AcervoCríticasFilmes

Festival do Rio: “Califórnia” vai além do simples cinema teen

Califórnia é o cartão de visitas de Marina Person no campo dos longas metragens de ficção. É também uma amostra do frescor que advém do repertório da diretora e que parece formatar a personalidade dos futuros trabalhos da ex-Vj da MTV. Estela (Clara Gallo) é uma adolescente como a maioria de sua idade, ou seja, descobrindo a si e ao mundo em que vive. Seu sonho é ir para a Califórnia visitar seu tio Carlos (Caio Blat). Um belo dia recebe a notícia de que sua viagem terá que ser adiada, pois seu tio está de volta ao Brasil.

Carlos está com AIDS e vem terminar seus dias perto de sua família. Ao mesmo tempo em que vive o turbilhão da primeira paixão, ou apenas o início de seus dilemas amorosos. Nesse contexto, preste atenção na performance do ótimo ator Caio Horowicz, que interpreta JM, o esquisito elo que a liga ao verdadeiro amor romântico.

Marina fez um filme calcado em sua memória afetiva, permeado por imagens, músicas e sensações. A expertise musical de Marina torna suas referências em momentos quase oníricos na trilha sonora que vai de The Cure e David Bowie até Kid Abelha e Blitz. Fora outras citações literárias.

A descoberta da identidade e sexualidade de uma adolescente dá a tônica para uma narrativa que acompanha esse crescimento. O próprio filme amadurece durante seu desenvolvimento (na prática, ele melhora muito em seu decorrer). Talvez peque por uma espécie de superficialidade dessa idealização, especialmente no tocante a evolução dramática do tio gay.

Califórnia é um filme deliciosamente pop, mas também é um filme quase ingênuo na percepção que faz de um tempo. E essa ingenuidade imprime absolutamente legítima.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...