em

Ordinário, “Vendo ou Alugo” firma-se por sua divertida radiografia

“Vendo ou Alugo” acaba sendo uma bem sacada comédia sobre as transformações sociais que tangenciam a cidade do Rio de Janeiro hoje. Leia-se, a pacificação militar das favelas cariocas. A diretora Betse de Paula parece se inspirar nas histéricas e agridoces comédias clássicas italianas e isso a defende de sua falta de carpintaria estética e até mesmo de um maior rigor em seu roteiro. Mas, como se o “jeitinho carioca” tão evocado fosse assimilado como um todo, é hábil a forma com que ela vai nos fazendo acompanhar a loucura de uma família falida que tenta vender seu decadente casarão no pé de uma favela recém pacificada.

Na trama, Marieta Severo (radiante) é Maria Alice, a líder do clã e a mais interessada em vender a casa, já que está atolada em dívidas e sua casa, rodeada por favelas com frequentes tiroteios e balas perdidas, está prestes a ser leiloada. Sua mãe (Nathália Timberg) vive gastando dinheiro em jogo, o que agrava ainda mais a situação. Maria Alice busca salvação mandando uma oferenda para Iemanjá. Enquanto isso, sua filha (Silvia Buarque) retorna do Acre, toda hippie e natureba, dizendo que ficar preocupada com dinheiro é bobagem. O aparecimento de um gringo interessado no negócio é o estopim de muita confusão nessa casa/família.

Vendo-ou-Alugo_Bia-Saboia

O elenco (encabeçado pelas forças cômicas de Marieta, Timberg e o realmente grande elenco) tem a grande função nesse filme de tornar a coisa menos caricata que o, digamos, discurso tenta forçar em nome da comédia. Consegue tanto que o longa resulta acima da média. Mas, no fim, fica a sensação de termos sidos enrolados. Não sei até que ponto essa sátira é realmente imbuída de criticidade ou carrega em si boa dose de incoerência ou falta de substancialidade.  Se fôssemos pelo estereótipo, ficaria coerente, porém somos mais inteligentes que isso.

[xrr rating=3/5]

Participe com sua opinião!

Ativista

Publicado por Renan de Andrade

VerificadoEscritorPromotor(a)CinéfiloMusicólogoFanáticos por SériesSuper-fãs

Ambrosia Implora: Planetary Omnibus

Concorra a dois exemplares do livro “Argo”