Filmes

Festival do Rio: Topp Twins – Garotas Intocáveis

Crítica por Natália Bittencourt.

Quando vi o título “Topp Twins – Garotas Intocáveis” minha primeira impressão foi de que veria um filme trash, respaldado pelo fato de o filme estar na mostra Midnight Movies do Festival do Rio. Quando li o início da primeira frase da sinopse:  “o filme conta a historia das gêmeas lésbicas” minha suspeita se confirmou e fiquei bastante empolgada – já que eu sou uma grande apreciadora do mau gosto e do bizarro , e minha empolgação ficou ainda maior quando vi o pôster. Pronto, fui para o cinema com completamente envolta por essas gêmeas lésbicas intocáveis e suas armas de plástico, que imaginei com bastante realismo e cor.

O filme começa e nada de armas de plástico ou bizarrice, a não ser que você considere os cortes de cabelo dos anos 80 como bizarrices, eu considero. O que o filme mostra são apenas duas meninas/mulheres/senhoras simpáticas que cantam country na Nova Zelândia e que tiveram foram espertas ao gravar suas vidas desde muito novas, como se de fato já estivessem fazendo esse filme há 30 anos.

Trata-se verdadeiramente de um documentário sobre a vida das gêmeas Jool e Linda Topp, que desde cedo se apresentam em praças publicas ou qualquer outro lugar que lhes ceda espaço para que outras pessoas possam ouvir suas musicas e rir de suas piadas. Desinibidas, politizadas, talentosas, peculiares e absolutamente cativantes, essas fazendeiras conseguiram através do humor e de suas musicas atrair a atenção de políticos, de pessoas da mídia e do publico geral para questões humanas, ecológicas e sócio-políticas, mudando inclusive algumas leis e a postura das pessoas em relação ao homossexualismo na Nova Zelândia.

Participando ativamente do movimento contra o apartheid, contra a discriminação sexual a favor da mudança da lei dos direitos humanos para inclusão dos gays e lésbicas, Jool e Linda lutaram pela preservação de terras indígenas e, segundo o filme, foram bem sucedidas em todas as suas empreitadas. Mantêm até hoje forte engajamento político e continuam batalhando por um mundo livre de armas nucleares, medo muito presente na juventude das duas. Ainda sem medo de passar vergonha criaram alguns personagens que viraram lendas no país e se apresentam até hoje com grande vigor.

Apesar de não ser o que eu esperava, as gêmeas lésbicas agradaram a min e a todo o pequeno publico do cinema (os loucos que estavam meia noite numa sexta-feira vendo um documentário neozelandês sobre cantoras country lésbicas). Depois da primeira piada fomos cativados para esse universo de cidade pequena com cheiro de lenha queimando, onde a maior diversão que se pode imaginar é pintar com diversas cores, no melhor estilo giz de cera, lindas e inocentes ovelhas brancas. Num país onde se diz “quel” ao invés de “cow” e que o esporte oficial é rugby e não o futebol. E devo admitir que essa viagem foi uma delícia.

Deixe um comentário

Sugeridos
The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

Batman 2: Steven Soderbergh assume reta final das filmagens após afastamento de Matt Reeves

Cineasta de ‘Onze Homens e um Segredo’ assume o comando da fotografia...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Street Fighter trailer jogável
FilmesNotícias

‘Street Fighter’: Noah Centineo revela que coordenor de dublês garantiu a fidelidade aos golpes do game

Com visual e movimentos fiéis aos clássicos dos videogames, a nova adaptação...

O Deserto de Luiza Alan Minas
FestivaisFilmesNotíciasPremiações

Festival do Rio anuncia vencedores do Troféu Redentor

O Festival do Rio 2026 encerrou esta noite sua 28ª edição com...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

Contos Paralelos
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “Contos Paralelos” e a Fronteira Difusa Entre Fato e Ficção

Asghar Farhadi constrói elaborado meta-drama parisiense inspirado em Kieślowski e Hitchcock, que...

Feito Pipa
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – Feito Pipa é comovente em uma história de puro lirismo

Histórias coming of age são sempre um êxito na cultura pop, ainda...

O Vento Vai Reagir crédito Diazul de Cinema (10)
AgendaFilmes

‘O Vento Vai Reagir’: Doc com temática indígena compete em festival nos EUA

“O Vento Vai Reagir”, longa-metragem de Delvair Montagner e Marcelo Díaz, participa...