Oscar 2022 – Os perdedores

9
0

A cerimônia do Oscar 2022, que premiou “No Ritmo do Coração”, e acabou sendo ofuscada pelo tapa na cara que Will Smith desferiu em Chris Rock. “Duna” foi o grande acumulador de estatuetas (6 no total), embora todas técnicas. O resultado foi previsível e as estatuetas foram bem distribuídas. Mas teve gente que decepcionou, seja levando menos prêmios do que se esperava, ou mesmo saindo da festa de mãos vazias. Confira abaixo a lista dos perdedores do Oscar 2022.

Flee

A animação dinamarquesa fez história ao concorrer em três categorias: Melhor Documentário, Filme Internacional, além de obviamente, Melhor Longa Animado. Ficou sem nenhum dos três. Perdeu para duas barbadas – Encanto (e o forte lobby da Disney) em Animação e o japonês Drive My Car em Filme Estrangeiro. Parecia ter mesmo chances mais concretas em Documentário. Mas perdeu para o ótimo “Summer of Soul”.

Licorice Pizza

As chances reais do nostálgico longa de Paul Thomas Anderson, passado nos anos 1970, que concorria também a Filme e Direção, residiam em Melhor Roteiro Original, na qual tinha até um certo favoritismo disputado com Não Olhe Para Cima. Mas acabou caindo diante da “zebra” Belfast.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Não era favorito em sua única categoria (Efeitos Visuais), mas era, talvez, o único oponente que oferecia algum perigo ao favoritaço Duna, muito mais por sua popularidade – lembrando que a cerimônia do Oscar 2022 foi toda direcionada para recuperar a audiência perdida nos últimos anos – do que por merecimento (vale lembrar que o filme foi lançado com efeitos inacabados, só finalizados para o lançamento em Blu Ray). E, de fato, ficou provado que estava ali só mesmo como convidado. Nem o tal novo prêmio de escolha da audiência o longa do cabeça de teia conseguiu abocanhar.

Tick Tick… Boom!

Não era favorito em nenhuma das duas categoria em que disputava (Melhor Ator e Edição), mas acreditava-se que Andrew Garfield pudesse surpreender.

O Beco do Pesadelo

O longa de Guillermo Del Toro, além de dividir opiniões entre cinéfilos e fãs do vencedor do Oscar de 2018, acabou saindo de mãos abanando da festa, com a  previsível derrota em Melhor Filme, e também onde tinha boas chances, como Figurino e Direção de Arte.

Não Olhe Para Cima

O longa da Netflix não tinha chances em Melhor Filme, mas havia chances de faturar Roteiro Original. Mas foi vencido pela surpresa de “Belfast”.

Ataque dos Cães

O filme de Jane Campion era o líder de indicações e vinha com voracidade na temporada de premiações, abocanhando tudo o que via pela frente. Foi derrotado no Sindicato dos Produtores por No Ritmo do Coração (o termômetro do Oscar de Melhor Filme), mas mesmo que perdesse o prêmio principal, poderia fazer bonito em outras categorias. Ficou apenas com o Oscar de Melhor Direção, em que não houve confronto direto com “Coda”.

Drive My Car

Uma certa decepção para quem esperava que o longa de Ryusyki Hamaguchi fosse o “Parasita” de 2022. Indicado a Melhor Filme e Direção, acabou se contentando mesmo com o de Melhor Filme Estrangeiro, em que era barbada.

Leia mais sobre Oscar na Ambrosia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *