em ,

Festival do Rio: “James Brown: Mr Dynamite” – A genialidade do rei do soul

Conhecido como The Goodfather of Soul e Mr. Dynamite, James Joseph Brown Jr. foi um dos artistas mais completos do século XX. Conseguia unir voz, dança, carisma, presença de palco e uma visão musical ímpar. O documentário “James Brown: Mr Dynamite” (Mr. Dynamite: The Rise of James Brown, EUA/2014) corrobora tudo o que já fora dito sobre a genialidade do artista, mas é divertido ouvir da boca de quem foi testemunha ocular do auge de Brown.

O filme acompanha sua trajetória, dos anos de pobreza na infância no sul racista dos Estados Unidos até se tornar o maior nome da soul music, mudando a cara da música norte americana e influenciando artistas até os dias de hoje. Entre os depoimentos, Mick Jagger, que produziu o documentário e também a cinebio “James Brown”, confirma que observava bastante Brown no palco para aperfeiçoar suas performances com os Rolling Stones. E no documentário são mostradas fotos de arquivo que comprovam isso. Também é divertido o depoimento de Bootsy Collins, integrante da renovação da banda do soul man, composta só por músicos jovens.

NEWPORT, RI - JULY 6: Godfather of soul James Brown performs onstage at the Newport Jazz Festival on July 6, 1969 in Newport, Rhode Island. (Photo by Tom Copi/Michael Ochs Archives/Getty Images)

O registro conta com a participação dos membros da banda original contando histórias curiosas de bastidores, e entrevistas de arquivo do próprio James Brown. A faceta mais polêmica do godfather fica um pouco de lado, já que o foco do documentário é muito mais a música do que a vida pessoal. Esta consta apenas para dar estofo à história de sucesso. É curiosa também a constatação de que o obscuro período de bigode, em meados dos anos 70, foi talvez o mais influenciador, sendo fonte de inspiração até para Prince, que assim como Michael Jackson, Kanye West e Jay Z, deve muito ao sex machine.

james brownQuem assistiu ao show de James Brown no Free Jazz em 1994 afirma ter visto Elvis Presley, os qutatro Beatles e os Rolling Stones em um cara só. “James Brown: Mr Dynamite” mostra porque.

Cesar Monteiro

Publicado por Cesar Monteiro

Um viciado em cultura pop que adora compartilhar seu vício com o maior número de pessoas possível