O trailer de “Indiana Jones e o Chamado do Destino” foi divulgado durante a CCXP. Como já era esperado, a prévia vem cheia de referências aos filmes clássicos, dando a entender que a Disney (dona da Lucasfilm desde 2012) seguirá o viés de tributo visto nas últimas produções de Star Wars. Abaixo você confere quais são as conexões com a trilogia clássica, já que ao que tudo indica, “O Reino da Caveira de Cristal” será solenemente ignorado.
Cairo
Vemos logo na abertura do trailer um cenário que parece ser o Cairo, onde se passa boa parte de “Os Caçadores da Arca Perdida”, primeiro longa da franquia, de 1981. É lá que vive Sallah (John Rhys-Davies), amigo de Indy que está de volta nesse filme.
Perseguição de veículos (os mais diversos)
Indiana Jones tem forte influência de 007. Daí a presença, em todos os filmes, de perseguições de veículos diversos e das formas mais inverossímeis. No trailer vemos que no quinto filme não será diferente.
Indy professor
Sim, não podemos nos esquecer que Indiana Jones é professor de arqueologia em universidade. No trailer o vemos dando aula em uma sala de faculdade.
Corrida sobre trem
Essa é uma referência clara à sequência inicial de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, em que a versão jovem do personagem corria sobre um trem em movimento ao ser perseguido após roubar a Cruz do Coronado. Aquele prólogo contava a origem do personagem, ali interpretado por River Phoenix.
Galpão
Outro momento é quando Indiana Jones se encontra em meio a grandes prateleiras que guardam itens de antiguidade. O cenário não deixa de nos trazer à memória o galpão onde a Arca da Aliança foi guardada no final de Caçadores da Arca Perdida.
Nazistas
O filme se passa em 1969. Ainda estamos no auge da Guerra Fria, como em “Reino da Caveira de Cristal”, mas nada de russos dessa vez. Os vilões serão os bons e velhos nazis. Mads Mikkelsen vai interpretar um oficial nazista e seu visual lembra muito o do inimigo de Indy em “Caçadores da Arca Perdida”, Toht.
Cavaleiro
Indiana Jones volta a montar, como vimos em “Caçadores” e “A Última Cruzada”. Aqui ele protagoniza uma sequência de perseguição a cavalo que vai parar no metrô de Nova York.
Pedregulho
Nessa cena, Indiana Jones e Helena, sua afilhada vivida por Phoebe Waller-Bridge, removem uma grande pedra, um aceno para a bola gigante que persegue Indy no início de Os Caçadores da Arca Perdida.
Millenium Falcon?
Essa não é referência à série, mas a Star Wars. A cabine de piloto dessa aeronave fez muitos fãs se lembrarem imediatamente da Millenium Falcon de Han Solo, personagem de Ford na saga intergaláctica. Todavia devemos lembrar que filmes de Indiana Jones clássicos possuem referências a Star Wars, já que é outra criação de George Lucas.
Figurinos
Note que Indy usa uma gravata junto com a icônica jaqueta de couro como em “A Última Cruzada”, um indicativo de que a intenção do filme é ser uma continuação direta do último longa dos anos 80, deixando o quarto filme de lado. Já Helena apresenta uma indumentária que traz semelhanças com a de Marion Ravenwood e ao mesmo tempo elementos do próprio Indy, como se essa nova personagem, interpretada por Phoebe Waller-Bridge, fosse um amálgama de ambos.
Provando do próprio golpe
A icônica cena em que Indy atira em um espadachim árabe que girava uma espada é homenageada nessa última cena do trailer. Só que agora é o arqueólogo, estalando o chicote, que é alvejado.
“Indiana Jones 5” é o primeiro da franquia sem a direção de Steven Spielberg, que assinará como produtor executivo, e que não terá nenhum envolvimento de George Lucas no argumento. Agora é James Mangold (“Logan”, “Ford VS Ferrari”) assume o posto da direção. No elenco, além de Harrison Ford e Phoebe Waller-Bridge, estão Mads Mikkelsen, Boyd Holbrook, Shaunette Renée Wilson, Thomas Kretschmann e Antonio Banderas.
“Indiana Jones e o Chamado do Destino” tem estria prevista para 30 de junho de 2023
Comente!