Crise. A tradicional Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) anunciou os indicados ao 68º Globo de Ouro, considerado uma prévia do Oscar.
Os filmes A rede social, de David Fincher e O discurso do Rei, de Tom Hooper, são favoritos com seis e sete indicações, respectivamente.
Mas o que se percebe é como a qualidade da grande maioria dos filmes indicados é absolutamente questionável, dentro até da mesma associação que vota. Existem indicações que não se justificam e só reforçam a ideia, já levantada em publicações respeitadas como a Vanity Fair e a Time, de que o cinema pós moderno (!) vem passando por uma crise artística sem precedentes. E mais uma vez, a TV faz bonito, principalmente por não entrar nesse processo de infantilização do público que o cinema anda se rendendo.
Vamos às principais indicações para entendermos essa ilógica que predomina no mercado cinematográfico atual:
Melhor filme de Drama
- A Rede Social
- A Origem
- O Cisne Negro
- O Discurso do Rei
- O Vencedor
Talvez o mais equilibrado, ainda mais com o acirramento dos filme A Rede Social, O Discurso do Rei e, agora, Cisne Negro. Mas não tem como ignorar que a Associação deixou de fora filmaços como O Escritor Fantasma, de Polanski, e o elogiadíssimo Bravura Indômita, dos Cohen.
Melhor filme Musical ou Comédia
- Alice no País das Maravilhas
- Burlesque
- Red
- O Turista
- Minhas mães e Meu Pai
Como sempre, a categoria mais absurda da premiação. Burlesque é tido como uma “palhaçada carnavalesca protagonizado por Christiana Aguilera” (!). O que que é essa indicação de O Turista??? Um banal filme de aventura com Angelina Jolie e Johnny Depp??? Será que só levaram em conta o “star quality” do elenco??? Fico me perguntando qual o argumento para a indicação de Red… Ação até simpática, mas de modo geral, abaixo da média e Alice, que apesar de ser um trabalho deslumbrante, está há anos luz da genialidade de Tim Burton… Ignorar Scott Pilgrim contra o mundo é algo imperdoável (e olha que nem sou nerd ou coisa parecida!). E alguém explica onde que Red e O turista é melhor que o último filme de Woody Allen??? Ainda bem que Minhas Mães e Meu Pai é realmente bom, pois senão esse ano seria conhecido como o ano em que não havia concorrentes na categoria que não esbarrasse na mediocridade.
Melhor direção
- David Fincher – A Rede Social
- Darren Arronofsky – O Cisne Negro
- To Hopper – O Discurso do Rei
- Christopher Nolan – A Origem
- David O. Russel – O Vencedor
Curioso que nas indicações a Melhor Direção só ter filmes classificados por Drama, não?
Melhor Roteiro
- A Rede Social – Aaron Sorkin
- O Discurso do Rei – David Seidler
- A Origem – Christopher Nolan
- Minhas Mães e Meu Pai – Lisa Cholodenko e Stuart Bloomberg
- 127 Horas – Danny Boyle e Simon Beaufoy
Um tanto controverso, essa categoria demonstra a fragilidade das indicações. 127 Horas, de Boyle enfim é lembrado e tenho realmente muitas dúvidas se o (comentadíssimo) roteiro de Cisne Negro é inferior aos demais…
Melhor atriz em filme de Drama
- Natalie Portman – O Cisne Negro
- Michelle Williams – Blue Valantine
- Halle Berry – Frankie & Alice
- Nicole Kidman – Rabbit Hole
- Jennifer Lawrence – Winter’s Bone
Halle Berry é sempre um nome a se considerar. Nicole Kidman tem se redimindo com esse filme. Michelle Williams emociona já no trailer de Blue Valantine; mas parece ser o ano de Natalie Portman. E merecidíssimo.
Melhor ator em filme de Drama
- Jesse Eisenberg – A Rede Social
- Colin Firth – O Discurso do Rei
- Mark Wahlberg – O Vencedor
- Ryan Gosling – Blue Valentine
- James Franco – 127 Horas
O Oscar 2010 era para ser de Colin Firth, pelo arrebatador trabalho em A Single Man (me recuso a citar a tradução brasileira…), mas quem sabe esse ano não vai. Jesse Eisenberg é assustador em A Rede Social. Mark Wahlberg e Ryan Gosling vem colhendo elogios por seus filmes e James Franco dá (literalmente) o sangue em 127 Horas. Ano difícil…
Melhor atriz coadjuvante
- Mila Kunis – O Cisne Negro
- Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei
- Amy Adams – O Vencedor
- Melissa Leo – O Vencedor
- Jacki Weaver – Animal Kingdom
Nenhum desses filmes estrearam ainda por aqui, mas se fossemos avaliar por repercussão a briga é declarada entre Mila Kunis e Helena Bonham Carter.
Melhor ator coadjuvante
- Andew Garfield – A Rede Social
- Geoffrey Rush – O Discurso do Rei
- Christian Bale – O Lutador
- Michael Douglas – Wall Street: O dinheiro nunca Dorme
- Jeremy Renner – Atração Perigosa
Garfield é uma das melhores coisas de A Rede Social, assim como Michael Douglas em Wall Street. Jeremy Renner justifica sua badalação em Atração perigosa e Geoffrey Rush é Geoffrey Rush… Briga boa…
Melhor atriz em filme de Comédia ou Musical
- Anne Hathaway – Amor e outras Drogas
- Emma Stone – Easy A
- Julianne Moore – Minhas mães e meu Pai
- Annette Bening – Minhas mães e meu Pai
- Angelina Jolie – O Turista
Será que dessa vez Annette Bening será lembrada? E o que que é essa indicação para Angelina Jolie???
Melhor ator em filme de Comédia ou Musical
- Johnny Depp – O Turista
- Johnny Depp – Alice no País das Maravilhas
- Jake Gyllenhaal – Amor e outras Drogas
- Kevin Spacey – Casino Jack
- Paul Giamatti – Barney’s Version
Johnny Depp não precisa provar nada para ninguém: é, sem nenhuma dúvida, um dos melhores atores de sua geração. Mas nem O Turista, nem em Alice isso é denotado. Isso tudo para Kevin Spacey ter companhia nas indicações??? E cadê Michael Cera???
Melhor Animação
- Toy Story 3
- Meu Malvado Favorito
- Como treinar seu Dragão
- Enrolados
- O Mágico
O Mágico traz o vigor europeu e todos os demais são dignos (mais uma vez a animação rendendo mais que os filmes tradicionais e ditos adultos), mas nada se compara ao êxito, em todos os níveis de Toy Story 3
Melhor Série de TV de comédia ou Musical
- Glee
- Modern Family
- The Big C
- 30 Rock
- The Big Bang Theory
- Nurse Jackie
É inegável que todas as indicadas mantiveram o nível ou se destacaram logo de cara. The Big C é memorável, Glee ainda repercute (muito) bem, The Big Bang Theory teve uma das melhores temporadas e 30 Rock se reinventou; mas Modern Family é genial com tão pouco…
Melhor atriz de série de comédia ou musical
- Lea Michele – Glee
- Laura Linney – The Big C
- Tina Fey – 30 Rock
- Edie Falco – Nurse Jackie
- Toni Collette – United States of Tara
Laura Linney é tão boa, mas tão boa que dispensa qualquer anedota explicativa.
Melhor ator de série de comédia ou musical
- Matthew Morrison – Glee
- Jim Parsons – The Big Bang Theory
- Alec Baldwin – 30 Rock
- Steve Carrell – The Office
- Thomas Jane- Hung
Disputado e difícil de prever, ainda que sem grandes novidades.
Melhor série de Drama
- The Good Wife
- Mad Men
- The Walking Dead
- Dexter
- Boardwalk Empire
Cinco séries muito competentes, mas Scorcese na estréia de Boardwalk Empire diz muito sobre quem será o vencedor. Fato.
Melhor atriz de Série Dramática
- Jullianna Marguiles – The Good Wife
- Kyra Sedgewick – The Closer
- Elizabeth Moss – Mad Men
- Piper Perabo – Convert Affairs
- Katie Segal – Sons of Anarchy
Disputado e difícil de prever, ainda que sem grandes novidades.
Melhor ator de Série Dramática
- Jon Hamm – Mad Men
- Hugh Laurie – House
- Michael C. Hall – Dexter
- Bryan Cranston – Breaking Bad
- Steve Buscemi – Boardwalk Empire
Jon Hamm sempre merece por Mad Men, assim como Michael C. Hall e seu Dexter. Steve Busceni deve levar principalmente por verter para TV seu incontestável talento na tela grande.
O Globo de Ouro não é nada senão um panorama daquilo que o cinema é/foi neste ano. Não se trata de nada definitivo mas se olharmos para o cinema da década de 70, 80 e até 90 veremos que se progredimos tecnicamente (Avatar), regredimos artisticamente (e isso engloba até o endeusado cinema europeu, vide o novo filme de Godard). A pergunta que fica é, qual o caminho do cinema a partir de agora?
- A Origem
- A Rede Social
- Alec Baldwin
- Alice no País das Maravilhas
- Amy Adams
- Andrew Garfield
- Angelina Jolie
- Anne Hathaway
- Atração Perigosa
- Boardwalk Empire
- Breaking Bad
- Bryan Cranston
- Burlesque
- Christian Bale
- Christopher Nolan
- Colin Firth
- Como Treinar Seu Dragão
- Danny Boyle
- David Fincher
- David O. Russel
- Dexter
- Emma Stone
- Enrolados
- Geoffrey Rush
- Glee
- Godard
- Halle Berry
- Helena Bonham Carter
- House
- Hugh Laurie
- Jake Gyllenhaal
- James Franco
- Jennifer Lawrence
- Jeremy Renner
- Jesse Eisenberg
- Jim Parsons
- Johnny Depp
- Jon Hamm
- Julianne Moore
- Kevin Spacey
- Lea Michele
- Mad Men
- Mark Wahlberg
- Matthew Morrison
- Melissa Leo
- Meu Malvado Favorito
- Michael C. Hall
- Michael Douglas
- Michelle Williams
- Mila Kunis
- Minhas mães e Meu Pai
- Modern Family
- Natalie Portman
- Nicole Kidman
- Nurse Jackie
- O Discurso do Rei
- O Mágico
- O Turista
- O Vencedor
- Paul Giamatti
- Rabbit Hole
- Red
- Ryan Gosling
- Sons of Anarchy
- Steve Buscemi
- Steve Carrell
- The Big Bang Theory
- The Good Wife
- The Office
- The Walking Dead
- Thomas Jane
- Tina Fey
- Toni Collette
- Toy Story 3
- United States of Tara
Você não poderia estar mais certo. Qual é o caminho do cinema a partir de agora? Depois de tantas inovações técnicas, mas que não são suficientes para criar, sozinhas, uma obra de arte.
Ana Maria Bahiana discute isso constantemente em seu blog, e ela mesma, votante dos Globos de Ouro, observa a mediocridade de vários títulos indicados.
Parece que a salvação está mesmo na TV, com seus projetos cada vez mais ousados e arriscados – até mesmo em casos como “Modern Family”, que como você disse, é genial com tão pouco.