AcervoCríticasFilmes

Festival do Rio: "Sangue Azul" é o verdadeiro "Isolados"

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2014/10/sangue_azul_2_daniel_oliveira_por_rodrigo_valena-1.jpg" rel="nofollow"> &title=Festival%20do%20Rio%3A%20%22Sangue%20Azul%22%20%C3%A9%20o%20verdadeiro%20%22Isolados%22" rel="nofollow"> &name=Festival%20do%20Rio%3A%20%22Sangue%20Azul%22%20%C3%A9%20o%20verdadeiro%20%22Isolados%22" rel="nofollow">

O cinema de Lírio Ferreira é marcado por forte identidade representativa, algo observado até em sua incursão pelo documentário, como no estilístico Cartola – Música para os olhos. Quase dez anos depois de sua última ficção (Árido Movie), o diretor retorna ao gênero com Sangue Azul, um dos filmes que compõe a Première Brasil do Festival do Rio 2014.
Com um fotografia deslumbrante, evidenciado as luzes de Fernando de Noronha, a história acompanha a vida do sedutor Zolah (Daniel de Oliveira, ótimo), artista de circo que deixou a ilha para “ganhar o mundo”, e que retorna ao lugar, com sua  trupe circense, para encarar os fantasmas de seu passado, dentre eles, a redescoberta de um amor (também carnal) pela própria irmã (Caroline Abras).
sangue_azul_2_daniel_oliveira_por_rodrigo_valenaLírio fez um filme sobre isolados. A própria ilha é uma metaforização desses vários isolamentos que permeiam a história. Há o isolamento afetivo, emocional, moral e até o sexual (em cenas bem gráficas, mas bem filmadas).
O roteiro não está muito preocupado em acompanhar a narrativa de seus vários personagens, mas sim em estabelecer uma representação maior sobre o conjunto, um estilo do diretor. A própria curva dramática de Zolah, assim como os impulsos sexuais pela e com a irmã, são quase destituídos de conflitos morais. Tudo é retratado com a urgência desse isolamento e como isso afeta o envolvimento dos personagens. Esse tipo de narrativa não entrega desfechos, e isso pode deixar tudo relativo demais. Mas como experiência cinematográfica, vale sempre prestar a atenção e se deixar levar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Superman inaugura com acerto a nova DC no cinema

“Superman” não é um filme de origem do primeiro super-herói da História....

FilmesVideocastVideos

Superman – Respondendo a Perguntas Com Spoilers

“Superman” está em cartaz e o Outcast responde a perguntas com spoilers...

CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

CríticasFilmes

Um ano de Mindfulness: se conhecer para se libertar dos automatismos!

Em meio a uma crise global de saúde mental, milhões de pessoas...

ClássicosCríticasFilmes

Um dia de fúria: Burnout explícito no clássico de Michael Douglas

Um dia e tudo muda, uma pessoa antes condicionada explode em uma...

AgendaFilmes

‘Betânia’ estreia no Streaming

Produzido pela Salvatore Filmes, com coprodução do Canal Brasil, “Betânia” chega ao...

CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

AgendaFilmes

‘Filhos do Mangue’ estreia nos cinemas

O violento e desregrado Pedro Chão (Felipe Camargo) aparece ferido e sem...

ClássicosCríticasFilmes

O Fugitivo Sanguinário: da perspectiva de homens e mulheres

Um suspense de estrada co-escrito e dirigido por Pasquale Festa Campanile. Estrelado...

FilmesNotícias

“A Odisseia” de Christopher Nolan ganha trailer exibido apenas nos cinemas

Prévia pode ser vista também no Brasil “A Odisseia”, nova empreitada do diretor Christopher...

CríticasFilmesModa

O documentário da HBO “Fake Famous – Uma Experiência Surreal nas Redes”

Aqui vamos falar da teatralidade cotidiana e o lugar do corpo em...