em ,

“O Vendedor de Sonhos” resume-se a uma didática palestra motivacional

O Vendedor de Sonhos é uma adaptação do best-seller do grande vendedor de livros de auto-ajuda do país (mais de 20 milhões de unidades vendidas) Augusto Cury. Só essa primeira linha de apresentação já diz muito sobre o filme, especialmente para quem conhece alguma coisa do conteúdo literário do autor. Sua adaptação é reflexo de sua obra. E casa perfeitamente com o tipo de cinema que o diretor Jayme Monjardim costuma fazer: o cinema que busca a solenidade da catarse (que de certa forma, deu certo em algum lugar em Olga, mas definitivamente arruinou seu O Tempo e o Vento).

A trama conta a história de Júlio César (Dan Stulbach), um psicólogo deprimido e desencantado com a sua trajetória de vida, que opta por um ato drástico: tirar a sua própria vida. Porém, quando está bastante próximo de consumar o ato, Júlio César conhece um homem maltrapilho, apelidado de Mestre (César Troncoso, fazendo o que pode) que, além de o salvar, juntos conseguem mudar a ideia das pessoas em relação a vida.

cena-de-o-vendedor-de-sonhos-com-cesar-troncoso-thiago-mendonca-e-dan-stulbach-1476196411036_956x500

Objetivamente, não há nada de mal numa história inspirada em livro de auto-ajuda. O cinema americano, em sua essência, é marcado pela lógica do “gênero”, numa constante normatividade dos finais felizes e lições motivadoras. O problema do roteiro de L. G. Bayão e, inadvertidamente, da direção de Monjardim é uma busca pelo irritante viés messiânico na abordagem de sua mensagem.

A composição dos personagens é unidimensional e caricata, assim como os diálogos, feitos de frases de efeito empoladas em lugares comuns. Por mais que a fotografia estabeleça uma percepção discursiva até interessante para o contexto da história, Jayme pesa muito a mão na tipificação de seus personagens e na exposição de seus conflitos. Assim, O Vendedor de Sonhos acaba resultando num vídeo didático e genérico de palestra motivacional, condizente com suas limitações literárias, mas asséptica em sua representação cinematográfica.

o-vendedorFilme: O Vendedor de Sonhos
Direção: Jayme Monjardim
Elenco: Dan Stulbach, César Troncoso, Thiago Mendonça
Gênero: Drama
País: Brasil
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Warner Bros
Duração: 1h 33min
Classificação: 12 anos

 

Participe com sua opinião!