
Segundo a Folha de S. Paulo, Marco Ribeiro, dublador profissional e pastor evangélico recusou interpretar Sean Penn no filme Milk: A Voz da Igualdade pelo fato do personagem ser homossexual, algo que sem dúvida devemos chamar de preconceito. Abaixo a declaração de Marco Ribeiro ao jornal.
“Não me sentia à vontade para fazer o filme. Não tive vontade porque tenho a voz envolvida com outras questões, assim como não faço determinados comerciais.”
Marcos não alegou qualquer razão racional para ter recusado o papel e muito menos assume claramente se tratar de preconceito sexual. Mas o pior de tudo é notar que esse compromisso moral de Marcos não se aplica a violência, humor negro e outros tipos de preconceito – o dublador já interpretou o protagonista do violento animê Yu Yu Hakusho até Jim Carrey em Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros.

Marco Ribeiro, 38 anos, trabalha com dublagens desde os 12 anos e sua voz pode ser facilmente reconhecida já que costuma dublar Tom Hanks, Mike Myers, Jim Carrey, Sean Penn e mais recentemente Robert Downey Jr. Como profissional já trabalhou em produções como Os Simpsons, Yu Yu Hakusho, Homem de Ferro, Austin Powers, Power Rangers, etc. É muito complicado falar de religião, mas neste infeliz caso sem dúvida podemos assumir que as convicções religiosas de Marco, pastor da igreja Assembléia de Deus, levaram a recusa neste papel, talvez o mais importante da carreira de Sean Penn e que lhe consagrou um Oscar de Melhor Ator na noite de ontem.

Agora a pergunta que eu faço é por que somente recusar dublar este ativista? Por que Marco Ribeiro não recusou o papel de Tony Stark? Por que não recusou dublar o controverso e perigoso papel de Jim Carrey em Eu, Eu Mesmo e Irene? Por que Marco Ribeiro não recusou participar de uma série controversa como Os Simpsons? E por fim, será que o pastor também irá recusar dublar Jim Carrey na comédia gay “I Love You Phillip Morris“?
Uma notícia muito triste não só para a dublagem nacional e para o brasil, mas para todas esferas da compreensão humana.
PS: O blog Gospel LGBT, dedicado aos homossexuais evangélicos, também emitiu sua opinião a respeito, vale conferir.







Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.