Pela primeira vez no Brasil um filme de um diretor negro é escolhido para representar o país na cerimônia
Foi anunciado nessa segunda-feira (05), pela Academia Brasileira de Cinema, que “Marte Um”, dirigido por Gabriel Martins, é o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023. Sua estreia mundial se deu no Festival de Sundance e irá disputar uma vaga na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional.
Essa é a primeira vez no Brasil que um filme de um diretor negro é escolhido para representar o país na maior premiação do cinema mundial. Caso consiga configurar na lista final de indicados, Gabriel Martins será o quarto diretor preto a ter um filme indicado nessa categoria na história do Oscar. Ele se juntará a Rachid Bouchareb (indicado por Days of Glory, Dust of Life e Outside the Law), Abderrahmane Sissako (Timbuktu) e Ladj Ly (Les Miserables).
“Estamos vivendo um momento de muita honra, e muita felicidade, a mim pessoalmente, pela Filmes de Plástico e por toda a equipe do filme, porque estamos abrindo portas e sem dúvida alguma deixando um rastro de esperança e vontade para quem está chegando agora para fazer cinema, em um momento em que podem estar desacreditados de até onde um filme pode chegar. Então essa seleção é o resultado do trabalho de muita gente, e eu acho que esse é o sentimento mais importante, pois MARTE UM definitivamente não é um filme que está caminhando sozinho, é o trabalho de muita gente que quer que esse filme voe longe e é isso que representa para mim o que o cinema brasileiro pode ser, uma força coletiva linda e resistente e que não deixa nunca de sonhar com um futuro lindo para a nossa arte.”, diz o diretor.
Leia também
Comente!