Quando o cinema independente americano se distancia de seus próprios clichês relegados a forma, ele ainda pode ser um retrato poderoso das contradições de sua nação. E essa dimensão que o roteirista Taylor Sheridan (que ano passado escreveu o excelente Sicário) procurou potencializar ao escrever “A Qualquer Custo”, muito bem aproveitado pela direção objetiva de David Mackenzie.
Os irmãos texanos Toby (Chris Pine, para além da pecha de galã hollywoodiano) e Tanner Howard (Ben Foster, sempre um excelente ator) unem-se para roubar pequenos bancos. Enquanto Tanner tem larga ficha policial e demonstra descontrole emocional e psíquico, Toby parece não se adequar a aparente normalidade criminosa do irmão. Assim, Tanner busca curtir a vida em cassinos, enquanto Toby quer pagar a pensão para seus filhos, na urgência do fim de seu casamento. Além disso, a casa da família está prestes a ser tomada pelo banco por conta de um empréstimo feito pela mãe deles.
Os dois então, partem para uma escalada de assaltos a banco pela cidade, chamando a atenção do policial Marcus Hamilton (Jeff Bridges, numa interpretação digna de Oscar), prestes a se aposentar, e que encara o desafio de pegá-los como o último grande ato de sua carreira.
O fato de se passar no Texas – ponto nevrálgico do geocentrismo e nacionalismo norte-americano, captado com a primorosa fotografia de Giles Nuttgens – já agrega ao roteiro uma gramática pungente sobre esse discurso. A relação de dois irmãos criminosos cujas as diferentes visões sobre o que fazem, dizem muito sobre suas personalidades na sociedade em que vivem, dá a tônica da trama, que por mais que ressoe como uma caçada de gato e rato na estrada, constrói seus personagens para além de tipificações de gênero. Por isso, o filme não fica fazendo juízo de valor de seus personagens, mas levanta complexidades a seus atos, num roteiro mais maduro que a média que vemos por aí. Nisso, o longa engrandece.
A Qualquer Custo é um filme sobre homens marginalizados em seus meios e o como reagem a isso. Mas também é um filme sobre o fracasso do American Way of Life no âmbito social. Só por levantar essas discussões, já vale o ingresso. Mas ainda consegue fazer bom uso de seu “DNA indie” seja como reflexão, seja como entretenimento.
Filme: “A Qualquer Custo” (Hell Or High Water)
Direção: David Mackenzie
Elenco: Chris Pine, Ben Foster, Jeff Bridges
Gênero: Drama
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Califórnia Filmes
Duração: 1h 42min
Classificação: 14 anos
Comente!