Filmes

Festival do Rio: Os tempos de Harvey Milk

Times of Harvey Milk Poster

Vencedor do Oscar de melhor documentário de 1984, o filme de Rob Epstein inspirou o premiado MILK, de 2008.

Sendo um documentário, além de termos a chance de vermos os personagens reais dessa história, a questão política é muito mais significativa. Há espaço para a emoção no relato dos amigos de Harvey e em sua trajetória tão comovente, mas somos apresentados ao Milk político.

Numa época de mudanças, Harvey Milk foi o primeiro gay assumido a se eleger para um cargo público ( na mesma eleição que colocou um chinês, uma feminista e uma mulher negra no conselho da prefeitura). Na tentativa de legislar para todos, ele apoiou leis que melhoraram a cidade. Seu grande momento político chegou quando uma proposta de emenda constitucional planejava caçar professores gays, para evitar que seu comportamento afetasse as crianças.

Considerando tal idéia uma violação dos direitos humanos e da própria constituição, Harvey fez campanha para que a emenda não fosse aprovada, e sua vitória só fez o fracasso de seu colega Dan White parecer mais retumbante, já que nos onze meses na prefeitura ele nunca conseguiu a mesma atenção que Milk. Apoiando conceitos morais que pareciam ultrapassados para os anos setenta, não demorou para que White resolvesse fazer “justiça” e considerando Harvey um símbolo da mudança, só precisou de uma arma para deixar clara sua opinião.

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...