Após a destruição das Doze Colônias da Humanidade, o último grande porta-aviões lidera uma frota improvisada de fugitivos, em uma busca desesperada pelo lendário planeta Terra.
Em 1978, logo após o estrondoso sucesso de Star Wars (1977), que se tornou o maior sucesso de todos os tempos, uma febre tomou conta dos cineastas, todos correndo para capitalizar o fervor em torno da ficção científica. Por um breve momento, parecia que os sonhos dos fãs desse gênero estavam prestes a se realizar. Houve uma enxurrada de remakes, como Invasores de Corpos (1978), Buck Rogers (1979), Daqui a cem anos (1979) e Flash Gordon (1980). Além disso, vimos sequências de clássicos como O Dia em que a Terra Parou (1951), uma nova incursão cinematográfica de Jornada nas Estrelas (1979) e até uma adaptação da obra-prima de Ray Bradbury, Crônicas Marcianas (1980). No entanto, o tão esperado boom da ficção científica acabou não se concretizando conforme o fandom ansiava. Em vez disso, o que testemunhamos foi uma inundação de produções que tentavam replicar o sucesso estrondoso de Star Wars, mas que muitas vezes se resumiam a pouco mais do que tiroteios interestelares entre naves espaciais e aqueles robôs engraçados.
Entre os muitos imitadores de Star Wars, Galactica: Astronave de Combate ou melhor, Battlestar Galactica, se destaca como um exemplo óbvio. Durante a longa espera entre Star Wars (1977) e O Império Contra-Ataca (1980), a saga espacial de Battlestar Galactica (1978-1979) era uma deixa. O escritor e produtor Glen A. Larson (1937-2014) começou a desenvolver a série de TV que se tornou Battlestar Galactica no final dos anos 1960, mas não recebeu luz verde até que o sucesso de Star Wars (1977) tornou a ópera espacial uma moda. Para ajudar a recuperar os custos (supostamente US$ 1 milhão por episódio), a Universal reuniu pedaços dos primeiros episódios em um longa-metragem, que foi exibido internacionalmente alguns meses antes da estreia da série na telinha, e então foi lançado nos EUA. depois que a série foi cancelada.
A história segue o comandante militar Adama (Lorne Greene (1915-1987) enquanto ele lidera um grupo de naves espaciais em fuga de seus mundos devastados após um ataque de alienígenas chamados Cylons. (O termo “Cylon” refere-se tanto aos soldados robóticos quanto aos seus senhores semelhantes a lagartos.) Vários personagens humanos lutam contra a escassez de alimentos, traumas de guerra e uma série de outras crises melodramáticas, tudo isso vestindo fantasias prontas para action figures. Apoiado por um enredo bastante imaginativo e pela presença de estrelas convidadas, incluindo Ray Milland (1907-1986) e Jane Seymour (1951), o filme avança rapidamente, e algumas das imagens do espaço sideral são bastante memoráveis, como cenas em que os heróis lançam suas naves espaciais “Viper” de dentro da nave principal.
Quanto ao elenco, Greene e o protagonista Richard Hatch (1945-2017) são muito sérios, enquanto Dirk Benedict (1945) se sai muito melhor como um piloto arrogante no modo Han Solo, enquanto John Colicos (1928-2000), que interpreta o vilão, o Conde Baltar, faz um papel memorável.
Com o supremo John Dykstra (1947), da Industrial Light And Magic, a bordo, o filme ostentava sequências de efeitos especiais que eram virtualmente incomparáveis na época. O fato de que Battlestar Galactica continua relativamente popular até hoje é um testemunho de como foi um exemplo essencialmente pioneiro de ficção científica na televisão, abrindo caminho para futuros programas como Star Trek: The Next Generation e Babylon 5. Embora os efeitos especiais pareçam compreensivelmente datados pelos padrões modernos, a versão cinematográfica da série mantém o charme que o tornou tão popular na época.
Em última análise, Battlestar Galactica carecia da profundidade épica e da variedade distintiva de Star Wars ou do noir atraente e sombrio de Blade Runner, mas era, e é, simplesmente divertido e envolvente. Pode ser inevitavelmente criticado por uma geração de fãs de cinema generosamente nutridos pela magia em alta velocidade de The Matrix e os prelúdios de Star Wars, aprimorados por CGI de Lucas. Apesar disso, ainda acenderá uma pequena chama nos corações dos fãs de ficção científica que anseiam por tempos mais simples, quando podíamos ver os fios nas naves espaciais e as explosões metálicas das batalhas de lasers eram pontuadas por um “Bidibidibidi”.
Homenagem Póstuma: Harry Johnson (1942-2024)
Harry Johnson, um ator veterano que apareceu em séries de sucesso como Battlestar Galactica, Buffy a Caçadora de Vampiro e Law & Order, faleceu aos 81 anos, no dia 2 de janeiro após uma longa doença.
Nascido em Plainfield, NJ, em 1942, Johnson começou sua carreira como jogador contratado pela Universal Studios e fez sua estreia na televisão como um guerreiro nesse épico de scifi de 1978, que apresentou Battlestar Galactica. Ele voltou à série, desta vez como piloto, um ano depois.
O ator, muitas vezes creditado como Chip Johnson ao longo das décadas de 1970 e 1980, mais tarde conseguiu papéis especiais em várias séries de televisão mais queridas ao longo de sua carreira de 40 anos, incluindo MAS*H (1972), Quincy ME 91978), The Incredible Hulk, Esquadrão Classe A, entre outras. Foi o pai em Buffy the Vampire Slayer.
Johnson também teve uma carreira prolífica nos bastidores, emprestando sua voz a personagens da série de videogames Need for Speed e trabalhando como dublador automático para filmes como Hot Pursuit , Black Mass e Bird Box. Seus outros créditos de voz incluem performances de ADR em séries como Law & Order e Chicago .
De 1993 a 1994, Johnson teve um papel memorável como Harry em uma série de anúncios de televisão e rádio “Harry & Louise” que criticavam o plano de saúde do então presidente Bill Clinton. Ele e sua co-estrela Louise Claire Clark reprisaram seus papéis várias vezes ao longo dos anos – primeiro em um anúncio pedindo a reforma do sistema de saúde que foi ao ar durante a Convenção Nacional Democrata de 2008, e novamente em apoio ao plano de saúde de Barack Obama em 2009.
Além de sua carreira nas telas, Johnson escreveu vários romances sob o nome de Harry Castle. Seu primeiro romance, Fugitive Romance: The Fictional Memoir of a Hollywood Screenwriter , foi lançado em 2013, seguido por uma coleção de contos intitulada Miracles & Misfits. Ele deixa sua esposa e seus enteados, Oliver e Penelope. Descanse em paz, Harry.
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