Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Festival do Rio 2022 – Padre Pio, de Abel Ferrara

“Padre Pio”, o novo filme do diretor ítalo-estadunidense Abel Ferrara não pode ser chamado de cinebiografia. O drama sobre Francesco Forgione, o frade franciscano capuchinho cujos estigmas e habilidades místicas – assim como seus laços e posterior rejeição ao fascismo – lhe renderam controvérsia durante sua vida, ganha contornos de metáfora ao momento político que o mundo vive hoje. A começar pela própria Itália, onde a ascensão da extrema direita recém-eleita já era uma premonição.

Ferrara traça uma bifurcação ao tratar da revolta socialista por parte da classe trabalhadora e o foco no padre em si, responsável pelos momentos em que o cineasta permite alguns devaneios. Artisticamente a segunda é mais interessante, na qual a fotografia acachapante de Alessandro Abate ganha ainda mais pujança. A primeira, no entanto, ganha no ritmo, embora algumas atuações deixem um pouco a desejar.

O interessante nesse libelo antifacista de Ferrara é como o diretor e o roteirista Maurizio Braucci com quem ele escreveu o script, parecem terem passado alguns tempos no Brasil. Das falas de membros do fascismo saem coisas como “nossa bandeira jamais será vermelha”, algo com que estamos bastante familiarizados.

Festival do rio 2022 - padre pio, de abel ferrara – ambrosia
Festival do rio 2022 - padre pio, de abel ferrara

Shia LaBeouf interpreta o personagem-título, ainda em início de jornada, de uma forma surpreendentemente eficaz. É possível também traçar um paralelo entre o drama do padre com uma redenção do ator. Por isso é de se acreditar que a escalação foi mesmo nesse sentido.

É nítido o quão fascinado pela tormenta de Padre Pio. Embora tenha uma boa atuação, LaBeouf escorrega na histeria ao transmitir sua angústia. E nesses momentos o sotaque americano parece escorregar (ok, o filme é falado em inglês mas todo o elenco é italiano e fala inglês com sotaque), o que nos desprende um pouco do personagem.

Festival do rio 2022 - padre pio, de abel ferrara – ambrosia
Festival do rio 2022 - padre pio, de abel ferrara

Embora não configure na lista dos melhores trabalhos desse que é conhecido como “Scorsese do underground”, “Padre Pio” é válido como exercício político (inclusive dedica o longa ao povo ucraniano nos créditos finais) e nos mostra Abel Ferrara ainda vigoroso.

Padre Pio

Padre Pio
7 10 0 1
Nota: Ótimo - 7/10 estrelas
Nota: Ótimo - 7/10 estrelas
7/10
Total Score iÓtimo
Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

“Noites de Paris” e as marcas que deixamos na vida dos outros

Próxima publicação

‘Mania – The ABBA Show’ neste domingo no Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir
Ambrosia Receba as novidades em primeira mão!
Dismiss
Permitir notificações