Os Caras Malvados: Diversão e fôlego para Dreamworks

Nunca antes houve cinco colegas tão infames quanto Os Caras Malvados (The Bad Guys): o arrojado batedor de carteiras Wolf (dublado por Sam Rockwell); o especialista em segurança Mr. Snake (Marc Maron); o frio mestre do disfarce Mr. Jaws (Craig Robinson); o irascível Sr. Piranha (Anthony Ramos), e a mordaz e brilhante hacker Sra. Tarantula…


Nunca antes houve cinco colegas tão infames quanto Os Caras Malvados (The Bad Guys): o arrojado batedor de carteiras Wolf (dublado por Sam Rockwell); o especialista em segurança Mr. Snake (Marc Maron); o frio mestre do disfarce Mr. Jaws (Craig Robinson); o irascível Sr. Piranha (Anthony Ramos), e a mordaz e brilhante hacker Sra. Tarantula (Awkwafina) , apelidada de “Webs”.

Quando, depois de anos realizando assaltos bem-sucedidos e sendo os bandidos mais procurados do planeta, são finalmente capturados, o Sr. Wolf consegue chegar a um acordo (que ele não tem intenção de respeitar) para evitar que eles coloquem todos eles em prisão: Os bandidos serão bons. Orientados por seu mentor, Professor Jam (dublado por Richard Ayoade), uma cobaia arrogante, mas adorável, os bandidos decidiram enganar e convencer a todos de que se tornaram cidadãos exemplares. Porém, depois de um tempo, Sr. Wolf começa a suspeitar que ser bom pode lhe trazer o que ele sempre desejou: ser aceito. E então um novo vilão aparece para ameaçar a cidade… Será que o Sr. Wolf conseguirá convencer o resto da gangue a enfrentá-lo e realmente se tornar… Os Mocinhos?

A princípio, Os Caras Malvados nada mais é do que um filme sobre animais agindo como seres humanos em um mundo humano. Mas estamos falando de uma animação, então esse fato se torna uma realidade aceitável. O mais interessante é que com apenas dez minutos iniciais a animação consegue nos prender tão facilmente. Toda a sequência de abertura onde vemos esse grupo de criminosos assaltar um banco e fugir com todas as suas ferramentas da polícia é um dos melhores desenvolvimentos em filmes de animação nos últimos tempos.

Dito isso, Os Caras Malvados não se limita apenas a esse bom começo inicial, mas aos poucos também vai construindo uma trama sólida com personagens muito bem desenvolvidos e que nos divertem. Tão bem misturados entre astúcia e ternura que nos pegam imediatamente. Claro, também é um sucesso que a história se concentre nisso, na ideia de bandidos e mocinhos. Ao final, o filme quer nos mostrar, através da utilização desses personagens do mundo animal, os estereótipos da nossa sociedade. Como um lobo, uma cobra, uma tarântula, um tubarão e uma piranha são considerados os vilões da história, mas nunca têm a chance de mudar.

Deixando um pouco de lado o enredo e os temas do filme, Os Caras Malvados se torna um filme de animação que abre um novo precedente para a Dreamworks com o trabalho de animação 2D. No início, a Dreamworks nos trouxe filmes como O Príncipe do Egito (1998), O Caminho para El Dorado (2000), Spirit: O Indomável (2002) e Sinbad: Lenda dos Sete Mares (2003), todas animações 2D. Mas então o estúdio optou pela animação 3D pura, o que o beneficiou muito. O fato é que este novo filme, embora seja animado em 3D, possui muitos elementos 2D que o tornam ainda mais interessante na tela.

Esta situação pode dever-se ao facto de um dos seus rivais mais próximos na área da animação, a Sony Pictures Animation, ter implementado esta modalidade de mistura de 3D com 2D há algum tempo. Foi assim que conquistaram seu primeiro Oscar com Homem-Aranha: No Aranhaverso e uma nova indicação este ano com Os Mitchells Vs. As Máquinas (dois filmes em 2D e 3D). Parece que a Dreamworks percebeu isso e optou por fazer Os Caras Malvados dessa forma. Embora, independente da fórmula, o produto final seja maravilhoso.


Os Caras Malvados é um filme encantador que conquista tanto pela sua bem-humorada incursão na comédia quanto pela sua habilidade em transmitir sensibilidade ao abordar a solidão de personagens incompreendidos em sua busca por redenção, mesmo diante de algumas tentativas fracassadas. A narrativa da animação, embora simples, revela-se surpreendentemente rica em reviravoltas, enriquecendo a experiência para espectadores de todas as idades.

Destinado inicialmente a um público jovem e concebido como um filme para toda a família, Os Caras Malvados destaca-se por sua capacidade de cativar adultos, mostrando-se inteligente e profundamente válido para todas as faixas etárias. A Dreamworks entrega não apenas uma produção animada, mas uma história envolvente e multifacetada que transcende as barreiras etárias, proporcionando uma experiência cinematográfica agradável e significativa para todos os espectadores.

Os Caras Malvados (2023)

Os Caras Malvados (2023)
85 100 0 1
Nota: 8.5/10 Fantástico
Nota: 8.5/10 Fantástico
85/100
Total Score iFantástico