais uma ótima prova, assim como “O Homem do Futuro”, que o cinema nacional consegue produzir ótimos filmes de gênero. A comédia romântica fantástica aponta para a possibilidade de outros diretores da nova geração embarcarem na ideia de um cinema de entretenimento de qualidade sólido, made in Brazil, tirando a nossa produção da mesmice. Não custa torcer. E sim, você irá sair da sessão com a música na cabeça, mas, acredite, é de forma positiva.

Evidências do Amor

Evidências do Amor
9 10 0 1
Nota: 9/10 - Fantástico
Nota: 9/10 - Fantástico
9/10
Total Score iFantástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *