AcervoAmbrosiaCríticasFilmes

Festival do Rio: "Obra" e sua reiteração fotográfica

Compartilhe
Compartilhe

Longa de estreia do curtametragista Gregorio Graziosi, Obra, trouxe para a Première Brasil do Festival do Rio 2014 o cartesianismo arquitetônico de São Paulo representado numa soturna história sobre conflitos internos e incômodos de um arquiteto (Irandhir Santos, recorrente no Festival desse ano) envolvido num grande projeto que esbarra na questão (ética?) de estar sobre um cemitério clandestino. O terreno é herdado da família e o empreendimento é incentivado pelo pai. Prestes a ser pai, ele entra numa espécie de revisão do passado, e da sua consciência.
Ao apresentar seu filme, Gregório até fez uma interessante justificativa sobre seu filme: “Eu tinha que fazer esse filme. pois eu queria muito falar da minha relação com São Paulo. Para mim, a cidade só pensa no cotidiano, no novo, não sabe lidar com o que veio antes”. Entretanto, Obra sofre de um sintoma muito comum em primeiros filmes: o excesso de estilismos. Menos para realçar a história, e mais para uma auto afirmação. A plasticidade excessiva atravanca seu discurso metafórico urbano, que pretende ecoar na relação individual de seu protagonista, mas soa banal. O antagonismo – na figura de Julio Andrade – nada mais é que uma necessidade do discurso e não um recurso dramático em si. A narrativa contemplativa ajuda muito a (belíssima) fotografia em preto e branco de André Siqueira Brandão, mas um filme não é feito só de belas imagens estáticas (como bem nos ensinou Antonioni), e o diretor acaba por fazer de seu filme um simples exercício umbilical.
nota 2

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Parthenope: Os Amores de Nápoles

Juntas, elas têm 26 Oscars de Melhor Filme Internacional. Itália e França,...

AstrosCríticasMúsica

“Angel of the Morning”: Uma Canção Atemporal

Há músicas que transcendem o tempo, atravessando décadas e gerações com uma...

CríticasFilmesLançamentos

“Máquina do Tempo” muda o rumo da História com narrativa ousada

Se você gosta de História tanto quanto eu, já deve ter se...

AgendaFilmes

CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe mostra gratuita da cineasta Paula Gaitán

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, entre os dias 6 e...

FilmesPremiaçõesVideocastVideos

Por que Fernanda Torres perdeu o Oscar?

O Brasil está em festa pela vitória de “Ainda Estou Aqui” no...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar com vitória inédita do Brasil leva clima de Copa do Mundo ao Carnaval

Foi uma situação atípica no último domingo (2). Um Oscar no meio...

EntrevistasFilmesNotícias

Fernanda Torres pede para mandarem “só amor a Mikey Madison”

Diretor e atores do filme brasileiro vencedor do Oscar conversaram sobre "Ainda...