O momento que ofuscou a premiação na noite do Oscar 2022 no último domingo, o tapa que Will Smith deu em Chris Rock, ganhou desfecho diplomático. Will Smith se desculpou com o humorista e com a Academia de Hollywood pelo ocorrido. Confira o comunicado completo que o ator divulgou em suas redes sociais:
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a doença de Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente. Gostaria de me desculpar publicamente a você, Chris. Passei dos limites e errei. Estou envergonhado e minhas ações não correspondem ao homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade. Também quero de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os presentes e a todos que assistiram ao redor do mundo. Gostaria de me desculpar à Família Williams e à minha Família [de] King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que foi uma jornada linda para todos nós. Estou evoluindo”
Entenda o caso
Chris Rock, quando foi apresentar o prêmio de Melhor Documentário, fez piadas com os presentes, como de praxe, e uma brincadeira com Jada Pinkett Smith, esposa de Will. Ele teria perguntado se já iniciaram as filmagens de “Até o Limite da Honra 2” (referência ao longa de Ridley Scott em que Demi Moore aparece com a cabeça raspada, como Jada na cerimônia).
Só que o novo look da sra Smith não é estilo. Ela porta a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo. Revoltado, Will subiu no palco e deu um tapa na cara do comediante. Ao voltar ao seu lugar, ele gritou “tire o nome da minha esposa da porra da sua boca”. Nesse momento a transmissão dos Estados Unidos tirou o áudio, mas no resto do mundo tudo pôde ser ouvido.
Menos de meia hora depois, o ator ganhou o Oscar por sua atuação em King Richard: Criando Campeãs, e fez um discurso emocionado, de certa forma tentando se desculpar (ao mesmo tempo que se justificar). Entre o momento da confusão e a subida ao palco para receber sua estatueta, Will recebeu um conselho de Denzel Washington. “Em seu momento de maior grandeza, tome cuidado. É nessa hora que o Diabo irá te procurar’”, disse o ator, que também concorria ao Oscar na mesma categoria por “Macbeth”.
A Academia avalia a possibilidade de uma punição para o ator. Chris Rock não prestou queixa, mas a polícia de Los Angeles se declarou à disposição para uma investigação caso ele mude de ideia. O comediante também não se manifestou ou se desculpou com a família Smith pela brincadeira.
Comente!