AcervoCríticasFilmes

“Mistress America” – Uma parábola indie

Compartilhe
Compartilhe

O cinema de Noah Baumbach pode ser chamado simplesmente de “filme-indie“, mas para além disso, é um cinema que está sempre disposto a desglamourizar o American Way of Life, paradoxalmente, pelo prisma de uma idealização cool. São aspectos que identificam diretamente a obra do diretor: personagens fora do lugar comum, trilha sonora datada (com muitos sintetizadores) e diálogos anedóticos.

Mistress América, seu novo longa, reverbera todos esses maneirismos. Noah continua com sua fixação em observar os contrastes de gerações em um mesmo tempo. O roteiro foi escrito junto com sua namorada e atriz-fetiche, Greta Gerwig (o rosto de Frances Ha, sua pequena obra-prima) e expressa um ponto de vista bastante particular e iconoclasta da questão da expectativa jovem diante de um meio tão síntese como New York. Tracy (Lola Kirke) acaba de chegar a Nova York para estudar e não consegue se adaptar à cidade.

Tudo muda quando encontra Brooke (Gerwig), filha de seu futuro padrasto. Engraçada e às vezes meio louca, Brooke é a pessoa certa para apresentar Nova York – e a vida – à sua nova irmã.  Muito talentoso em estilizar em cima da humanidade de seus personagens, o diretor acaba por fazer um panorama da esquizofrenia e fragilidade que assemelha uma geração da seguinte.

Mistress América pode ser visto como uma parábola da auto afirmação diante do mundo. Mais universal que isso, só a falta de julgamento que Baumbach impõe sobre seus personagens e situações. De alguma forma você vai se identificar, acredite!

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Lobisomem busca inovar na fórmula, mas não vai muito longe

Adaptar Lobisomem para o cinema, em tese não é uma tarefa das...

CríticasFilmes

“Sol de Inverno” é um filme cativante sobre paixões

Passamos o ano colhendo a safra de Cannes, isto é, esperando ansiosamente...

AstrosFilmesNotícias

Morre o cineasta David Lynch, de Duna e Twin Peaks

Morreu aos 78 anos o diretor David Lynch, conhecido por obras como...

FilmesNotícias

Continuação Alien Romulus ganha atualização

Os fãs de “Alien: Romulus”, de Fede Álvarez, podem comemorar. O roteirista...

CríticasFilmesInfantil

Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa já é uma das melhores adaptações do ano

“Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” foi anunciado como uma cena pós-créditos...

CríticasSéries

Bebê Rena: uma catarse em forma de minissérie

Cá estou eu de novo atrasada pro rolê. Foi só após o...

AstrosEsportesFilmesNotícias

“Futebol está ruim demais” para Selton Mello

Para o ator global Selton Mello, o futebol brasileiro parece estar em...