Fãs brasileiros de Tokusatsus (seriados japoneses de heróis) estão ansiosos à espera do tão aguardado filme do Jaspion produzido no Brasil. Anunciado oficialmente em 2019, ficou sem novidades durante todos esses anos, até que este ano, em que o herói completa 40 anos de sua estreia no Japão, ganhou um posicionamento da Sato Company, produtora à frente do projeto.
A Revista Ambrosia está na Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, que acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e perguntou a Nelson Sato, presente no evento, sobre em que momento a produção se encontra.
Segundo o CEO da Sato, o filme está em fase de análise do roteiro e escolha de elenco, para que o projeto seja apresentado a parceiros, uma vez que contará com um orçamento alto para o cinema nacional (algo em torno de R$ 25 mil).
Também perguntamos sobre os efeitos especiais, já que tomarão boa parte dos custos de produção. Seriam efeitos práticos como nos anos 1980 ou digitais como vemos nos atuais Tokusatsus como os novos Sentai e Kamen Riders? “Faremos uma mistura. Metade de cada, para agradar ao público nostálgico e aos mais jovens”, disse Sato.
Quanto à data, o CEO contou à Ambrosia que os planos são de um lançamento para daqui a dois anos, ou seja, em 2027.
O anúncio do longa foi feito na Rio2C de seis anos atrás, com participação da Toei Company, produtora japonesa responsável por Jaspion e outras séries amadas como “Changeman”, “Jiraiya”, “Jiban” e “Kamen Rider”, que dá a chancela para a produção. Na ocasião foi apresentado o cineasta Rodrigo Bernardo, de “Talvez uma História de Amor”, para assumir a direção.
Jaspion, ou O Fantástico Jaspion, é uma série japonesa do gênero tokusatsu produzida pela Toei Company em 1985. Originalmente chamada Kyojuu Tokusou Juspion no Japão, a série faz parte da franquia Metal Hero e conta a história de um jovem órfão criado por um sábio chamado Edin, que o treina para enfrentar o mal em uma jornada intergaláctica. Jaspion luta contra o vilão Satan Goss e seus monstros, utilizando sua armadura metálica e o gigantesco robô Daileon.
No Brasil, Jaspion se tornou um verdadeiro fenômeno nos anos 1980, especialmente após sua estreia na TV Manchete em 1988. Foi uma das primeiras séries tokusatsu da Toei a serem exibidas no país, ao lado de Changeman e marcou toda uma geração. Com sua mistura de ação, efeitos especiais, monstros gigantes, trilha sonora empolgante e carisma do herói, conquistou uma legião de fãs brasileiros — muitos dos quais mantêm viva a nostalgia da série até hoje.
O sucesso foi tão grande que Jaspion é frequentemente lembrado como um ícone da cultura pop japonesa no Brasil, tendo influência direta na popularização de outros seriados japoneses por aqui, assim como os animes.