Ambrosia Filmes Festival do Rio: Os tempos de Harvey Milk

Festival do Rio: Os tempos de Harvey Milk

Times of Harvey Milk Poster

Vencedor do Oscar de melhor documentário de 1984, o filme de Rob Epstein inspirou o premiado MILK, de 2008.

Sendo um documentário, além de termos a chance de vermos os personagens reais dessa história, a questão política é muito mais significativa. Há espaço para a emoção no relato dos amigos de Harvey e em sua trajetória tão comovente, mas somos apresentados ao Milk político.

Numa época de mudanças, Harvey Milk foi o primeiro gay assumido a se eleger para um cargo público ( na mesma eleição que colocou um chinês, uma feminista e uma mulher negra no conselho da prefeitura). Na tentativa de legislar para todos, ele apoiou leis que melhoraram a cidade. Seu grande momento político chegou quando uma proposta de emenda constitucional planejava caçar professores gays, para evitar que seu comportamento afetasse as crianças.

Considerando tal idéia uma violação dos direitos humanos e da própria constituição, Harvey fez campanha para que a emenda não fosse aprovada, e sua vitória só fez o fracasso de seu colega Dan White parecer mais retumbante, já que nos onze meses na prefeitura ele nunca conseguiu a mesma atenção que Milk. Apoiando conceitos morais que pareciam ultrapassados para os anos setenta, não demorou para que White resolvesse fazer “justiça” e considerando Harvey um símbolo da mudança, só precisou de uma arma para deixar clara sua opinião.

Participe com sua opinião

Por favor preencha o comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação