Morre Alan Arkin, ator de O Que é Isso Companheiro e Pequena Miss Sunshine

43
0

Faleceu o ator Alan Arkin, conhecido por seus papéis em Pequena Miss Sunshine, O Método Kominsky. e por nós brasileiros em O Que É Isso, Companheiro?. Arkin veio a óbito ontem (quinta-feira, 29) na sua casa na cidade de Carlsbad, nos Estados Unidos, aos 89 anos. A informação foi dada oficialmente pelos seus filhos Adam, Matthew e Anthony em nota à People Magazine: “nosso pai era uma força da natureza única e talentosa, tanto como artista, quanto como homem. Marido, pai, avô e tataravô amoroso, ele era adorado e fará profunda falta”. A causa da morte, todavia, não foi especificada.

Foram quase 70 anos de carreira, destacando-se tanto no drama como na comédia, com um humor bem peculiar. Estreou em 1957, em Ao Compasso do Calypso.

Ao longo da carreira de mais de 100 filmes, que inclui títulos como Ardil 22Edward Mãos de Tesoura, O Sucesso a Qualquer Preço , ele conquistou quatro indicações ao Oscar. Como Melhor Ator concorreu por Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! e Por que Tem de Ser Assim?. Já na categoria Melhor Ator Coadjuvante, foi indicado por Pequena Miss Sunshine, que lhe deu a estatueta, e Argo.

Sua participação no cinema nacional, em O Que É Isso, Companheiro? (1997) de Bruno Barreto, foi interpretando o embaixador americano Charles Burke Elbrick, sequestrado por um grupo de guerrilheiros em 1969. O filme chegou a ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, mas foi derrotado pelo holandês Karakter.

O sucesso recente de O Método Kominsky lhe rendeu um Emmy. Nos palcos recebeu um Tony por sua atuação em Onde Começa o Sucesso.

Arkin também atuou como diretor. Estreou na função em 1971, com a sátira Pequenos Assassinatos, e ainda naquela década, dirigiria e estrelaria Os Incendiários Estão Chegando, além de episódios e filmes para TV.

Arkin deixa sua esposa Suzanne Newlander Arkin, seus três filhos dos casamentos anteriores, netos, bisnetos e tataranetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *