Morre Rutger Hauer, intérprete do vilão de Blade Runner | Filmes | Revista Ambrosia
em ,

Morre Rutger Hauer, intérprete do vilão de Blade Runner

Foi anunciada hoje a morte do ator holandês Rutger Hauer. A confirmação foi feita pelo seu agente, Steve Kenis. Hauer ficou famoso no cinema por interpretar o papel do replicante Roy Batty, vilão de “Blade Runner: O Caçador de Androide”, de 1982.

Nascido em 23 de janeiro de 1944, em Breukelen, arredores de Amsterdã, Hauer fez sua primeira marca no final dos anos 60 na Holanda como a estrela da série de TV medieval “Floris”, de Paul Verhoeven, com quem formaria uma sólida parceria até meados dos anos 80. Ele foi alçado ao estrelato em seu país contracenando com Monique van de Ven no drama sexualmente explosivo “Louca Paixão” de 1973, que se tornou um sucesso de bilheteria e ganhou um Oscar de filme estrangeiro.

Ingressou no mercado norte-americano no longa Falcões da Noite (1981), policial protagonizado por Sylvester Stallone no qual interpretou um terrorista. Ele também ficou muito conhecido por filmes como O Feitiço de Áquila, A Morte Pede Carona. Fes parte do elenco de Batman Begins, Sin City: A Cidade do Pecado e Drácula 3D, além de séries como True Blood e The Last Kingdom. Sua última aparição no cinema foi no filme “Sansão”.

Morre Rutger Hauer, intérprete do vilão de Blade Runner | Filmes | Revista Ambrosia

Hauer também tinha seu trabalho como ativista, defendendo causas sociais. Patrocinou iniciativas como as da ONG ambiental Greenpeace. Fundou a Starfish Association, dedicada à conscientização da Aids.

Embora a notícia tenha vindo hoje (dia 24 de julho), o ator faleceu na última sexta-feira, dia 19. A causa foi um mal súbito. Ele deixa a mulher, Ineke ten Cate, com quem viveu por 50 anos, e uma filha, a atriz Aysha Hauer, do casamento com Heidi Merz.

Opiniões

Participe com sua opinião!

Carregando

0